Exposição Minhas Asas abre nesta terça na CASACOR RS

Foto? Não! Pintura à óleo hiper-realista de Irley Jesus (Fotos divulgação)
Foto? Não! Pintura à óleo hiper-realista de Irley Jesus (Fotos divulgação)

Uma trajetória de superação pela arte é revelada na exposição do baiano Irley Jesus Leal, “Minhas Asas”, que abre na terça-feira, dia 10, com a presença do artista às 18h, em uma das galerias do Espaço Arte na CASACOR Rio Grande do Sul, no antigo Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre. Vinte e nove pinturas a óleo hiper-realistas retratando natureza e cenas urbanas convidam o público a mergulhar no universo do artista visual, cuja trajetória é marcada pela superação de desafios impostos pela poliomielite, contraída nos primeiros anos de vida e que o deixou paraplégico. A mostra se estende até dia 29 no setor de arte da CASACOR RS, uma novidade deste ano.

A proposta da curadoria de Cézar Prestes para Irley Jesus é de um misto de exposição individual com ateliê de pintura, aproximando o público do artista baiano nascido em 1/06/1970. Criado na zona rural de Teixeira de Freitas-BA com seus avós maternos, Irley Jesus encontrou na pintura um refúgio e uma potente forma de expressão desde muito jovem. Autodidata, transformou tábuas e sacos de linho em suas primeiras telas, nelas depositando as cores que organizavam seu mundo interior e que, com o tempo, ganhariam o reconhecimento em galerias no Brasil e no Exterior.

Hiper-realismo do baiano Irley Jesus impressiona (Fotos divulgação)
A paleta de cores, além do hiper-realismo de Irley Jesus, impressionam
Natureza e cenas urbanas fazem parte da exposição na CASACOR RS
Natureza e cenas urbanas fazem parte da exposição na CASACOR RS

Sua arte, classificada como predominantemente hiper-realista, brota de pincéis regidos com habilidade por Irley Jesus para capturar com impressionante precisão detalhes, texturas e nuances da realidade. Isso ocorre tanto em retratos, que revelam a alma de seus personagens, como na “Série Retratos”, de pessoas de Teixeira de Freitas e outras regiões, quanto em naturezas-mortas e outras composições que exploram temas como as “Mulheres Invisíveis” e “Fragmentos da Natureza”. Vale ressaltar que a sua técnica apurada frequentemente confunde o olhar, tamanha a perfeição, com riqueza de detalhes e vivacidade em todas as suas representações.

Mais do que um estilo, a arte para Irley Jesus é uma filosofia de vida, uma ferramenta de transcendência, como ele expressa: “A arte me ajuda a transcender minhas limitações físicas. A arte é minha grande asa”. Esta citação emblemática não só inspira o título da presente exposição, mas também resume a essência de sua produção artística: uma busca incessante por liberdade e pela capacidade de alçar voo através da criatividade.

A pintura é essência em mim!

Apoio-me em muletas, ando com as mãos.

Com pincéis vem a superação.

A arte constrói minhas pernas,

Pintando eu ganho asas,

Voo livre na criação. (Irley Jesus)

Ao longo de sua carreira, Irley Jesus tem acumulado reconhecimento, participando de inúmeras exposições nacionais e internacionais em países como Espanha (2006), China (Hong Kong), Coreia do Sul (em evento promovido pela UNESCO em 2010), Estados Unidos (Nova Iorque, 2015), Paris (2023). Além de sua produção, atuou como curador em eventos como o Salão de Artes Visuais da Bahia (2013) e destacou-se também com obras em sete edições da CASACOR, consolidando seu nome no cenário artístico contemporâneo. Irley Jesus retorna à CASACOR Rio Grande do Sul, desta vez com um espaço individual em uma das galerias da mostra de 2025, um formato novo lançado no evento gaúcho.

“Minhas Asas” é, portanto, um testemunho da jornada de um artista que, diante das adversidades, encontrou na pintura a sua mais poderosa forma de voar, de expressar sua rica sensibilidade, sua energia e sua profunda conexão com o mundo e com o ato de criar. Suas obras não são apenas um deleite visual pela maestria técnica, mas também um convite à reflexão sobre a força da arte como instrumento de superação e realização pessoal. Perfeita para acolher “Minhas Asas” de Irley Jesus, a locação da CASACOR RS 2025, o antigo Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre, reúne artista e visitantes no mesmo voo especial, cada um com suas asas.

 

Serviço

O que: Exposição “Minhas Asas”, do artista baiano Irley Jesus

Quando: de 10 a 29 de junho de 2025

Onde: galeria do Espaço Arte CASACOR Rio Grande do Sul, no térreo do antigo terminal do Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre, Avenida dos Estados, 747.

Entrada gratuita*.

Horários: de terça a sexta, das 14h às 20h30. Sábados e domingos, do meio-dia às 20h30.

                   Bilheteria fecha meia hora antes. Contato bilheteriacasacor@abril.com.br . *

                  Para quem for à exposição, a entrada na CASACOR RS (feita pela saída) é gratuita.

 

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Tançarte, loja carioca de móveis de área externa, chega em NH

Dia 1º de julho, abre showroom de 140 m² da Trançarte Móveis...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *