LANÇAMENTO IMOBILIÁRIO: Tomasetto Engenharia apresenta Veríssimo

Verissimo reúne projetos de Ideia1 e Tellini Vontobel (Imagens Divulgação)
Verissimo reúne projetos de Ideia1 e Tellini Vontobel (Imagens Divulgação)

Este empreendimento, lançado dia 5 de junho no Instituto Ling, em Porto Alegre, batizado de Veríssimo, não poderia ter nome e nem localização melhores. Se o bairro Bela Vista já é uma área de valor inquestionável, uma edificação no seu ponto mais alto e ela mesma sendo a mais elevada da região, já seria atração suficiente, mas o edifício ainda é debruçado para a praça que leva o nome do bairro – popularmente rebatizada de Praça da Caixa D’Água – e, assim, torna-se objeto de desejo. E o nome Veríssimo, grafado em português, mais do que se referir à sua rua, a Engenheiro Veríssimo de Matos, faz alusão à descendência italiana dos criadores e diretores da empresa Tomasetto Engenharia, não é vero? Verissimo! Muito verdadeiro.

Mantêm essa verdade do nascedouro do empreendimento os projetos: o arquitetônico, do escritório IDEIA1, e o de interiores e paisagismo, do Tellini Vontobel. Com R$ 85 milhões de VGV, o Veríssimo tem 18 pavimentos com um duplex de 405 metros quadrados e 15 apartamentos – 14 tipos de 202 metros quadrados, um por andar, com valores a partir de R$ 4,4 milhões – metade dos quais comercializadas antes do lançamento. A próxima etapa do empreendimento que vai descortinar a vegetação do entorno e a cidade até o horizonte será o início da construção, prevista para outubro, para possibilitar a entrega em 2029 da torre à Rua Engenheiro Veríssimo de Matos, número 151.

A construção do Veríssimo tem previsão de início em outubro
A construção do Veríssimo tem previsão de início em outubro

– O Veríssimo nasce de uma visão clara: criar um edifício que seja ao mesmo tempo discreto e marcante, que dialogue com a cidade e ofereça, a cada morador, uma experiência de habitar pautada por elegância, bem-estar e conexão com a natureza – revelam as “várias mentes” (leia-se arquitetas e arquitetos) do IDEIA1 autoras do projeto do Veríssimo, que prosseguem: o edifício se destaca pelas linhas limpas, pelos generosos planos envidraçados e pelas varandas envolventes que abraçam o verde. A fachada revela movimento, ritmo e uma integração sutil entre o interior e o exterior, com elementos naturais como a madeira e a vegetação compondo um visual acolhedor e sofisticado.

Assinando o projeto de interiores das áreas comuns, o paisagismo e os apartamentos decorados do Verissimo, a arquiteta Natasha Tellini Vontobel ressalta que “foi uma experiência marcada por sensibilidade e propósito. Desde o início, buscamos mais do que estética: queríamos criar espaços que despertassem emoção, pertencimento e bem-estar. O Verissimo tem um conceito único — elegante, atemporal e profundamente conectado à natureza. Cada escolha, da vegetação que envolve o edifício aos materiais que revestem os interiores, foi pensada para tocar quem vive e visita. Nos decorados, traduzimos essa essência em ambientes que acolhem, inspiram e revelam o que é viver com leveza, sofisticação e autenticidade. É um projeto que nos emociona por refletir exatamente o que acreditamos: a arquitetura como ferramenta de cuidado e de experiências significativas.”

Há sete das garagens com 40 metros quadrados, maiores do que alguns estúdios
Há sete das garagens com 40 metros quadrados, maiores do que alguns estúdios

Estímulos à criatividade para desfrutar a vida com bem-estar sob medida, não faltam na edificação. Até as garagens do Veríssimo têm diferenciais para acolher os moradores que acessam o prédio de carro, com a função de um hall e mais, podem acolher propostas como ateliê de arte, adega e sala de música. É o caso de sete das garagens, estas com padrão americano, de 40 metros quadrados, à disposição para serem customizadas por cada proprietário que optar por esse tipo de espaço. que pode se transformar em recanto muito além de área para estacionamento de veículos. Esse conceito foi trazido ao Estado pela Tomasetto Engenharia em 2019 com o empreendimento Hundred, e seu sucesso resultou na incorporação ao Veríssimo.

A raia da piscina chega a 20 metros
A raia da piscina do Veríssimo chega a 20 metros

Vale referir ainda que a academia do edifício garante um treino completo com equipamentos no padrão de Lucas Pretto Treinamento na área fitness. E a área kids exibe o formato adequado para o conforto dos moradores que poderão desfrutar da piscina para crianças e adultos, esta com raia de 20 metros, e spa. O oásis da Tomasetto Engenharia nos altos da Bela Vista será cercado por três jardins particulares que, junto com o projeto arquitetônico, propicia a integração da natureza exterior com o interior, pelas amplas aberturas piso-teto, soluções de ventilação cruzada e insolação perfeita, junto aos tons amadeirados e terrosos.

– Nosso desafio foi criar algo contemporâneo, mas que permeie o tempo com elegância, tornando-se atemporal”, resume o diretor Romeu Tomasetto, ao se referir ao empreendimento que já nasce premiado, com o “selo ambiental diamante”, concedido pela Prefeitura de Porto Alegre a projetos que atendam os requisitos mais exigentes em redução dos impactos ambientais.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Madeira: protagonismo com a versatilidade do porcelanato Portinari

Tons, estilos, propostas, personalidades marcantes ou discretas. Para todo tipo de projeto...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *