Designer Ronald Sasson lança nova coleção com a indústria Voler

Cadeira-Solla, mesa Grass, objeto Colombina, luminária Wash, design de Ronald Sasson para a Voler (fotos Claudio Fonseca, divulgação)
Cadeira Solla, mesa Grass, objeto Colombina, luminária Wash, design de Ronald Sasson para a Voler (fotos Claudio Fonseca, divulgação)

Esta semana, subi a Serra para ver em Gramado a apresentação pela Voler Móveis e Ronald Sasson de aproximadamente 80 peças novas entre mobiliário, luminárias e objetos de design. A ambientação, com mais de 100 peças, de autoria do próprio designer e diretor criativo da marca, valorizou os móveis e acessórios, ao mesmo tempo contemporâneos e atemporais. Como as grandes marcas internacionais, Ronald Sasson defende que não há sentido em lançar coleções inteiras novas a cada ano. Assim, prevê apresentar novidades Voler daqui a um ano e meio.

Luminárias Joy, mesa Dorian, fruteira Dão e cadeira Solla, obras de Ronald Sasson recém lançadas com a Voler, indústria de Antonio Prado, foram expostas na Casa Bertti, em Gramado, para receber clientes e imprensa, com designer e empresários presentes.  (Fotos Claudio Fonseca, divulgação)

Ampliação da linha

Pela primeira vez, a parceria entre Sasson e Voler inclui linhas de luminárias e objetos decorativos. Acabamentos novos ou usados de forma diferente impressionam. Materiais  como madeira, alumínio fundido, latão e mármore conduzem as criações do designer em linhas curvas com perfeição arquitetônica e retas adotadas na medida em uma profusão de composições que impressionam pelo volume de obras, acabamento impecável, diferenciação e, ao mesmo tempo, identidade e valor atemporal. Isso como toda grande peça de design ou como uma obra de arte.

Design de Sasson: mesa lateral Grass, luminária XXO, mesa Yang, centro de mesa Maxixe. As luminárias inspiradas nos anos 1950, identificadas com Bauhaus, complementam a linha e combinam metal com filamento em madeira. Observe as desk lamps (abaixo, foto Studio Prestes)

ronald-sasson-voler-eleone-prestes
Observe os pés da mesa e a fruteira
Pedras marcam parte da coleção, que fazem bonito combinadas em ambientes com mobiliário laminado e com detalhes em metal
Pedras marcam parte da coleção, que fazem bonito combinadas em ambientes com mobiliário laminado e com detalhes em metal (duas fotos acima e duas abaixo Studio Prestes)
ronald-sasson-voler-eleone-prestes
Observe os diferentes acabamentos do mármore

ronald-sasson-voler-eleone-prestes

 

COLEÇÃO

Móveis

A inspiração no traço espanhol materializa o desenho com narrativas brasileiras dos anos 1950. As poltronas, cadeiras, mesas laterais, de centro e de jantar têm a leveza do desenho nas suas curvas e na mistura de materiais. Luminárias: A linha de luminárias reverencia a fluidez da cinética e revisita traços clássicos dos anos 1950 e 1970, evidenciando uma iluminação intimista para a decoração.

Luminária XXO
Luminária Wash

Objetos

A coleção de objetos tem a órbita solar como inspiração. O contraste entre as formas cartesianas e orgânicas está presente em centros de mesa, bandejas, fruteiras, castiçais e porta-objetos.

 

Sobre Ronald Sasson, designer paranaense radicado em Gramado e que faz a direção criativa da Voler:

Trabalhou por mais de 10 anos como artista plástico e essa formação em Artes Plásticas deu a ele uma visão de design pelo viés do uso e equilíbrio das cores. A sinuosidade simples do design nórdico e a presença marcante das cores mediterrâneas refletem no seu traço. Em 2006, o designer escolheu Gramado, na Serra Gaúcha, como endereço do Estúdio Ronald Sasson, onde pesquisa e desenvolve seus produtos, que transitam do móvel à iluminação em caráter industrial no setor moveleiro. O designer paranaense já conquistou diversos prêmios durante a sua carreira, sendo muitos deles internacionais – IF Design Award, Good Design Award e o German Design Award Nominee.

Escrivaninha Liss e Luminária AvellSobre a Voler:

Olivio Madalozzo e Alexandre Tonin, da Voler

Olivio Madalozzo e Alexandre Tonin, da VolerNo mercado desde 1997, a Voler foi pioneira na produção de painéis para TV e móveis para salas de estar. E desde 2012 prioriza o design autoral, com mobiliário assinado pelo designer Ronald Sasson, hoje diretor criativo da marca. Localizada em Antônio Prado, na Serra Gaúcha, importante polo moveleiro do País, a Voler distribui sua produção em todo o Brasil, principalmente para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, além de países nas Américas. Atualmente, tem mais de 80 colaboradores.

Poltrona Soto

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Pássaros de origami: voo internacional de Roberto Romero

Esculturas figurativas do artista plástico Roberto Romero podem ser encontradas em feiras especializadas,...
Leia Mais

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *