Porcelanato translúcido tira partido da luz

Portinari-porcelanato-translúcido-eleone-prestes
Observe o diálogo entre o balcão retroiluminado e as luminárias pendentes (foto Portinari, divulgação)

Backstage Luminous tem o mistério de um elemento retroiluminado que pode ser aplicado em diferentes propostas e escalas do décor. A sacada é da Portinari, autora de um porcelanato translúcido que mostra o seu design de superfície apenas quando ocorre a passagem de luz. Sem a luminosidade, trata-se de um porcelanato branco. Mas iluminado, ah, aí o material muda o ambiente com um foco de luz difusa, porém pontual, se considerarmos que fica contida na área do elemento a ser destacado.

E isso é regulado ao sabor do projeto dos arquitetos, designers de interiores e até de produto e luminotécnicos, que podem usar o recurso da luz em uma bancada ou móvel, tal como uma escultura luminosa ou uma luminária fora de seu hábitat convencional. Tudo depende da criatividade na aplicação, como a do balcão da recepção acima, mas o material poderia ter sido usado restrito a um painel, ampliado para toda a parede de fundo ou com uma sutil moldura do ambiente. Isso porque o Backstage Luminous (60cm x 1m20cm) é produzido com massa de porcelana homogênea, sem o aplique de esmalte, o que reduz o risco de desgaste com o tempo, e o torna uma solução resistente e versátil.

– Quando falamos em produtos translúcidos, há hoje no mercado pedras naturais, como a ônix, porém, para a produção com esses tipos de materiais, existe a dificuldade de encontrar, por ser um recurso natural, encontrar mão-de-obra especializada, além de ter um custo elevado. A nossa proposta de produto não existe na natureza e nunca foi comercializada, é de alta resistência e toda “grafia” só é vista com a passagem da luz. Quanto maior a intensidade, mais detalhes podem ser vistos – diz Paulo Roberto Gava Niehues, gerente de desenvolvimento de produtos da Portinari.

 

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Tidelli lança coleção nesta quinta

Depois de participações em feiras e lançamentos em São Paulo, é a vez...
Leia Mais

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *