Maristela Salvatori é a artista que expõe TERRAMAREAR no MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli), com curadoria da historiadora e crítica de arte Paula Ramos. A mostra, com visitação desde 20 de dezembro até 11 de março de 2018, na Pinacoteca do MARGS, apresenta uma antologia da artista, reunindo cerca de 120 obras produzidas ao longo dos últimos 30 anos de carreira.
Entre os trabalhos mais recentes da gaúcha de Porto Alegre nascida em 1960 há montagens fotográficas em impressão digital – fotografias justapostas, formando uma estrutura de grade. Despretensiosos, esses trabalhos, desenvolvidos ao longo de 2012, apresentam temas e elementos que pautam a poética de Maristela: perspectivas acentuadas, fragmentos arquitetônicos, postes, luminárias e paredões evidenciando os cruzamentos de linhas e planos no espaço; eles também destacam as etapas de edição e de montagem, caras à artista, e são resultado de um processo de impressão, embora digital.
Fotografia e gravura andam juntas na mostra Terramarear. Das gravuras em metal dos anos 1980, pautadas em fotografias de familiares e amigos em momentos de lazer no litoral; passando pela série Viagem de rio (1993), decorrente de um percurso de 10 dias, em uma chata, ao longo do Rio São Francisco; chegando às cenas de hangares, cais, construções monumentais, silenciosas e abandonadas em cidades visitadas pela artista. Num diálogo com a paisagem, natural ou construída, figuras humanas foram retiradas, ruídos urbanos, excluídos, permanecendo a arquitetura, com seus planos, linhas, levezas e pesos no espaço. Nesse processo, talvez tão importante quanto a viagem física, que possibilitou o registro fotográfico e, por extensão, a produção dessas obras, está a viagem interna, que abriu a Maristela novas possibilidades de pensar a representação do espaço, o lugar do observador – e, por consequência, dela mesma – e a própria técnica da gravura, com suas múltiplas possibilidades.
Comentando a exposição e o título da mesma, a artista escreve: “Terramarear, neologismo resultante da justaposição de palavras, remete não apenas ao universo de muitos dos trabalhos aqui apresentados, como também ao seus recursos construtivos, uma vez que diversas obras decorrem da associação de diferentes recursos técnicos e modos de impressão; evoca também a ideia de deslocamento e – por que não? – de um ‘lançar-se’ ao inexplorado, ao misterioso. […] Há, por assim dizer, um deslocamento em círculos, com cenas marinhas e composições urbanas nas quais a fragmentação, a repetição, a serialização e o desdobramento são uma constante. Com inegável paixão pela gravura e pela fotografia, meus trabalhos partem e dialogam com essas duas linguagens, mesclando procedimentos tradicionais e tecnologias digitais; eles exibem, portanto, a matriz fotográfica, ao mesmo tempo em que revelam, em sua materialidade, os recursos da gravura e da monotipia em/sobre metal, bem como da manipulação digital. São impressões calcográficas e digitais nas quais, além de me apropriar de fotografias – ou aspectos destas –, trago a representação ou a alusão a lugares que me fascinam e cativam, seja devido a suas formas, seja pela carga de memória que evocam”.
A exposição pode ser visitada até 11 de março de 2018, com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas no e-mail educativo@margs.rs.gov.br. O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h.
A Artista
Maristela Salvatori é natural de Porto Alegre, é professora do Instituto de Artes da UFRGS, onde foi Coordenadora do PPGAV e, atualmente, Coordena a Galeria da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo. Artista Residente, por dois anos, na Cité Internationale des Arts, anexo Montmartre, Paris, por ocasião de seu doutoramento em Arts et Sciences de L´Art, na Université Paris I, Panthéon – Sorbonne. Artist’s in Residence, por sete períodos, no Centro Frans Masereel, Kasterlee/Bélgica. Pós-doutorado, Estágio Sênior/CAPES, na Université Laval, Canadá. Líder do Grupo de Pesquisa Expressões do Múltiplo UFRGS/CNPq e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
EXPOSIÇÕES E PRÊMIOS (SELEÇÃO)
2017 Arte Impressa Deambulações: entre gravuras e rinocerontes, curadoria Helena Kanaan, Museu da Gravura Brasileira, Bagé; Galeria da Escola de Belas Artes da UFRMG, Belo Horizonte. Deambulaciones: entre grabados y rinocerontes, Embajada de Brasil, Buenos Aires ; Instituto Cultural Paraguayo-Alemán – Instituto Goethe, Assunção, Paraguai.
Expressões do Múltiplo, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, IA/UFRGS, Porto Alegre.
Pro Posições, curadoria de icleia Cattani e Maria Amélia Bulhões Garcia, MARGS, Porto Alegre.
2016 Um olhar de Berlim sobre a arte impressa em Porto Alegre (1960 a 2015), curadoria de Rolf Mackenzie, MARGS, Porto Alegre.
PASSAGE: Southern Hemisphere International Printmaking exhibition, Jincheon Print Making Museum, Jincheon. Coréia do Sul.
Individual Porto, Galeria Atelier da Prata, Porto Alegre.
conVERgências, Pinacoteca FEEVALE, Novo Hamburgo.
2015 Rhinos are coming, Michaelis Galleries. Michaelis School of Fine Art, University of Cape Town, África do Sul.
Presentes: Doações ao Acervo do MACRS|23 Anos, curadoria de André Venzon, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Casa de Cultura Mario Quintana, Porto Alegre.
2014 A fotografia e suas reverberações com a pintura, a gravura e o desenho, curadoria de Niura Legramante Ribeiro, Pinacoteca do Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre.
Gerações do feminino na arte, curadoria Ana Zavadil, MARGS, Porto Alegre.
Rhinos are coming, convite, Torre de Belém, Lisboa, Portugal; Galeria Kobro, Akademia Sztuk Pieknych, Polônia; Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Porto Alegre.
Paisagens de Porto Alegre, Paço dos Açorianos, Porto Alegre.
2013 Individual Paisagens Mestiças, curadoria de Paula Ramos, Capela da FBAUL, Lisboa, Portugal.
The Rape of Europe – O Rapto da Europa, Galeria Kobro, Akademia Sztuk Pieknych, Lodzi, Polônia; Galeria da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal; Academie Galerie, Faculteit Beeldende Kunst en Vormgeving, Utrecht, Holanda; Sala de Exposiciones de la Facultad de Bellas Arts de la Universitat de Barcelona, Barcelona, Espanha; Sala João Fahrion, Reitoria da UFRGS, Porto Alegre.
60 ans: Galerie du Haut-Pavé, Paris, França.
2012 DES|ESTRUTURAS, na Fundação Vera Chaves Barcellos, com curadoria de Neiva Bohs e Vera Chaves Barcellos, Viamão/RS.
Gravura em campo expandido, na Estação Pinacoteca de São Paulo, com curadoria de Carlos Martins, São Paulo/SP.
Individual En Transit, na École des Arts Visuels de Laval, Québec, Canadá.
Individual Paysages Metisses, Studio Annabelle Frenette, curadoria Annabelle Frenette, Québec, Canadá.
Gravura Brasileira no Acervo da Pinacoteca de São Paulo – 100 anos de história, curadoria de Carlos Martins, Pinacoteca de São Paulo.
2011 O Museu Sensível, Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, Curadoria Gaudêncio Fidelis, Porto Alegre/RS.
2010 Conhecer para olhar com gosto, curadoria Jose Luiz de Pellegrin, Francisca Michelon e Raquel Schwonke, MALG, Pelotas/RS.
2009 Espaços em diálogo, StudioClio, curadoria de Blanca Brites e Leandro Selister, Porto Alegre.
Pontos de Contato/Points of Contact, curadoria de Paul Coldwell e Maria Lucia Cattani Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, IA/ UFRGS; Triangle Space, Chelsea College of Art & Design, Londres/Reino Unido.
2008 Individual Paisajes Urbanos, Centro de Estudios Brasileños, México.
Cruzamentos e sentidos, curadoria de Icleia Cattani, Pinacoteca FEEVALE. Novo Hamburgo.
Mestiçagens na Arte Contemporânea, curadoria de Icleia Cattani, MARGS, Porto Alegre/RS.
2007 Apontamentos Fotográficos em Processos de Criação, curadoria de Niura Legramante Ribeiro, Espaço Cultural Chico Lisboa, Porto Alegre; Pinacoteca FEEVALE, Novo Hamburgo.
2006 Paisagens Recentes – MAC, A6, Porto Alegre.
Paisagens Urbanas – Pinacotecas Municipais, MARGS, Porto Alegre.
2005 Pequenos diálogos: Arte e Intertextualidade, Museu da UFRGS, Porto Alegre.
Mirabolante Circuito: Bolsa de Arte de Porto Alegre, Galeria Gestual, Garagem de Arte St. e
Galeria Marisa Soibelmann Espaço de Arte, Porto Alegre.
Novas Gravuras/Panorama des nouvelles Gravures, Cité Internationale des Arts, Paris, França.
2004 Individual, Galeria Iberê Camargo, Usina do Gasômetro, Porto Alegre.
Individual, Galeria da Casa da Cultura da América Latina, CAL/DEX – UnB, Brasília.
2003 Masereel: 10 years of prints made at the Frans Masereel Centre, Belgium. Edinburgh Printmakers. Edinburgh, Escócia, Reino Unido.
Jubileumtentoonstelling Frans Masereel Centrum, Jubileu do Centro de Gravura Frans Masereel, Kasterlee, Bélgica.
Singular no Plural 6, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo. Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre.
2003/02 VIII Salão Nacional Victor Meirelles, Museu de Arte de Santa Catarina – MASC, Florianópolis
2002 Estampes et Sculptures, Galerie François 1er, Aubigny sur Nère, França
2001 Individual, Galerie Jean Chevolleau, Pouzauges/Vendée, França
Coletiva dos ateliers de gravura, Mois de l’estampe, Cité Internationale des Arts, Paris
Traços, Galeria Debret, Paris
Encontros, Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre
2000 Individual, Galerie Michèle Broutta, Paris
Paris par le cœur, Galerie du Haut-Pavé, Paris
Estampes, com Diô Viana, Galerie du Haut-Pavé, Paris
Traços, Casa de Cultura Mario Quintana, Porto Alegre
¿Quien Soy? Galerie Iberê Camargo, Porto Alegre e Museu D’Art, Girona/Espanha
Salon de Mai, Paris
Coletiva dos Residentes, Cité Internationale des Arts, Paris
1999 Prêmio de gravura, GRAV’X 1999, Fundação GRAV’X, Paris
Individual, Galeria Marisa Soibelmann, Porto Alegre
Estampes, com Frédéric Ravel, Galerie du Haut-Pavé, Paris
La Fondation GRAV’X fête ses 10 ans, Galerie Michèle Broutta, Paris
Porto Alegre Gravura, Rio Gravura, IAB, Rio de Janeiro
1998 Arte Gráfica Gaúcha, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro
1997 II Porto Alegre em Buenos Aires, Centro Cultural Recoleta, Buenos Aires
1996 25 X 25, Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre
Projeto Presença, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre
1995 Gravura atual, Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre
Printing Today, Casa Chagall, Haifa/Israel
1994 Individual, Museu da Gravura Cidade de Curitiba
com Cristina Rocha, Itaúgaleria, Brasília/DF
1993 Individual, Galeria Arte & Fato, Porto Alegre
Individual, Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, Pelotas/RS
X Bienal de San Juan del Grabado Latinoamericano y del Caribe, San Juan/Puerto Rico
Artes Visuais – Mestres 1993, Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre
1989 Gravura Hoje/RS, MARGS, Porto Alegre; The Washington Printmakers Gallery; Washington
1988 Gravura Contemporânea Brasil-França, MARGS, Porto Alegre
1987 La Jeune Gravure Contemporaine, Grand Palais des Champs-Elysées, Paris
1987/86 Imprima II e I, Galeria Arte & Fato, Porto Alegre
1986 Projeto Contemporâneos, Pinacoteca do Estado, São Paulo
1986/85/84/83 40º, 41º, 42º e 43º Salão Paranaense, Curitiba/PR
1986/85 Gravura no Rio Grande do Sul: Atualidade, MAC/USP, São Paulo/SP, MARGS,
Porto Alegre e Solar Grandjean do Montigny, Rio de Janeiro/RJ
II Bienal Internacional de Gravura e Arte Gráfica, RJ, SP, MG, PR, SC e RS
1985 Prêmio de gravura, XXXVIII Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, Museu do Estado, Recife/PE
Prêmio de gravura, X Salão de Arte de Ribeirão Preto, Casa da Cultura, Ribeirão Preto/SP
Individual, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre
Individual, Galeria Municipal de Arte/FUNDAPEL, Pelotas/RS
1984 Prêmio de gravura, Panorama Gaúcho de Artes Plásticas, Teatro São Pedro, Porto Alegre
Prêmio de gravura, XIII Salão do Jovem Artista, Porto Alegre
Prêmio de gravura, IX Salão de Arte Contemporânea, Casa da Cultura, Ribeirão Preto/SP
Prêmio de gravura, 4ª Jovem Arte Sul América/Brasil Sul, Curitiba/PR;
Individual, Centro Municipal de Cultura, Porto Alegre
Individual, Museu da Gravura Brasileira, Bagé/RS
IV Mini Print Internacional, Cadaqués, Barcelona e Madrid/Espanha
1983 Prêmio de gravura, 2ª Arte Universitária UFRGS-IA, Pinacoteca do Instituto de Artes, Porto Alegre
OBRAS EM ACERVOS
Gabinete de Gravura Guita e José Mindlin, Pinacoteca do Estado de São Paulo; Museu de Arte Contemporânea do RS – MACRS; Pinacoteca Aldo Locatelli, Porto Alegre; Artothèque de la Bibliothèque GabrielleRoy, Institut Canadien de Québec/Réseau des bibliothèques de la Ville de Québec, Canadá; Centre de conservation de la Bibliothèque et Archives Nationales du Québec, Montréal, Québec, Canadá; Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro; Pinacoteca Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Unidade de Cultura, Rio Grande; Fundação Vera Chaves Barcellos, Viamão; Pinacoteca Fundação Cristiano Varella, Muriaé; Museu de Arte do RGS – MARGS, Porto Alegre; Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen, Rio Grande; Royal Museum of the Fine Arts – Antwerp, Bélgica; MASC, Museu de Arte de Santa Catarina, Florianópolis; Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, IA/UFRGS; Fondation Grav´X, Paris/França.
SERVIÇO
O que – Exposição TERRAMAREAR – Maristela Salvatori, Curadoria de Paula Ramos
Quando – Visitação de 20 de dezembro de 2017 a 11 de março de 2018. Terças a domingos, das 10h às 19h
Onde – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico – Porto Alegre/RS
Realização
Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli
Patrocínio
Banrisul
BRDE
Apoio
CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
PPGAV – Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFRGS
FVCB – Fundação Vera Chaves Barcellos
Pinacoteca Aldo Locatelli – Prefeitura de Porto Alegre
Pinacoteca Instituto de Artes da UFRGS
Café do MARGS
Arteplantas
Celulose Riograndense
Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli
Localização: Praça da Alfândega, s./n.
Centro Histórico, Porto Alegre, RS
Telefone: 32272311
Entrada Franca
Site: www.margs.rs.gov.br