Cerâmicas de Claudia Issa transformam cozinha em instalação de arte

Arte na cozinha: obras de cerâmica e vidro dentro dos equipamentos da Gaggenau
Exposição na Gaggenau (fotos Divulgação)

A estética das obras da designer e ceramista Claudia Issa transforma equipamentos da Gaggenau em instalações de arte. Com seu espaço na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 488 elevado a outro patamar com a intervenção da artista, a marca alemã de luxo com mais de 337 anos de tradição, que desenvolve equipamentos de cozinha integráveis, direciona os holofotes para a Gaggenau Galeria. Por tempo indeterminado, farão bonito em São Paulo as peças das coleções Tora, Carbono, Bubbles e Pião da artista, inseridas nas bancadas e nos fornos como instalação da sua arte. A casa de três andares tem estilo town house em alusão à sede da Gaggenau, fundada em 1683, na Alemanha.

Cerâmicas dentro do forno como instalação de arte
Cerâmica como se estivesse sendo queimada no forno? Ou como em uma moldura? Um objeto?

Tudo a ver esse espaço receber exposições de arte como da obra de Claudia Issa, alinhadas com o universo da marca, que preserva 90% da sua produção feita manualmente para garantir a perfeição dos produtos. O novo posicionamento, que merece aplauso, foi concebido pelas diretoras, Marly e Stephanie Skok, mãe e filha, que cuidam da operação no Brasil: a ideia é refletir sobre a essência e o compromisso de estar sempre 60 anos à frente em tecnologia, design e inovação, sem deixar de lado o belo e a importância do desenho exclusivo em todos os itens do portfólio.

Exposição de arte
Exposição de arte de formas e materiais orgânicos

Com a identidade e o processo de criação de seu trabalho, Claudia confirma a conexão entre as peças de cerâmica e vidro, uma proposta artística com produção artesanal, à marca alemã:

– Para esta parceria, contextualizei meu trabalho ao showroom da Gaggenau, fazendo uma simbiose das duas propostas. É um tipo de movimento que adoro fazer, chegar em um ambiente pronto e propor uma interferência com as minhas peças. Foi assim com a Gaggenau, leve e divertido”, ressalta a designer.

Cerâmicas de Claudia Issa
As possibilidades da cerâmica exploradas por Claudia Issa

Sobre Claudia Issa

Formada em artes plásticas pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, Claudia Issa trabalhou nas maiores agências de publicidade do país, como DPZ e DM9, coordenando trabalhos gráficos , fotográficos e cinematográficos. Também trabalhou como assistente do designer Fúlvio Nanni. Após inúmeras conquistas em sua vida profissional, Claudia deu espaço para novos desafios, onde toda sua experiência foi combinada à sua paixão pela arte que promoveu o novo, desta vez, no mundo do objeto e design. “Eu sempre flertei com esse universo, mas foi durante a reforma da minha casa que tive uma vontade genuína de criar algo palpável”, relembra Claudia. A ideia foi reutilizar as sobras de material de sua obra para dar vida às peças, surgindo assim as “Tábuas Sharp-Shape” e os “Top Table Versailles”. Trabalhar com cerâmica e vidro, foi consequência da vontade de aprofundar-se em um novo desafio, recusando-se a seguir um caminho já percorrido e somando sua carreira em publicidade. “A Konsepta é singular na linguagem única e criativa das peças e plural nas possibilidades de uso e décor”, define. Atemporal e conceitual, a marca busca realizar obras com significado, de apelo artístico e artesanal.

Arte na pia
Todos os equipamentos a serviço da arte

Sobre Gaggenau

A Gaggenau é uma marca alemã de extremo luxo com mais de 337 anos de tradição, que desenvolve, fabrica e comercializa equipamentos de cozinha integráveis de alta qualidade. A marca é considerada líder em inovação tecnológica e design Made in Germany, por alinhar pioneirismo e tecnologia de ponta em todo seu portfólio.  A Gaggenau está presente em todo o mundo, em mais de 50 países, com showrooms emblemáticos localizados nas principais metrópoles. No Brasil, a marca é representada há cerca de 30 anos para vendas e pós-venda pela família Skok com exclusividade, e os produtos podem ser encontrados no showroom na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Madeira e rocha: melhores amigos

Cada vez mais complexas, as escolhas dos profissionais precisam partir de suas...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *