CASACOR em Florianópolis: veja as tendências em 18 ambientes

Casa Cor SC - Florianópolis
Gourmet Living, de Gabriel Bordin

Imagine um casarão com 28 ambientes especiais ao lado de uma igreja, junto a uma praça da linda Floripa. Esse é o cenário da CASACOR SC – Edição Florianópolis 2017, que abriu domingo, dia 10 de setembro, e se estende até 22 de outubro. Antigamente, uma instituição que acolhia crianças, a Irmandade do Divino Espírito Santo, na Praça Getúlio Vargas, ocupava o imóvel que estava se deteriorando. Com essa carga emocional, ao som das vozes das crianças de uma entidade vizinha, os visitantes percorrerão 28 ambientes de tamanhos entre 15 metros quadrados a 177 metros quadrados distribuídos em três pavimentos. Muitos dos 46 profissionais mantiveram resquícios dos revestimentos originais do prédio centenário da Praça dos Bombeiros e tiraram partido do pé-direito duplo.

Um exemplo da alma da casa manifestada no ambiente é um retrato de menina feito especialmente para o Loft de uma nota só, conforme Marco Antonio Medeiros, que assina o projeto junto com Cláudia Couto. Sem informação de que o espaço original fora o dormitório das meninas, o artista criou uma figura que parece estar sob uma névoa, como uma lembrança. Incrível. Nesse espaço, piso e forro original foram mantidos. Periodicamente haverá música no piano que confirma a vocação do espaço, com uma coleção de muranos e objetos de antiquário, para falar em uma pequena parte do trabalho da dupla de profissionais.

Loft de uma nota só. (Fotos Lio Simas)
Loft de uma nota só. (Fotos Lio Simas)
Casa Cor SC - Floripa
Loft de uma nota só

No espaço Back to Black, Marcelo Wolschick e Alexandre Muller não queriam escolher o gênero do personagem morador. Ao escolher o preto, deixaram a proposta em aberto. Observe o uso de pedra natural no espaço, uma tendência em Floripa:

Back to Black
Back to Black

No ode ao mar, Marcelo Salum tirou partido do espaço e fez opção pela leveza da água, de Iemanjá em todas as escolhas do poético Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim. Voltado para a frente da casa, é um dos ambientes com estofados de grandes dimensões e que desfruta da luminosidade natural, reforço ao tema. E ainda exibe peças de design assinado e antigas, como fragmentos de uma coleção.

Casa Cor SC - Florianópolis
Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim

Outro ambiente solar é a Sala Cor de Rosa e Carvão, com áreas de estar, jantar e de preparo de alimentos. Obras de arte como as de Eloá Carvalho, Sonia Ebling e Tomie Ohtake concorrem com as assinaturas de peças de design como os móveis de Jader Almeida e as peças da Artefacto, como o biombo, uma tendência em interiores, mais as cerâmicas de Heloisa Galvão, poesias em forma de objetos. Essa é a parte visível da proposta de Juliana Pippi, que investiu em dramaturgia e envia cartas com ficção sobre uma mulher contemporânea que vai se revelando nas correspondências enviadas a influencers e fornecedores da arquiteta (veja matéria a respeito aqui no portal).

Casa Cor SC - Florianópolis
Sala cor de rosa e carvão

Mariana Pesca e Elise Lacerda investiram no perfil da hora, da digital influencer, e criaram uma proposta de Escritório da influenciadora digital da área de moda. E investiram em elementos como grife de moda e arte de profissionais de Santa Catarina.

Casa Cor SC - Florianópolis
Escritório da influenciadora digital

Este ambiente, Living para rezar… e amar! foi capa do Anuário da mostra em Florianópolis, projetado por Anna Maya e Anderson Schussler, com peças de design importantes como os incríveis sofá Under Construction, de Pedro Franco e mesa Água, de Domingos Tótora.

Casa Cor SC - Florianópolis
Living para rezar… e amar!

Gastrocine, de Cris Passing e Giovane Marangoni, tem espaço para a interação e o convívio no lounge e no bar e até para assistir a um filme ou show, equilibrando em harmonia as formas de lazer entre pessoas.

Casa Cor SC - Florianópolis
Gastrocine

Inspirado em tribos africanas, o ambiente Sauvage Suíte, de Pedro Tessarollo e Jairo Lopes detalhou o ambiente conforme a riqueza estética desses povos.

Casa Cor SC - Florianópolis
Sauvage Suíte

Ambiente Um estar para todos, com design e detalhamento do mobiliário à iluminação. Ao fundo da foto, à esquerda, a poltrona Louis Henrique, de Henrique Steyer. Os autores do espaço são Rosane Girardi e Alcides Theiss.

Casa Cor SC - Floripa
Estar para todos
Casa Cor SC - Florianópolis
Um estar para todos

De qualquer ângulo, o Quarto do menino, projeto de Carina Beduschi, Rita Lemos e Diogo Lemos, tem detalhes customizados e escolhidos a dedo.

Casa Cor SC - Florianópolis
Quarto do menino

Questões de gênero e diferenças estéticas em geral estão na gênese do Espaço Ubuntu, de Fábio Pereira Vitorino, Leandro Ribeiro Sumar e Tauan Zanetta. Esses guris vão longe. Eles participaram da Maratona Archathon em Santa Catarina e, apesar de não terem sido os ganhadores, foram incluídos na CASACOR SC – Edição Florianópolis, graças à visão dos franqueados, o casal Francis e Luiz Bernardo.

Casa Cor SC - Florianópolis
Espaço Ubuntu

Um dos lados da Cozinha dois mundos, de Natália Moneró Prates, Aline Pires e Thiele Londero. Elas foram as ganhadoras da Maratona Archathon, uma iniciativa incrível que dá visibilidade a novos talentos na arquitetura. A inspiração deste trabalho na Casa Cor, o seu prêmio pela vitória, é a história de amor de Anita e Giuseppe Garibaldi.

 dos franqueados Francis e Luiz Bernardo
Cozinha dois mundos
 dos franqueados Francis e Luiz Bernardo
Ao fundo, os personagens que inspiraram a Cozinha dois mundos

Nesta edição, todos os banheiros merecem um olhar atento – e todos são funcionais. Este, abaixo, feminino, obra do André Sartor, é um deles. Mais abaixo, o masculino.

Casa Cor SC - Florianópolis
Sanitários funcionais
Casa Cor SC - Floripa
Sanitários funcionais, versão masculina

Este é o Lavabo Funcional da Área Gourmet, de Vanessa Faller e Maíra Queiroz

Casa Cor SC - Florianópolis
Lavabo Funcional da Área Gourmet

O Quarto do bebê não é apenas um dormitório, tem ainda um jardim e uma casa de boneca com mobiliário na escala infantil, fogão, panelas, tudo. O visitante adulto não sabe se tem vontade de ter um filho ou de brincar mesmo. Rita Lemos e Diogo Lemos criaram um universo que, mesmo antes da abertura, chamava a atenção das crianças que passavam pela calçada.

Casa Cor SC - Florianópolis
Quarto do bebê
Casa Cor SC - Florianópolis
Casa de bonecas do Quarto do bebê

A história da Garagem Renault, contada pelo autor, Rico Mendonça, é apaixonante. Uma linha do tempo conduz as escolhas do profissional. Preste atenção no revestimento: é Diesel e estava no Salone del Mobile de Milano. Além de saber escolher, ele valoriza o trabalho autoral, manual e imprime a sua energia no espaço.

Casa Cor SC - Florianópolis
Garagem Renault
Casa Cor SC - Florianópolis
Obra feita por Bailon para o ambiente, Garagem Renault

Dois ambientes conectados formam o Café & Restaurante, de Carol Porto e Isadora Maestri, marcados pelo verde.

Casa Cor SC - Florianópolis
Detalhe do Café & Restaurante

O futuro da casa

A CASACOR SC edição Florianópolis tem um compromisso social com as crianças e adolescentes da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo), fundada há 244 anos. Depois da mostra, o prédio centenário estará repaginado, e poderá sediar eventos, gerando renda à entidade. Desta forma, fortalecerá a obra de caridade que começou em 1773.

A meta da IDES é a expansão dos projetos e programas para chegar até 2023 (aniversário de 250 anos), à posição de referência em modelo nacional de gestão de ONG’s. A inspiração é nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).

Um prédio cheio de histórias

O prédio, situado na Praça dos Bombeiros, por último, abrigou o Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) durante 37 anos. Foi em 1773 – quando o cenário ainda era da cidade do Desterro -, e a imigração açoriana começava a se acentuar, a fundação da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo), para celebrar o Culto ao Divino, que até hoje ocorre em grandes festas comunitárias entre os meses de maio e junho.

Conta a história que, em 1900, a Paróquia de Nossa Senhora do Desterro se comprometeu a doar o terreno, desde que a Irmandade construísse o prédio. Assim, em 1909 a Capela ficou pronta e, em 1910, o chamado Asylo de Orphans São Vicente de Paulo foi construído. Marcada pelos vitrais coloridos, a capela é muito procurada para a celebração de casamentos.

Em 1977, para complementar sua atuação com as crianças do abrigo, é criado o Jardim de Infância Girassol e no mesmo ano, também incorpora a Sociedade Promocional do Menor Trabalhador – Promenor. Hoje a Irmandade atende cerca de 750 beneficiados diariamente, entre crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Mais de 800 crianças já foram encaminhadas para adoção.

Profissionais que participam da CASACOR SC edição Florianópolis

Chris Lago, Gabriel Hering, Diogo Lemos, Rita Lemos, Cris Passing, Isadora Maestri, Caroline Porto, Sidnei Machado, Karoline Bernardo, Mariana Pesca, Elise Lacerda, Anna Maya, Anderson Schussler, Marcelo Salum, Aline Pires, Natália Prates, Thiele Londero, Rose Campos, Rosani Girardi, Alcides Theis, Claudia Couto, Marco Antonio Medeiros, Andre Sartor, Juliana Pippi, Marcelo Wolschik, Alexandre Muller, Gabriel Bordin, Carina Beduschi, Priscila Koch, Mirian Rodrigues, Diego Viali, Pedro Tessarolo, Jairo Lopes, Fabio Pereira Vitorino, Leandro Ribeiro Sumar, Tauan Zanetta, Claudio Saladini, Leticia Vieira, Rico Mendonça, Luiz Gustavo Maestri, Christiane Ninck, Priscila Domingues, Maíra Queiroz, Vanessa Faller, Thais Giusti e Isabel Mercadante.

 Sobre a CASACOR

Pertencente ao Grupo Abril, a CASACOR em 2017 chega à sua 31ª edição em São Paulo, com 20 praças nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Franca, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina), e mais seis internacionais (Miami, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Peru).

SERVIÇO

O que: CASACOR/SC 2017 – Edição Florianópolis, dentro do tema do ano “Foco no Essencial”, com o tom “Design mais perto das pessoas”

Quando: 10 de setembro a 22 de outubro. Terça a Sexta, das 15h às 21h, sábado, das 13h às 21h e domingo, das 13h às 19h

Onde: Praça Getúlio Vargas, 194 – Centro – Antigo casarão do Asylo de Orphans São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo).

Quanto: R$ 40/meia, R$ 20/passaporte, R$ 100

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Movelsul e Fimma: juntas de 14 a 17 de março em Bento Gonçalves

Juntas pela primeira vez, as duas feiras voltadas para a cadeia de...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *