Arquitetura de Cidades Globais: masterclass com Mario Figueroa

Arquitetura pelo mundo
Pelo mundo da arquitetura (fotos divulgação)

A ICON, galeria exclusiva Jader Almeida, localizada em Florianópolis e Balneário Camboriú (SC), em parceria com a Collectania, representante da marca holandesa de camas Auping e Clarissa Schneider, convidaram profissionais e clientes para dois dias de imersão sobre a Arquitetura de Cidades Globais, com o professor arquiteto Mario Figueroa. O masterclass propõe, ao mesmo tempo, um olhar amplo e crítico sobre a produção arquitetônica contemporânea de cidades europeias – Paris e Berlim, em Florianópolis, no dia 3 de dezembro e Barcelona e Londres em Balneário Camboriú no dia 4 de dezembro. O tema foi introduzido a partir da construção de uma narrativa generosa, apoiada em uma revisão histórica que auxiliou o entendimento da construção desse amplo território e da definição dos atuais limites geopolíticos e de suas respectivas culturas.

A partir da escolha desses quatro países que representam hoje parte do que melhor se produz no velho continente, foi possível mostrar um novo panorama que vem se constituindo, já há alguns anos, de forma surpreendente tanto pela diversidade como pela particularidade da construção de novos discursos. Essa recente produção, que se por vezes se aproxima pela coerência, por outras se destaca pela contundência dos resultados obtidos e já reconhecidos e premiados internacionalmente.

Serviço

 O QUE: Masterclass Arquitetura de Cidades Globais (Paris e Berlim) com Profº Arq. Mario Figueiroa

QUANDO: 3 de dezembro às 19 horas

ONDE: Icon Florianópolis – Rua José Francisco Dias Areias, 141 – Trindade

***

O QUE: Masterclass Arquitetura de Cidades Globais (Barcelona e Londres) com Profº Arq. Mario Figueiroa

QUANDO: 4 de dezembro às 19 horas

ONDE: Icon Balneário Camboriú – Terceira Avenida 2200 – Centro

 

SOBRE MARIO FIGUEIROA

Arquiteto e Urbanista formado pela PUCCAMP em 1988 e com Doutorado pela FAUUSP em 2002. Foi Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP [Fundação Armando Álvares Penteado] São Paulo, SP, de 2013 a 2015. Atuou como professor na Universidade Mackenzie de1993 a 2013, onde também criou e coordenou o Curso de Pós-graduação“O Projeto de Arquitetura para a Cidade Contemporânea” de 2007 a 2013. Desde 2006 é professor no Estúdio Vertical na Escola da Cidade. Desde 2017 é Professor Visitante na UDC em Foz de Iguaçu, Paraná.

Já foi conferencista em diversas instituições no Brasil: e no exterior: Buenos Aires e Córdoba [Argentina], La Paz [Bolívia], Santiago e Talca [Chile], Bogotá e Cartagena [Colômbia], Quito [Equador], Barcelona [Espanha], Cidade do México, Cidade Guzmán e Zacatecas [México], Cidade do Panamá [Panamá] e Assunção [Paraguai].

Além de distintas premiações e homenagens, tanto acadêmicas como profissionais, já obteve 20 prêmios em Concursos Públicos de Arquitetura e Urbanismo (entre os quais: 2 internacionais e 7 primeiros prêmios). Suas obras, tanto projetos como ensaios, são publicados com frequência em distintos idiomas ao redor do mundo, como por exemplo nas revistas:ARQ [Chile], Arquine [México], Abitare e Casabella [Itália], C3 [Coreia do Sul], 30-60 e Summa+ [Argentina], Wallpaper [Reino Unido] e Revista Projeto e AU [Brasil] entre outras.

Em 2007, associado a Lucas Fehr e Carlos Dias, vence o Concurso Internacional para o Museu da Memória em Santiago do Chile. Este projeto, que é uma das obras comemorativas do Bicentenário da Independência daquele país, foi inaugurado pela Presidenta Michelle Bachelet no dia 11 de janeiro de 2010. Os seus croquis para criação deste projeto estão na “Coleção de Arquitetura” do Centro George Pompidou de Paris desde 2012 e no acervo da Casa de Arquitectura de Matosinhos (Portugal) desde 2018. Alguns desses desenhos estiveram expostos na mostra “Permanence et Rupture” no Salão 29 do “Musée National d’Art Moderne” em Paris de fevereiro a setembro de 2015.

Foi fundador do Estúdio América em 2007 onde foi sócio até 2011. No final desse mesmo ano, associado a LETÍCIA TAMISARI funda o escritório de arquitetura FIGUEROA.ARQ.

Sobre Jader Almeida

 Jader Almeida nasceu em 1981 no estado de Santa Catarina, sul do Brasil. Aos 16 anos teve o primeiro contato com a indústria de mobiliário, iniciando seu envolvimento em todo o processo produtivo. Trabalhou para a empresa LinBrasil, editora da coleção de móveis assinados por conceituados arquitetos e designers, experiência que lhe possibilitou grande entendimento dos desenhos e técnicas de produção. Desde 2004, desenvolve produtos exclusivos para indústrias, tendo como principal parceira a marca SOLLOS de Santa Catarina. Em 2013, passa a integrar a equipe de designers da marca alemã ClassiCon. Formado em arquitetura, com peças premiadas nos principais concursos nacionais e internacionais de design, Jader Almeida conquista cada vez maior destaque e segue aprimorando seu trabalho com a participação em feiras, exposições, visitas técnicas e cursos em diversos países. Atua também em projetos de arquitetura, desenvolvidos em seu escritório em Florianópolis, Santa Catarina. “Busco a racionalidade, a geometria simples, em formas puras com estética atemporal. Busco criar produtos com valores duráveis. Abordar a herança dos mestres, mas com o olhar para a frente, pensando que as escolhas de hoje serão o reflexo do amanhã.”

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Dell Anno arrasa em showroom da loja conceito

Quem quiser entender qual a proposta da Dell Anno para o momento...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *