Arquitetura de interiores: originalidade em Santa Maria

Apartamento Minas, projetado por Lineastudio Arquiteturas (fotos Juliano Mendes)
Apartamento Minas (fotos Juliano Mendes)

Identidade forte é a marca do apartamento projetado por Lineastudio Arquiteturas, escritório capitaneado por Zé Barbosa, arquiteto e urbanista diretor de planejamento, criação e projetos. Esse trabalho está executado na cidade onde surgiu o escritório, Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, em edifício no Bairro Nossa Senhora de Lourdes.

Quando o painel é protagonista

Impossível não prestar atenção nos elementos em azul no projeto, criações de Roberta Noal, coordenadora do Linea In, área de interiores do escritório. Claro que a originalidade de escolhas marcantes como o painel que secciona para organizar as áreas, mas sem descaracterizar a integração, contribui para a personalidade do espaço. Essa tradução física da casa identifica o lifestyle do jovem casal de moradores.

Projeto do escritório Lineastudio Arquiteturas
Desenhado pela arquiteta Roberta Noal, o elemento arquitetônico foi executado em laca azul e brinca com jogo de vazio e cheio junto a cortes precisos que organizam o layout integrado da área social (Fotos Juliano Mendes, divulgação)

Há peças de design e mobiliário sob medida organizados em layout marcado pela paleta de cores composta por azul, concreto, cinza e madeira. Dessa forma, a elegância nas escolhas é uma aliada do caráter contemporâneo e jovial do apartamento com área de 190 metros quadrados.

Projeto do escritório Lineastudio Arquiteturas
Projeto do Lineastudio Arquiteturas, com escritório em Santa Maria e Porto Alegre, usa as cores para traduzir o lifestyle dos moradores em proposta única. Tanto as cadeiras do jantar quanto os bancos da churrasqueira são do da Linha Palladio, design do Studio Saccaro

Hall, estar, jantar e churrasqueira integrados

Estética, funcionalidade e flexibilidade unem-se no planejamento cuidadoso do mobiliário e das conexões entre os setores que, mesmo integrados, são demarcados de alguma maneira.

“Estas estratégias atendem tanto as situações do dia-a-dia quanto jantares e recepções de amigos”, conforme os arquitetos, que destacam também a flexibilidade das diferentes formas de comunicação entre os espaços.

– A grande área integrada contempla as áreas do hall, churrasqueira, sala de estar e sala de jantar, além da possibilidade de integração com cozinha e escritório. Nela, os espaços estabelecem uma relação dinâmica entre si, através da permeabilidade visual direta ou de elementos translúcidos.

Painel com vazados e cheios no projeto de Lineastudio Arquiteturas
Painel com vazados e cheios dialoga com a parede ao fundo, formando um conjunto. Já a persiana atende à necessidade de privacidade no ambiente do home office

Nômades por natureza, peças avulsas de mobiliário de design assinado fazem contraponto às estruturas fixas e ressaltam a devida elegância dentro do projeto, do estar ao dormitório do casal (foto bem abaixo). No ambiente de convívio, acrescentam o aconchego de estofados como os revestidos de couro caramelo.

apartamento projetado por Lineastudio Arquiteturas - eleone-prestes
Design marca o estar de proposta neutra, com poltrona e o pufe Santa Bárbara, design de Ana Revello Vazquez e Renato Solio para a Saccaro

Churrasqueira dentro do estilo do entorno

Os arquitetos contam que a área da churrasqueira era bastante reduzida e passou por uma reforma para atender às necessidades dos clientes: espaço para guardar louças, bancada para trabalho e refeições, além de um frigobar.

– A arquitetura do apartamento permitiu a criação de uma bancada alta angulada para refeições, com acabamento em lâmina de madeira natural, que encobre a bancada de apoio para a churrasqueira.

apartamento projetado por Lineastudio Arquiteturas - eleone-prestesIntegrado com o jantar e estar, o espaço da churrasqueira recebeu os acabamentos e o mobiliário de mesma procedência do restante da área social. Observe a variação de pisos nessa região

Lavabo

Dentro da linguagem de todo apartamento, arquitetônica e contemporânea, o lavabo que serve aos ambientes de convívio tem espelho em vertical, descentralizado da bancada e cria intencionalmente uma assimetria entre os elementos. Observe também o uso da cuba em meia altura e da bancada baixa.

Adicionam cor ao espaço as luminárias pendentes em concreto e lâmpadas de filamento conferem elegância e jovialidade, em contraponto com o efeito concreto usado nas paredes.

apartamento projetado por Lineastudio Arquiteturas - eleone-prestes

Cozinha: triângulo de trabalho

Como ponto marcante, o layout da cozinha atende ao ‘’triângulo de trabalho’’, facilitando seu uso e funcionalidade. Sua proposta é definida com armários e bancadas dispostos em L, somados à ilha central, que acomoda o cooktop e reserva espaço para refeições rápidas.

Projeto do escritório Lineastudio Arquiteturas

Revestido em laca em dois tons de cinza, criando uma atmosfera clean, o mobiliário sob medida tem a companhia de banquetas baixas estofadas em linho cinza na ilha central. Mais um toque de elegância e leveza ao ambiente que tem como meta a funcionalidade, como ensinam os arquitetos:

– A fim de organizar o fluxo e otimizar a funcionalidade do espaço, as áreas de lavagem, cocção e armazenagem não podem estar nem muito perto nem muito longe uma das outras.

Projeto do escritório Lineastudio Arquiteturas
A necessidade de um espaço para guardar cristais e louças foi resolvida com um armário elegante que deixa tudo visível e com fácil acesso

Home office: mostra ou esconde
O home office integra-se a área social do apartamento por meio de uma janela fixa. Para garantir momentos de privacidade, a persiana permite integrar visualmente ou não o ambiente ao restante da área social. Tudo para proporcionar as funções necessárias a uma rotina flexível com o devido conforto.

Projeto de Lineastudio
Home office: de olho no jantar

Área íntima

Na suíte do casal, marca presença a poltrona Revive by Natuzzi, dentro do acervo de design que pontua o projeto do Lineastudio Arquiteturas:

Sobre o Lineastudio Arquiteturas

Com sedes em Santa Maria e Porto Alegre, o Lineastudio Arquiteturas atua há 14 anos nas seguintes áreas: Linea Haus (Arquitetura Residencial); Linea In (Interiores); Linea Pro (Arquitetura Comercial); Linea Eco (Sustentabilidade e Paisagismo); Linea Inc (Arquiteturas para Incorporadoras); Linea Plan (Gestão de Obras) e Linea Lab (Arquitetura Digital).

Endereços

Santa Maria:

Alameda Timbaúva, 347 – Bairro Cerrito
CEP: 97095-610 – Santa Maria – RS

Tel.: (55) 3225-0000 | (55) 99979-3397

Porto Alegre:

Rua 24 de Outubro, 1440 – Sala 1005 – Bairro Auxiliadora
CEP: 90510-001 – Porto Alegre – RS

Tel.: +55 (51) 3012-2737 | +55 (51) 99138-3330

Endereços eletrônicos

lineastudio.com.br

Facebook: lineastudioarquiteturas

Instagram: @lineastudio

Profissionais que integram o escritório Lineastudio Arquiteturas:

 ZÉ BARBOSA

Arquiteto e Urbanista – Diretor de Planejamento, Criação e Projetos

LUZIA OLIVIER BRAND

Arquiteta e Urbanista – Coordenadora Lineastudio Porto Alegre

ROBERTA NOAL

Arquiteta e Urbanista – Coordenadora do Linea In

PAOLA BORGES

Arquiteta e Urbanista – Arquiteta Colaboradora – Linea In

LUARA MAYER

Arquiteta e Urbanista – Coordenadora do Linea Haus e Linea Inc

LÍSIAN CEOLIN

Arquiteta e Urbanista – Coordenadora do Linea Pro e Linea Plan

RONALD JUNG

Arquiteto e Urbanista – Coordenador do Linea Lab

VERÔNICA VIERO

Engenheira Agrônoma e Relações Públicas – Coordenadora do Linea Eco

GIANA SPEROTTO

Arquiteta e Urbanista – Arquiteta Colaboradora – Linea Haus, Linea Inc e Linea Eco

RAPHAEL RIBEIRO

Arquiteto e Urbanista – Arquiteto Colaborador – Linea Lab

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Salone del Mobile Milano foi prorrogado para 13 a 18 de abril de 2021

O Salone Internazionale del Mobile Milano informou nesta sexta-feira que o evento...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *