Coletivo singular: NOS Furniture

Cadeira MON, Fetiche Design, no Café do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (foto Eleone Prestes)
Cadeira MON, Fetiche Design, no Café do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (foto Eleone Prestes)
Larissa Vanzo, CEO da NOS Furniture
Larissa Vanzo, CEO da NOS Furniture

NOS Furniture, empresa de design do Paraná, tem à frente a empreendedora Larissa Vanzo e o expertise do idem paranaense Guilherme Torres na curadoria. Não precisa falar mais nada. A NOS é singular no modelo e plural no time: passaram pelo crivo da direção de arte Guilherme Wentz, Rodrigo Almeida, Zanini de Zanine, Bruno Jahara e Fetiche Design (Carolina Armellini e Paulo Biacchi), todos autores de peças marcantes.

Sofá Otto, de Guilherme Torres

Para este ano, estão previstas duas store in store da marca, em Miami e no Rio de Janeiro. Em agosto, na semana de 7 a 13, mostram o melhor do catálogo da grife durante a Design Weekend DW! 2017, em São Paulo, no Pavilhão da Bienal, cenário com arquitetura mais do que coerente para acolher peças como a poltrona MON, by Fetiche Design, em uso no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Poltrona Mon, by Fetiche para NOS Furniture
Poltrona Mon, by Fetiche para NOS Furniture

Vale contar que a dupla Guilherme Torres e Larissa Vanzo se conheceu três endereços dela atrás, em 2009: ele, como arquiteto, ela, como cliente. Um ano depois, a empresária criou a IL Maxx e assumiu a produção e a distribuição da linha de móveis do designer marcado por um rastro de talento. Estava sacramentada a parceria de trabalho que movimenta o design nacional com um modelo particular de negócio.

Mesas Fold, de Guilherme Wentz para NOS Furniture
Mesas Fold, de Guilherme Wentz

– Como a gente pensa mobiliário para o futuro busca acabamentos novos, lançados com prazo e tempo de prototipagem e testes – ressalta Larissa, CEO da NOS, baseada na sua formação em Administração de Empresas (pela Fae Business School e pós graduação em gestão empresarial e planejamento estratégico), com a adição do olhar apurado do diretor de arte – Gui, para os amigos.

Cabideiro Zanine, design de Zanini de Zanine para NOS Furniture
Cabideiro Zanine, design de Zanini de Zanine

Esse é o caminho para NOS Furniture oferecer ao mercado produtos de alta qualidade e durabilidade com design exclusivo e de luxo. Vinda de uma família com empresas na área de gastronomia, Larissa criou a NOS Furniture em um momento de guinada na sua vida: em 2013, deu vida à marca com o conceito de transparência na relação empresa-designer, 100% nacional e autoral de design no Brasil.

Poltrona Walk, obra de Rodrigo Almeida para NOS Furniture
Poltrona Walk, obra de Rodrigo Almeida

Até chegar ao ponto atual, Larissa conta que foi criado um software 100% nacional que levou três anos para rodar e tem sido sempre aprimorado desde então, o que envolveu cerca de R$ 3 milhões de investimento nos primeiros dois anos de operação. Isso para gerenciar os pedidos das lojas escolhidas a dedo para distribuírem seus produtos e destiná-los à operação de uma das sete fábricas em mais de um Estado – são as licenciadas que trabalham para a NOS Furniture. Cerca de 300 peças por mês embarcam no negócio com base em modelo europeu, que integra todo o processo, do desenho à venda, neste caso com distribuição mais do que criteriosa.

Jet Table, criação de Guilherme Torres para NOS Furniture
Jet Table, criação de Guilherme Torres

(Fotos NOS Furniture/Divulgação e GIZ)

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Casa Cor São Paulo abre dia 22 de maio

Para 10 semanas de exibição de 80 ambientes em 17 mil metros quadrados,...
Leia Mais

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *