Fazer um projeto de interiores de um apartamento para acolher uma criança que recém começou a caminhar já requer cuidados. Agora, se a isso se somar um cachorro grande, as questões específicas aumentam. Devo confessar que a presença de um golden retriever (raça da minha cachorra Bibiana) na família chamou a minha atenção neste trabalho das arquitetas urbanistas Josy Nascimento e Mariana Fonyat, do Integra Studio Arquietura, com atuação em Porto Alegre e Bento Gonçalves.
Para projetar os ambientes do apartamento com área de 80 metros quadrados, propriedade de um casal jovem que mora com um cachorro da raça golden retriever e uma filha de um ano era preciso liberar a área para a dupla. Uma premissa funcional do projeto então foi “a busca por ambientes sem muitos obstáculos”.
– Procuramos utilizar poucos elementos no mobiliário: não utilizamos aquelas mesinhas de centro e de canto com pontas, por exemplo, que podem causar acidentes, tanto com os pets, como com as crianças – dizem as arquitetas.
E, no quesito estético, a preferência do casal por esportes e praia (ele já foi velejador olímpico), norteou as escolhas. Eles preferiam uma casa baseada em simplicidade, praticidade, leveza e elementos que remetessem ao mar. Isso impactou na paleta cromática. Além da obra da fotógrafa e surfista Roberta Borges, os tons de cinza e pastel somaram-se à base branca nas paredes e teto e ao piso de tacos de madeira cumaru de 19mm de espessura com dimensões de 7cm x 42cm.
Áreas social e íntima seguem a mesma proposta.
INTEGRA STUDIO Arquitetura
fone +55 51 999552673