Há anos acompanho o trabalho dos arquitetos Ingrid Stemmer e Paulo Rodrigues. O escritório Stemmer Rodrigues, localizado no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre, tem outro sócio, Roberto Stemmer, irmão de Indrid, e uma equipe de talentos, mas minha proximidade maior é com o casal. Eles fazem de projetos de interiores a edifícios com a mesma desenvoltura. Fui na comemoração dos 30 anos e agora entram na nova década com a publicação dois de seus projetos. Foram selecionados para figurar no especial Architecture Work in Process – Worldwide Projects 2017-2021, da revista italiana Interni, da querida Gilda Bojardi.
Os projetos escolhidos para a edição são o Edifício Poema, com apartamentos de planta aberta e áreas comuns que funcionam como extensão de casa, e a Casa da Figueira, com uma fachada que contrasta as linhas rídigas do concreto com as orgânicas da árvore que nomeia a casa. A Stemmer Rodrigues é um dos três escritórios brasileiros a figurar na publicação, dividindo espaço com nomes conceituados internacionalmente como Arthur Casas e Zaha Hadid Architets.
Para o primeiro semestre de 2019, os sócios Paulo Henrique Rodrigues, Ingrid Stemmer e Roberto Stemmer se preparam para o lançamento de dois novos empreendimentos, nos bairros Petrópolis e Bela Vista, em Porto Alegre. Estamos falando de investimentos de R$ 26 milhões e R$ 24 milhões, respectivamente, somando uma área construída de mais de 12 mil metros quadrados. Eles são gente que faz a paisagem da nossa cidade.