Gaúcho na final do prêmio FOCO Bradesco ArtRio

A gente gosta quando tem gaúcho despontando no cenário nacional. Pois no Prêmio FOCO Bradesco ArtRio, que chega a sua quinta edição, Ismael Agliardi Monticelli, de Porto Alegre está na lista dos artistas selecionados em 2017: Iris Helena, da Paraíba, e Cleverson Luiz Salvaro, do Paraná, são os outros dois. Os três receberão como prêmio a participação em residências artísticas em reconhecidas instituições e também irão expor seus trabalhos em um estande especial na ArtRio deste ano, que abre ao público no dia 14, na Marina da Glória. Nesse mesmo dia será a premiação dos artistas, durante a feira de arte. Os três receberão bolsas para se dedicarem exclusivamente as suas pesquisas durante os períodos de residência.

As residências do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio em 2017 são:

– Rio de Janeiro – Residência Saracura – Responsável: Paula Borghi

– Minas Gerais – Residência Ecovila Terra Una – Responsável: Nadam Guerra

– Piauí (Teresina e São Raimundo Nonato) – Residência CAMPO + Fundação Museu do Homem Americano – Responsáveis: Marcelo Evelin e Niéde Guidon

A seleção dos vencedores é feita por um Comitê Curatorial independente com a direção do curador do Prêmio, Bernardo Mosqueira, e representantes de cada uma das instituições parceiras; Paula Borghi (Saracura), Nadam Guerra (Ecovila Terra Una); Marcelo Evelin e Niéde Guidon (Residência CAMPO + Fundação Museu do Homem Americano).

Artistas selecionados:

Ismael Agliardi Monticelli

Ismael Monticelli cred adriano guimarães
Ismael Monticelli (foto Adriano Guimarães, divulgação)

Residência Ecovila Terra Una

Natural de Porto Alegre, é bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, e mestre em Artes Visuais pela UFPel. Foi destaque na seleção da Bolsa Iberê Camargo 2011, e premiado no Festival de Fotografia HTTPpix, no Instituto Sergio Motta em São Paulo, 2010. Realizou individuais em diferentes cidades brasileiras e também participou de coletivas no país.

Foi destaque na seleção da Bolsa Iberê Camargo 2011, e premiado no Festival de Fotografia HTTPpix, no Instituto Sergio Motta em São Paulo, 2010. Realizou individuais em diferentes cidades brasileiras e também participou de coletivas no país.

No estande da ArtRio, vai apresentar a maquete/labirinto “Obsessão Miúda” (abaixo). Na foto ao alto, outro trabalho do artista, Mundo Fulgurante.

Ismael Monticelli Projeto Obsessão miúda - Manual de instruções
Ismael Monticelli Projeto Obsessão miúda – Manual de instruções

Para a residência, sua pesquisa tem início no Morro do Castelo, marco inicial da cidade do Rio de Janeiro. Com as reformas urbanísticas na cidade, aberturas de praças e avenidas e mudanças na própria organização dos bairros, o Morro do Castelo foi gradativamente sumindo do mapa urbano – tanto em aspecto físico como em aspecto social, com a perda de seus moradores. A proposta de trabalho vai, com uma linguagem artística e poética, mostrar as cicatrizes que esse vazio físico e social deixou, e também a relação do poder público com o patrimônio material e imaterial da cidade e de seus habitantes.

Iris Helena

Residência Saracura

Nascida em João Pessoa, na Paraíba, é graduada em Artes Visuais Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Artes – Poéticas Contemporâneas e doutoranda em Métodos e Processo em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília. Sua pesquisa caracteriza-se pela investigação crítica, filosófica, estética e poética da paisagem urbana a partir de uma abordagem dialógica entre a imagem da cidade e as superfícies/suportes escolhidos para materializá-la.

A artista já produziu cinco exposições individuais e participou de importantes mostras coletivas. Recebeu menção honrosa no 61º Salão de Abril em Fortaleza (2010) e no II Prêmio EDP nas Artes, no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo (2011). Vive e trabalha em Brasília, onde integra o grupo de artistas pesquisadores VAGA-MUNDO: poéticas nômades.

Na ArtRio 2017, vai apresentar a instalação “Imaginário cartográfico de uma cidade brasileira”, que será formada por cerca de 50 cascas de paredes de casas e ruínas variadas impressas a jato de tinta. As imagens impressas formam o mapa de uma cidade síntese brasileira.

Sua proposta para a residência é avanças na pesquisa sobre a formação das cidades brasileiras. Em seu trabalho, a artista busca pensar “historicamente, conceitualmente e poeticamente” como são os espaços utilizados pelo coletivo, lugares de reuniões, manifestações e cultos, de ritos e de integração social.

Cleverson Luiz Salvaro

Residência CAMPO + Fundação Museu do Homem Americano

Natural de Curitiba, é formado pela Faculdade de Artes do Paraná, com Mestrado em Artes Visuais, PPGAV da Universidade do Estado de Santa Catarina. Já teve exposições individuais em espaços como Memorial Minas Gerais Vale, Centro Cultural São Paulo e Memoria de Curitiba. Hoje vive e trabalha em Belo Horizonte.

Foi selecionado para coletivas como Biennale de Québec – Manif d’art 5, no Canadá; 63º Salão Paranaense, MAC-PR; Bolsa Pampulha 2010/2011, Museu de Arte da Pampulha em Belo Horizonte; e 6ª VentoSul – Bienal de Curitiba.

Durante a ArtRio 2017, sua proposta é mostrar a reconstrução do espaço, como forma de revelar os bastidores do processo de exposição, deixando à mostra as estruturas dos painéis e demais materiais utilizados.

Para a residência, quer buscar o processo de humanização através do qual os espaços naturais se transformam – seguindo a pergunta “Quais seriam os indícios da passagem do homem contemporâneo que permaneceriam através do tempo? ”.

 

 

Sobre a ArtRio

Em 2017, a ArtRio estreia em novo endereço: a Marina da Glória. O evento, que acontece de 13 a 17 de setembro, vai reunir importante galerias brasileiras e internacionais.  Chegando a sua 7ª edição, a feira tem entre suas metas ser um dos principais eventos mundiais de negócios no segmento da arte.

A ArtRio pode ser considerada uma grande plataforma de arte contemplando, além da feira internacional, ações diferenciadas e diversificadas com foco em difundir o conceito de arte no país, solidificar o mercado, estimular e possibilitar o crescimento de um novo público oferecendo acesso à cultura.

SERVIÇO ARTRIO 2017

Data: 14 a 17 de setembro (quinta-feira a domingo)

Preview – 13 de setembro (quarta-feira)

Horários: Dias 14 e 15 – quinta e sexta-feira – 14h às 21h

Dia 16 – sábado – 14h às 21h

Dia 17 – domingo – 14h às 19h

Ingressos: R$ 40 / R$ 20

Bilheterias no local nos dias de evento

Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória

Estacionamento no local

Metrô – Estação Glória / Passarela em frente à Rua do Russel

www.artrio.art.br

www.twitter.com/artriofair

Instagram: @ artrio.art.br

Facebook: ArtRio-Feira-Internacional-de-Arte-do-Rio-de-Janeiro

#artrio2017

#compartilhearte

 

 

 

 

 

 

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Estilos contrastantes refletem o lifestyle atual

Produtos criados nas cores que são eleitas tendências compõem vitrina selecionada na Abup...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *