Farol Santander: Balões de Flávia Junqueira em Porto Alegre

Exposição Revoada no Farol Santander, em Porto Alegre
Revoada, exposição de Flávia Junqueira com instalação e fotos (Viva Foto, divulgação)

Até o dia 25 de abril estará aberta a mostra Revoada, da artista Flávia Junqueira, no Farol Santander Porto Alegre, a primeira de 2021. A exposição Revoada ocupa o Grande Hall do lindo prédio do Centro Histórico, onde a sua arquitetura contraacena com a instalação de 70 balões de vidro e fotos com trabalhos realizados por Flávia Junqueira em teatros do Brasil. Há intervenções no Theatro São Pedro, de Porto Alegre, e no Theatro Guarany, de Pelotas.

Farol Santander em Porto Alegre (Fabio Del Re, Viva Foto, divulgação)
Farol Santander em Porto Alegre (Fotos Fabio Del Re, Viva Foto, divulgação)

Revoada, já exposta em São Paulo, tem curadoria de Paulo Herkenhoff e produção de Angela Magdalena (Madai) e Julia Brandão (Ayo). A mostra aberta dia 2 de fevereiro mostra obras da jovem artista visual paulistana no Grande Hall do histórico edifício com a instalação Revoada, homônima à exposição bidimensional, uma cenografia lúdica e imersiva, com balões de vidro medindo de 90cm a 40cm, coloridos e suspensos a partir do teto. A suspensão dos balões foi realizada com cabos de aço que dão a sensação de os objetos estarem voando.

Paleta de cores dos vitrais dialoga com as cores dos balões
Paleta de cores dos vitrais dialoga com as cores dos balões

Essa instalação proposta por Flávia Junqueira potencializa as cores do vitral do Grande Hall e introduz novas colorações, estimulando uma sinergia singular entre a poética da artista e a arquitetura do espaço. Reconhecida por seu estilo de explorar os balões dentro da arte visual, Flávia Junqueira convida o público a uma volta ao período em que vivenciamos e processamos nossas primeiras descobertas como seres humanos.

Fotos com instalações de Flávia Junqueira
Fotos com instalações de Flávia Junqueira

Além da instalação com os 70 balões, há mais de 15 fotos de aproximadamente 120cm x 150cm, com intervenções artísticas realizadas em grandes salas e teatros do país, como: Theatro São Pedro (RS), Theatro Guarany (RS), Theatro Amazonas (AM), Theatro Municipal de São Paulo (SP), Sala São Paulo (SP), Theatro São Pedro (SP), Farol Santander São Paulo (SP), Teatro Coliseu de Santos (SP), Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ), Theatro Municipal de Niterói (RJ), Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), Theatro da Paz (PA), Theatro José de Alencar (CE). Junto às fotos, três vídeos inéditos e de making of das instalações promovidas pela artista nos teatros também são parte da mostra.

Revoada: balões parecem entrar nas obras bidimensionais
Revoada: balões parecem entrar nas obras bidimensionais

As ocupações dos teatros características do trabalho da artista, que catalogou uma série de espaços importantes em todas as regiões do Brasil, promovem, a partir de suas arquiteturas e importância histórica, a união entre a relevância cultural destes ambientes com a provocação lúdica dos elementos conectados a infância, mas próximos das fábulas, sonhos e fantasias da imaginação.

“Depois de uma passagem de sucesso por São Paulo, apresentamos a exposição Revoada – exclusivamente produzida e adaptada à beleza desse espaço. Por meio de fotografias, vídeos e instalações que fazem referência a jogos, brincadeiras e atividades criativas, a renomada artista Flávia Junqueira cria uma obra na qual o grande protagonista é o universo visual da infância.”; ressalta Patricia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.

Revoada é apresentada pelo Ministério do Turismo e Santander, com patrocínio via Lei de Incentivo à Cultura. Realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Farol Santander Porto Alegre.

 

Sobre o Farol Santander Porto Alegre

O Farol Santander, centro de empreendedorismo, cultura e lazer em Porto Alegre completou, em março de 2020, um ano de atividades. No período, recebeu cinco exposições de artes visuais: “Contemporâneo, sempre: Coleção Santander Brasil”; “Roda Gigante – artista Carmela Gross”, “Saramago – os pontos e a vista”, “Estratégias do Feminino” e “GIGANTAS – uma experiência por Nonotak Studio”. Foram exibidos 15 programas especiais no Cine Farol Santander, com destaque para a mostra “Cinema Atual Espanhol”; realizou encontros relevantes, como com o filósofo francês Luc Ferry e debates sobre moda e gastronomia.

O Farol Santander Porto Alegre também tem um Espaço Memória que traz a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira, além do Restaurante Moeda; todos concentrados no subsolo da instituição. Vale destacar a dinâmica de eventos, que disponibiliza todos os espaços do Farol Santander para locação.

Protocolos de segurança e saúde

Para zelar pela segurança e saúde de seu público e funcionários, haverá medição de temperatura e tapetes sanitizantes e secantes para ingresso no prédio; será obrigatório o uso de máscaras; dispensers de álcool em gel estarão disponíveis em todos os andares do edifício e o ambiente também contará com sinalizações para que todos respeitem o distanciamento de 1,5 metro. O Farol ainda reforçou o serviço de limpeza e higienização de todo o prédio. A capacidade total atual está a 25% de visitantes.

Sobre Flávia Junqueira

Flávia Junqueira (São Paulo, Brasil, 1985) lida principalmente com fotografia. O universo visual da infância e a construção de um imaginário sobre este período permeiam a obra da artista desde o início de sua produção.

Doutoranda em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada em fotografia e bacharel em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Integra o Atêlie Fidalga sob coordenação de Sandra Cinto e Albano Afonso.

Participou do projeto do programa de residências da Izolyatsia’s Platform for Cultural Initiatives na cidade de Donestk na Ucrânia com curadoria de Boris Mikailov (2011), da residência Cité Internationale des Arts em Paris com apoio da FAAP (2011), integrou o Programa PIESP da Escola São Paulo (2010) e atuou como assistente de cenografia no Espaço Cenográfico de São Paulo de J.C.Serroni.

Entre os principais projetos e exposições coletivas que participou destacam-se: Culture and Conflict, IZOLYATSIA in Exile; Palais de Tokyo, The World Bank Art Program; Kaunas Photo festival; Exposição Individual “Tomorrow I will be born again” na Cité Dês Arts; coletiva “Una mirada latino Americana” do projeto Photo España; temporada de projetos Paço das Artes; prêmio Energias na Arte no Instituto Tomie Otahke, programa Nova Fotografia no MIS; Concurso Itamaraty; Residência RedBull House of Art; Atêlie Aberto da Casa Tomada, entre outros.

Algumas de suas obras integram o acervo de museus e espaços culturais como: MAR-RJ, MAM-SP, MIS-SP, MAB-FAAP, Museu do Itamaraty, Instituto Figueiredo Ferraz, RedBullStation entre outros. Flávia Junqueira é representada pela Galeria Zipper em São Paulo, pela Galeria Quadra no Rio de Janeiro, pela Reiners Contemporary Art na Espanha e Estudio Arara em Paris e Lisboa.

Serviço

O que: exposição Revoada

Quando: 02/02 a 25/04. Funcionamento: terça a domingo; Horários: 12h às 18h (terça a domingo)

Onde: Farol Santander Porto Alegre: Rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico, Porto Alegre, RS. Site Farol Santander: farolsantander.com.br. Fone Farol Santander Porto Alegre: (51) 3287-5898

Quanto: Ingressos: R$ 15 (visitação completa ao Farol Santander).

Vendas: https://site.bileto.sympla.com.br/farolsantanderpoa/

Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam ingresso. A partir dos 3 anos, pagam meia entrada e, a partir dos 12 anos, é necessária a apresentação de RG e carteirinha de estudante para o pagamento da meia.

Classificação: Livre

Acessibilidade: Rua Cassiano Nascimento – acesso lateral / toaletes e elevadores adaptados, rampas de acesso.

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Projeto de residência tem interior e exterior integrados

Design e paisagismo aliados resultam no luxo contemporâneo em uma residência com...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *