Living agora faz jus ao nome do ambiente e resume o universo de convívio das famílias desde o início da pandemia. Esta área social, ambiente principal de uma casa de 300 metros quadrados, localizada no condomínio Terra Ville, na zona sul de Porto Alegre, teve o seu layout e estilo definidos pelo Estúdio R Arquitetura, de Lajeado.
– Buscamos valorizar o pé-direito duplo que, além dos painéis ripados, ganhou destaque com as luminárias pendentes sobre a mesa de jantar e sinuca. Na bancada do bar da churrasqueira, usamos luminárias tubulares em alturas variadas para equilibrar e diferenciar – diz o “R” que deu nome ao escritório, Rafael Gallarreta Fernandes, arquiteto urbanista com especialização em iluminação e design de interiores.
Entre as vantagens funcionais do pé-direito alto e das grandes janelas da casa é a existência de ventilação cruzada, o que gera troca de temperatura que resulta em maior conforto térmico natural para o living.
Para contemplar com prazer, o profissional explica ainda que “não quis, ao completar com móveis soltos, encher a casa, para manter a permeabilidade visual dos grandes planos de vidro”, além de preservar a circulação entre os recantos.
– Quando se entra na casa, o visual vai até a piscina, passando pela varanda de maneira muito limpa – ressalta.
Como quando a residência ficou pronta, em novembro/dezembro de 2018, já existia o bar na sala, o sofá e os painéis ripados, o projeto do Estúdio R partiu dessas estruturas preexistentes e das suas paletas de cores para determinar a composição dos móveis, acessórios e até elementos de paisagismo interno.
– Mantive a cor base nos tons cinzas e neutros com pitadas de cor: o rosé nas poltronas e no quadro em grande formando do recanto e trouxe também o verde-musgo para as poltronas e o tapete de jantar, uma maneira de trazer o externo para dentro da casa – conta Rafael.
Tudo sobre piso de porcelanato em tom cinza, mesma cor de algumas paredes combinadas a outras com aplicação de papel de parede com estampa geométrica, como é o caso do hall. Quadros e esculturas dialogam com as demais escolhas, ao mesmo tempo em que se encarregam de personalizar o espaço e agregar informação.
– A gente sempre busca a “cara” do cliente, buscamos definir o perfil e gostos pessoais, fazemos para ele, queremos que ele se sinta bem, acolhido e, como sempre, damos nossa pitada de gosto pessoal: misturamos texturas e materiais, por exemplo, ao mesmo tempo em que temos uma mesa de jantar em pedra, há um tapete de pele tingida. Vamos buscando essa conversa entre elementos e texturas – relata Rafael.
Com atuação em projetos residenciais e comercias e de interiores para todo o país, o escritório, Estúdio R Arquitetura, com 13 anos recém completados – foi criado por Rafael em março de 2008 – partiu da sede em Lajeado (RS) e hoje tem projeto a ser executado no Piauí. Observe neste projeto como a proposta liga o interior da casa ao entorno da piscina, no exterior.
Fotos: Artur Pretto Junqueira, divulgação