Casa em condomínio: espaço horizontal

Casa em condomínio na zona sul de Porto Alegre
Área social integrada com acesso direto ao pátio. Projeto de interiores da arquiteta Bruna Charak Jany (fotos Cristiano Bauce, divulgação)

Uma casa ampla, com 450 metros quadrados, com pátio, dentro de um condomínio e com o mínimo de escadas. Como se não bastasse, bem iluminada e com um projeto que atende todas as necessidades da família, incluídos aí dois closets para o casal.

Estar da casa
Estar acompanha a proposta de leveza do projeto

– Os clientes já moravam em casa de condomínio, porém buscavam mais espaço e menos “andares” – diz a arquiteta Bruna Charak Jany, autora do projeto de interiores de uma casa no Condomínio Las Rocas, em Ipanema, zona sul de Porto Alegre, com dois pavimentos e um sótão – a residência anterior tinha quatro pavimentos e não havia pátio.

área social

Estar com lareira

Estar com lareiraA área social da residência nova da família composta por um casal com um filho tem 113,42 metros quadrados, incluindo o hall de entrada. Comprada em dezembro pelos clientes, a casa era nova, mas já estava pronta há algum tempo. Projeto, obra e mudança transcorreram de janeiro a junho passados, para quando estava prevista a mudança.

área social integrada

Observe o fechamento ao fundo
Observe em dois ângulos o fechamento da cozinha ao fundo
Fechamento total
Fechamento total com a área social isolada da cozinha

Jantar

Cozinha isolada

Bar
O bar foi feito em carvalho, inclusive no tampo, com ripados. O couro entrou nas cadeiras como forma de também “aquecer” o espaço, conta a arquiteta Bruna Jany

– Não foram muitas as alterações estruturais, mas integramos a varanda ao estar (onde está a poltrona Charles e Ray Eames) e alteramos instalações elétrica e hidráulica – ressalta Bruna.

Entre os destaques, a poltrona com design do casal Charles e Ray Eames
Entre os destaques do mobiliário, a poltrona com design do casal Charles e Ray Eames

Mas tem mais: “uma das suítes virou o closet do marido e o closet do projeto original ficou com a esposa”. A identidade do casal foi mantida por meio de alguns móveis e objetos que vieram da casa antiga, inclusive obras de arte do acervo familiar.

Quarto do casal
Quarto do casal
Na suíte casal, alem da integração do outro quarto para que cada um tivesse um closet, o painel que faz o fundo do closet serviu como revestimento da parede de cabeceira.
Na suíte casal, de 29 metros quadrados, além da integração do outro quarto para que cada um tivesse um closet, o painel que faz o fundo do closet serviu como revestimento da parede de cabeceira
Banheiro para casal: cada um com a sua cuba
Banheiro para casal: cada um com a sua cuba

– Fomos montando os ambientes um a um e discutindo com eles as soluções e ajustes. A ideia era trazer aconchego a uma casa que tinha um porcelanato mais escuro: então, abusamos na madeira carvalho no mobiliário. Quanto aos moveis soltos, a mesa de jantar Mérida do Studio Saccaro foi paixão à primeira vista pela cliente e serviu de base para montar esse espaço – conta a arquiteta.

Mesa de jantar da Coleção Mérida, do Studio Saccaro, inspirada na arquitetura do Museu Nacional de Arte Romana, projeto do arquiteto espanhol Rafael Moneo
Mesa de jantar da Coleção Mérida, do Studio Saccaro, inspirada na arquitetura do Museu Nacional de Arte Romana, projeto do arquiteto espanhol Rafael Moneo. A cidade Mérida é Patrimônio da Humanidade

 Na cozinha, a cliente que sugeriu usar porcelanato nos tampos e  o resultado foi excelente. Os moveis são da Florense.

Bruna conta que, “na cozinha, a cliente que sugeriu usar porcelanato nos tampos e  o resultado foi excelente”. O ambiente tem 16 metros quadrados

Cozinha

Escritório

No gabinete de 11 metros quadrados, do médico dono da casa, os móveis têm acabamento tipo couro, lançamento na época em que foram encomendados.

Escritório: O cliente pediu um ambiente sóbrio e com muito espaço para livros e memórias de viagens e momentos vividos na profissão.
O cliente pediu à arquiteta um ambiente sóbrio e com muito espaço para livros e memórias de viagens e momentos vividos na profissão

(As fotos mostradas nesta reportagem acabaram de ser feitas pelo fotógrafo Cristiano Bauce, em março de 2020, dias antes de começar a quarentena em função no novo coronavírus.)

Bruna Charak Jany Arquitetura

Rua Dr. Armando Barbedo, 322 | Sala 208 | Bairro Tristeza – Porto Alegre

Fone (51) 30856573

www.brunajany.com.br

bruna@brunajany.com.br

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

No dia em que Oscar Niemeyer faria 110 anos, será entregue o Prêmio Arquiteto e Urbanista

E mais, em uma obra do escritório de Oscar Niemeyer, uma das...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *