Uma casa ampla, com 450 metros quadrados, com pátio, dentro de um condomínio e com o mínimo de escadas. Como se não bastasse, bem iluminada e com um projeto que atende todas as necessidades da família, incluídos aí dois closets para o casal.
– Os clientes já moravam em casa de condomínio, porém buscavam mais espaço e menos “andares” – diz a arquiteta Bruna Charak Jany, autora do projeto de interiores de uma casa no Condomínio Las Rocas, em Ipanema, zona sul de Porto Alegre, com dois pavimentos e um sótão – a residência anterior tinha quatro pavimentos e não havia pátio.
Estar com lareiraA área social da residência nova da família composta por um casal com um filho tem 113,42 metros quadrados, incluindo o hall de entrada. Comprada em dezembro pelos clientes, a casa era nova, mas já estava pronta há algum tempo. Projeto, obra e mudança transcorreram de janeiro a junho passados, para quando estava prevista a mudança.
– Não foram muitas as alterações estruturais, mas integramos a varanda ao estar (onde está a poltrona Charles e Ray Eames) e alteramos instalações elétrica e hidráulica – ressalta Bruna.
Mas tem mais: “uma das suítes virou o closet do marido e o closet do projeto original ficou com a esposa”. A identidade do casal foi mantida por meio de alguns móveis e objetos que vieram da casa antiga, inclusive obras de arte do acervo familiar.
– Fomos montando os ambientes um a um e discutindo com eles as soluções e ajustes. A ideia era trazer aconchego a uma casa que tinha um porcelanato mais escuro: então, abusamos na madeira carvalho no mobiliário. Quanto aos moveis soltos, a mesa de jantar Mérida do Studio Saccaro foi paixão à primeira vista pela cliente e serviu de base para montar esse espaço – conta a arquiteta.
Bruna conta que, “na cozinha, a cliente que sugeriu usar porcelanato nos tampos e o resultado foi excelente”. O ambiente tem 16 metros quadrados
No gabinete de 11 metros quadrados, do médico dono da casa, os móveis têm acabamento tipo couro, lançamento na época em que foram encomendados.
(As fotos mostradas nesta reportagem acabaram de ser feitas pelo fotógrafo Cristiano Bauce, em março de 2020, dias antes de começar a quarentena em função no novo coronavírus.)
Bruna Charak Jany Arquitetura
Rua Dr. Armando Barbedo, 322 | Sala 208 | Bairro Tristeza – Porto Alegre
Fone (51) 30856573