Fronteiras do Pensamento: o francês Luc Ferry é o último conferencista deste ano

Palco do Fronteiras do Pensamento com Isay Weinfeld
Luc Ferry é o conferencista do dia 11 de novembro. Na foto, o palco do Fronteiras do Pensamento com Isay Weinfeld (Foto Studio Prestes)

O filósofo francês Luc Ferry encerra a temporada 2019 do Fronteiras do Pensamento na próxima segunda-feira, 11 de novembro, em Porto Alegre. O evento terá início às 19h45min e será realizado no Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110). Os passaportes para a temporada 2019 estão esgotados.

Na Europa das migrações e do multiculturalismo, Luc Ferry é um defensor do humanismo secular e da espiritualidade laica. Escritor, professor e ex-ministro da Educação na França, Ferry trouxe a filosofia de volta ao cotidiano, com linguagem e abordagem mais acessíveis. “A filosofia não consiste em tentar construir um argumento para responder a uma questão absurda. A filosofia é aprender a viver“, afirma.

Em 1985, ganhou notoriedade ao publicar um artigo juntamente com Alain Renaut, intitulado Le Pensée 68, no qual criticavam os pensadores pós-maio de 1968. De 2002 a 2004, no governo de Jacques Chirac, foi ministro da Educação Nacional. Dois anos depois, publicou Aprender a viver, no qual mostra como a sabedoria pode ser o caminho para uma vida melhor. O livro se tornou best-seller e recebeu o Prêmio Aujourd’hui 2006, um dos mais conceituados na França. Seu livro mais recente publicado no Brasil, em 2018, é 7 maneiras de ser feliz – Como viver de forma plena.

Formado em filosofia pelas universidades de Sorbonne e de Heidelberg, fez seu doutorado em ciência política pela Universidade de Reims. Foi agraciado com os graus de Cavaleiro da Legião da Honra e da Ordem das Artes e das Letras da República Francesa, e os prêmios Droits de l’Homme e Ernest Thorel, entre outros.

Evitando o pessimismo e cultuando a sabedoria e a boa vida, Luc Ferry entende que a filosofia traz as respostas para que o homem possa superar seus medos, que são os obstáculos que impedem que ame os outros e seja livre. “Se um dia quisermos que as crianças pensem por si próprias, precisamos ensinar a história de grandes visões do mundo. Contar, por exemplo, que na filosofia existem cinco grandes respostas para a pergunta “o que é a vida boa”: a grega, a cristã, a do humanismo moderno, a de pensadores como Nietzsche e a contemporânea. Isso é apaixonante.”

O Fronteiras do Pensamento Porto Alegre é apresentado por Braskem, com patrocínio Unimed Porto Alegre e Hospital Moinhos de Vento, parceria cultural PUCRS, e empresas parceiras Unicred e CMPC. Universidade parceira UFRGS e promoção Grupo RBS.

A temporada 2019 do Fronteiras do Pensamento traz a Porto Alegre oito pensadores reconhecidos internacionalmente. Já foram realizadas as conferências de Graça Machel, Paul Auster, Roger Scruton, Denis Mukwege, Janna Levin, Werner Herzog e Contardo Calligaris. 

SAIBA MAIS SOBRE OS CONFERENCISTAS

13 DE MAIO | GRAÇA MACHEL (Moçambique, 1945)

Política e ativista pelos direitos humanos moçambicana

Em territórios pobres e carentes de investimentos e de direitos humanos, Graça Machel defende ações pela educação das crianças e pelo empreendedorismo de mulheres. Viúva de Nelson Mandela, Machel se espelha na própria trajetória para mudar outras vidas no continente africano.

17 DE JUNHO | PAUL AUSTER (Estados Unidos, 1947)

Escritor norte-americano

Nova York é o cenário dos livros de Paul Auster. A grande metrópole, com seus habitantes e dramas, está nos romances que trazem reflexões existenciais, paradoxos e coincidências. Best-seller e consagrado ficcionista norte-americano, Auster é um escritor para ser lido e celebrado.

1 DE JULHO | ROGER SCRUTON (Reino Unido, 1944)

Filósofo britânico

Intelectual que analisa as grandes correntes do pensamento ocidental, Roger Scruton é autor de obras sobre filosofia, política e estética. Professor na Inglaterra e nos Estados Unidos, Scruton é um dos expoentes do pensamento conservador contemporâneo e grande polemista.

19 DE AGOSTO | DENIS MUKWEGE (Congo, 1955)

Médico congolês

No Congo, país marcado por conflitos e desigualdade, o médico Denis Mukwege criou o Hospital de Panzi e passou a atuar em nome da saúde e da dignidade de mulheres vítimas de violência sexual. Prêmio Nobel da Paz de 2018, Mukwege tem uma trajetória que emociona e inspira.

2 DE SETEMBRO | JANNA LEVIN (Estados Unidos, 1967)

Física teórica e astrônoma norte-americana

Com os olhos voltados para o vasto espaço acima de nós, o trabalho de Janna Levin busca compreender os buracos negros e as ondas gravitacionais no espaço-tempo. Professora de física e astronomia, Levin escreve sobre a obstinação do homem em desvendar os mistérios do universo.

23 DE SETEMBRO | WERNER HERZOG (Alemanha, 1942)

Cineasta alemão

Um dos principais nomes do movimento cinematográfico na Alemanha do pós-guerra, o cineasta Werner Herzog tem uma obra densa e controversa. Com filmes e documentários, como AguirreFitzcarraldoNosferatu e O homem-urso, Herzog é um diretor que retrata o misticismo, o desconhecido e a tragédia no mundo.

21 DE OUTUBRO | CONTARDO CALLIGARIS (Milão, 1948)

Psicanalista e escritor italiano

A trajetória de Contardo Calligaris é marcada pela reflexão sobre a existência humana. No consultório de psicanálise ou em seus textos e livros, Calligaris aborda as questões da adolescência e as angústias provocadas pelos desafios contemporâneos.

11 DE NOVEMBRO | LUC FERRY (França, 1951)

Filósofo francês

Na Europa das migrações e do multiculturalismo, Luc Ferry é um defensor do humanismo secular e da espiritualidade laica. Escritor, professor e ex-ministro da Educação na França, Ferry trouxe a filosofia de volta ao cotidiano, com linguagem e abordagem mais acessíveis.

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO PORTO ALEGRE – TEMPORADA 2019

DATAS E HORÁRIO: São oito encontros ao longo do ano – 13/5, 17/6, 1/7, 19/8, 2/9, 23/9, 21/10 e 11/11, sempre às segundas-feiras, às 19h45min.

LOCAL: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

INGRESSOS: os passaportes estão esgotados.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Gian Carlo Gasperini, arquiteto italiano do aflalo/gasperini, faleceu aos 93 anos

Sócio-fundador do escritório aflalo/gasperini arquitetos, o arquiteto italiano Gian Carlo Gasperini faleceu...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *