Apartamento pequeno mas com estilo em 40m2

Integração na área social garante o conforto para o convívio enoo apartamento de 40 metros quadrados
Integração na área social garante o conforto para o convívio

Reforma viabiliza um segundo dormitório em apartamento de 40 metros quadrados, com soluções práticas combinadas a estéticas, projeto dos arquitetos Felipe Luciano e Vanessa Keiko, do Estudio FCK. Para prover este apartamento compacto de um espaço de convivência para um casal e sua filha jovem, os arquitetos buscaram priorizar espaços integrados e investiram em marcenaria planejada para harmonizar os espaços com praticidade originada em generosas doses de criatividade. Para mudar a planta na área íntima e criar mais um quarto no imóvel, a estratégia incluiu a redução da área do dormitório principal e o deslocamento do banheiro para o corredor a fim de dar lugar ao novo cômodo.

Dormitório criado com a alteração na planta
Dormitório criado com a alteração na planta (fotos Luís Gomes, Divulgação)

Seguindo o tom de azul turquesa, o quarto da filha criado na reforma recebe uma decoração jovem e descontraída com delicados objetos decorativos. No espaço, a dupla também criou um home office definido pela bancada espaçosa e um gaveteiro para a jovem estudar em casa. “O painel de TV também foi planejado com nichos para guardar livros e outros itens”, conta Vanessa Keiko.

O novo banheiro compacto segue uma decoração minimalista no tom de branco. O revestimento geométrico dá um toque moderno ao espaço, assim como a pia de semi-encaixe, modelo que ocupa pouco espaço e tem design diferenciado.

Quarto do casal na mesma paleta cromática do dormitório da filha
Quarto do casal na mesma paleta cromática do dormitório da filha

No dormitório do casal, a parede principal recebe revestimento de porcelanato branco Thassos, da Mosarte. A textura do material contribui para a sensação de amplitude do espaço, assim como a escolha por criado-mudo e armário espelhados (Arte Moderna Retrô), que contribuíram para garantir um ambiente mais amplo, sem deixar o design de lado.

Poltrona dá um toque de cor no estar
Poltrona dá um toque de cor no estar

Nas áreas sociais, os arquitetos abusaram da funcionalidade dos móveis planejados para aproveitar todo o espaço disponível. Com isso, o uso da madeira cria ambientes com tons quentes e estilo rústico em evidência. Seguindo a proposta de gerar ambientes visivelmente mais espaçosos, os arquitetos abriram a cozinha para que fosse integrada às salas de jantar e estar.

Na sala de estar, o painel de TV vazado tem acabamento ripado que, além de dar suporte ao aparelho, oferece nichos vazados para objetos e deixa a luz passar, mais um recurso que ajuda a ampliar e a conectar os espaços. Do lado direito, o painel segue por toda a parede, configurando o home office e o espaço dedicado ao café. Do outro lado, uma grande estante de livros, igualmente planejada, engrandece o ambiente e guarda a coleção dos moradores apaixonados por boas leituras.

Para contrastar com o tom de madeira predominante nos espaços sociais, pequenos pontos de cor marcam de maneira sutil o ambiente, como um quadro do acervo pessoal do dono do apartamento e a poltrona amarela no estar.  Na iluminação, os profissionais apostam em luzes indiretas, com sanca de gesso e lâmpadas tubular de LED, criando um ambiente mais intimista na sala de estar.

A cozinha, prioritariamente em tons escuros, recebe o vermelho no revestimento do frontão, em porcelanato, que ainda oferece uma iluminação especial para a área de cocção. “Prática e funcional, também optamos por uma cozinha com armários e eletrodomésticos aéreos em busca de um melhor aproveitamento, o que também deixou a área mais livre”, explica Felipe Luciano. O espaço também é integrado com a lavanderia, divididos apenas por cobogós.

A cozinha tem detalhamento em cobogó ao fundo
A cozinha tem detalhamento em cobogó ao fundo, para setorizar a lavanderia
Mesa redonda para as refeições
Mesa redonda para as refeições entre a cozinha e o estar

Para as refeições do dia a dia e ocasiões especiais, a sala de jantar recebe uma mesa redonda que comporta quatro pessoas confortavelmente. O conjunto é encimado pelo lustre marcante de acabamento fosco.

www.estudiofck.com.br

@estudiofck

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Tapete dá o tom em projeto de estar

Simples assim: apaixonados por tapetes, a arquiteta Karen Feldman e o marido,...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *