Reforma viabiliza um segundo dormitório em apartamento de 40 metros quadrados, com soluções práticas combinadas a estéticas, projeto dos arquitetos Felipe Luciano e Vanessa Keiko, do Estudio FCK. Para prover este apartamento compacto de um espaço de convivência para um casal e sua filha jovem, os arquitetos buscaram priorizar espaços integrados e investiram em marcenaria planejada para harmonizar os espaços com praticidade originada em generosas doses de criatividade. Para mudar a planta na área íntima e criar mais um quarto no imóvel, a estratégia incluiu a redução da área do dormitório principal e o deslocamento do banheiro para o corredor a fim de dar lugar ao novo cômodo.
Seguindo o tom de azul turquesa, o quarto da filha criado na reforma recebe uma decoração jovem e descontraída com delicados objetos decorativos. No espaço, a dupla também criou um home office definido pela bancada espaçosa e um gaveteiro para a jovem estudar em casa. “O painel de TV também foi planejado com nichos para guardar livros e outros itens”, conta Vanessa Keiko.
O novo banheiro compacto segue uma decoração minimalista no tom de branco. O revestimento geométrico dá um toque moderno ao espaço, assim como a pia de semi-encaixe, modelo que ocupa pouco espaço e tem design diferenciado.
No dormitório do casal, a parede principal recebe revestimento de porcelanato branco Thassos, da Mosarte. A textura do material contribui para a sensação de amplitude do espaço, assim como a escolha por criado-mudo e armário espelhados (Arte Moderna Retrô), que contribuíram para garantir um ambiente mais amplo, sem deixar o design de lado.
Nas áreas sociais, os arquitetos abusaram da funcionalidade dos móveis planejados para aproveitar todo o espaço disponível. Com isso, o uso da madeira cria ambientes com tons quentes e estilo rústico em evidência. Seguindo a proposta de gerar ambientes visivelmente mais espaçosos, os arquitetos abriram a cozinha para que fosse integrada às salas de jantar e estar.
Na sala de estar, o painel de TV vazado tem acabamento ripado que, além de dar suporte ao aparelho, oferece nichos vazados para objetos e deixa a luz passar, mais um recurso que ajuda a ampliar e a conectar os espaços. Do lado direito, o painel segue por toda a parede, configurando o home office e o espaço dedicado ao café. Do outro lado, uma grande estante de livros, igualmente planejada, engrandece o ambiente e guarda a coleção dos moradores apaixonados por boas leituras.
Para contrastar com o tom de madeira predominante nos espaços sociais, pequenos pontos de cor marcam de maneira sutil o ambiente, como um quadro do acervo pessoal do dono do apartamento e a poltrona amarela no estar. Na iluminação, os profissionais apostam em luzes indiretas, com sanca de gesso e lâmpadas tubular de LED, criando um ambiente mais intimista na sala de estar.
A cozinha, prioritariamente em tons escuros, recebe o vermelho no revestimento do frontão, em porcelanato, que ainda oferece uma iluminação especial para a área de cocção. “Prática e funcional, também optamos por uma cozinha com armários e eletrodomésticos aéreos em busca de um melhor aproveitamento, o que também deixou a área mais livre”, explica Felipe Luciano. O espaço também é integrado com a lavanderia, divididos apenas por cobogós.
Para as refeições do dia a dia e ocasiões especiais, a sala de jantar recebe uma mesa redonda que comporta quatro pessoas confortavelmente. O conjunto é encimado pelo lustre marcante de acabamento fosco.
@estudiofck