Escritório de Santa Maria ganha concurso nacional

Projeto Lineastudio Arquiteturas

De Santa Maria para Brasília: o projeto Grão – Habitação modular de interesse social, desenvolvido pelo escritório santa-mariense Lineastudio Arquiteturas (que abriu recentemente escritório também em Porto Alegre) foi o primeiro colocado no grupo 2 do Concurso Público Nacional de Projetos de Arquitetura para Habitação de Interesse Coletivo, promovido pelo CODHAB do Distrito Federal.

O arquiteto Zé Barbosa, diretor do Lineastudio Arquiteturas, conta tudo:

Quando vimos o edital do concurso do CODHAB – DF vislumbramos a possibilidade de retribuir à sociedade e à parcela da população que não tem acesso a nosso trabalho, todas as oportunidades que tivemos. Nosso objetivo foi criar espaços com qualidade, dimensões adequadas, iluminação natural, ventilação cruzada, racionalidade estrutural e construtiva, eficiência de custos, modularidade e identidade arquitetônica. Qualidades que buscamos em todos os projetos, e que não devem ser luxo ou privilégio algum, uma vez que morar com dignidade é direito de todos. Nosso projeto chama-se Grão, e nasceu do esforço conjunto de uma equipe que buscou contribuir com a qualidade de vida da população ao acreditar na  arquitetura como uma ferramenta de mudança e esperança. É preciso partir do grão para se criar um universo. E um universo inteiro pode existir dentro deste grão.

Projeto Lineastudio Arquiteturas

Projeto Lineastudio ArquiteturasProjeto

O ponto de partida foi o estabelecimento de um módulo que atendesse às necessidades arquitetônicas – lugar, forma e função – e construtivas – estrutura, materialidade e execução. Assim, os sistemas modulares garantem harmonia formal pela proporção entre as partes e compõem conjuntos equilibrados, contribuindo positivamente ao bairro e à urbanidade, e racionalizam todos os processos técnicos.

A definição deste módulo relaciona dois aspectos fundamentais à habitação social brasileira, que necessita de projetos que conciliem a escassez de recursos financeiros com elevação dos paradigmas relacionados à habitação de baixa renda: sistema estrutural-construtivo e qualidade ambiental dos espaços.

Planta Projeto Lineastudio Arquiteturas

O sistema estrutural adotado foi alvenaria estrutural com bloco de concreto pré-moldado. Além de exigir um baixo nível de especialização de mão de obra – um dos fatores que viabiliza a execução em qualquer região do país, o sistema aumenta a velocidade de execução, seja pelas dimensões do bloco, que são grandes, seja pelo acabamento do bloco, que dispensa reboco.

Casa Cor RS

Ambiente do Lineastudio na Casa Cor RS
Ambiente do Lineastudio na Casa Cor RS. Observa a estrutura modulada em compensado naval ao fundo dos ambientes de jantar (bem ao fundo na foto) e estar (em primeiro plano)

Recentemente, o escritório Lineastudio Arquiteturas participou da Casa Cor Rio Grande do Sul com o ambiente Onde o Jazz Encontra o Vento. Mais um nome instigante de projeto do Lineastudio. Neste caso, a ideia é que a experiência sensorial proporcionada ao visitantes fosse mais importante, a verdadeira fonte de inspiração para o projeto.

Lineastudio Arquiteturas

site lineastudio.com.br

e-mail arq@lineastudio.com.br

Fone escritório de Porto Alegre: (51) 99138-3330

Fone escritório de Santa Maria: (51) 99979-3397

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Madeira: protagonismo com a versatilidade do porcelanato Portinari

Tons, estilos, propostas, personalidades marcantes ou discretas. Para todo tipo de projeto...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *