Voo do design: Marta Manente abre loja em Bento Gonçalves

Fachada da loja da designer Marta Manente, em Bento Gonçalves (foto Ana Clara Meneguzzi, divulgação)
Fachada da loja da designer Marta Manente, em Bento Gonçalves. Projeto arquitetônico de Elizabete Valduga (foto Ana Clara Meneguzzi, divulgação)

Encontrar a designer Marta Manente pelas mais importantes feiras nacionais e internacionais, de Milão a Nova York (e Roma, Paris, Estocolmo, Londres, Barcelona e Berlim), é uma certeza. Sempre que a vejo está plena, disposta a contar sobre o nascimento de mais uma obra, como se toda essa trajetória criativa e de empreendedorismo fosse fácil e natural, apesar de eu saber que há muito esforço e dedicação para fazer bonito em cada evento e para ganhar cada prêmio, apesar da vocação e do talento evidentes.

O acervo de design de Marta Manente agora reunido na Galleria
O acervo de design de Marta Manente agora reunido na Galleria (foto Ana Clara Meneguzzi, Divulgação)

Ao completar 18 anos de estúdio de criação, a designer voou para acrescentar um endereço físico para ser encontrada (ou, pelo menos, a sua obra) no seu país e cidade natal: uma loja em Bento Gonçalves, destino certo agora para expor suas criações da forma que ela vê os trabalhos em sua plenitude. Ainda não conheci o novíssimo espaço, mas posso imaginar que, mais do que um showroom, o Studio Marta Manente Galleria, com cerca de 300 metros quadrados, dialogue com uma proposta carregada de significado para traduzir Marta e seu acervo.

Desfile de design, de luminária a sofá
Desfile de design: de luminária a chaise longue  (Studio MMD, divulgação)
Designer Marta Manente e arquiteta Elizabete Valduga (sentada) (Foto Ana Clara Meneguzzi, divulgação)
Designer Marta Manente, feliz da vida na inauguração da loja que marca esta nova fase de sua carreira, com a arquiteta Elizabete Valduga, autora da arquitetura do espaço (Foto Ana Clara Meneguzzi, divulgação)

Claro que a designer foi além: sua galeria é interativa, basta escanear os códigos das peças para conhecer o storytelling de cada uma e dos prêmios de design que ganharam e mostras internacionais das quais participaram. A arquitetura da loja de móveis autorais é projeto da arquiteta Elizabete Valduga, idealizado para proporcionar uma experiência calorosa na interação com o repertório das obras e na essência dos valores da marca.

 

LançamentoLançamento: sofá Perlage, tecido confeccionado com remanufaturas de garrafas PET

Novidade: sofá Perlage, revestido de tecido confeccionado com remanufatura de garrafas pet (Foto Sergio Moss, divulgação)

Mas sempre há um produto novo, seja para in ou outdoor. Neste caso, para ambos os usos. Marta aproveita a abertura da loja para lançar o sofá Perlage, feito de garrafas pet, peça que traduz em suas formas a história das borbulhas de champagne e espumantes: Perlage em francês significa Pérola. O estofado está exposto no Studio Marta Manente Galleria junto a peças icônicas criadas pela designer, como o balanço Revoar, os sofás Flag e Maré, reflexo do trabalho dos seus ancestrais imigrantes italianos com a madeira, cuja vivência com o pai no ofício da marcenaria inspiraram e norteiam até hoje os sonhos da designer. Lindo isso.

Studio Marta Manente Galleria – Rua Xingú, 57, bairro Cidade Alta, Bento Gonçalves (RS) – +55 54 3452 7916

www.martamanente.com.br @studiomartamanente

Fachada da loja de Marta Manente em Bento Gonçalves
Fachada diurna da loja Studio Marta Manente projetada pela arquiteta Elizabete Valduga (divulgação)
Escrito por
Mais de Eleone Prestes

MADE: lugar de design colecionável é na Bienal

A 5ª edição da MADE (Mercado.Arte.Design) será realizada este ano no pavilhão da...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *