Esta casa tem nome. Chama-se Purangy, ou beleza pura, em tupi guarani. Erguida em Bento Gonçalves (RS), ocupa 600 metros quadrados do Vale dos Vinhedos. Projetada por Iris Schmitt Arquitetos com estrutura robusta e presença imponente, a morada abraça a paisagem com sua planta longilínea em L. Três palmeiras da antiga residência da família foram transpostas para uma fração dessa paisagem, a do jardim frontal, e entrou uma oliveira.
Além da valorização da paisagem, os brises da fachada e o minimalismo eram prioridades que nortearam o projeto da obra de dois pavimentos: uma casa moderna, prática, com materiais duráveis, conectada à natureza e com espaços integrados.
No interior, os brises de correr dividem a área de lazer da cozinha. Ao ver o resultado, os donos aprovaram especialmente os brises, as pérgolas de concreto e os grandes vãos.
Projeto arquitetônico integral e de interiores da casa de dois pavimentos é de autoria do escritório de Iris Schmitt Arquitetos, com a construção de RD Engenharia– Uma obra imponente, que de linhas tão simples ficou sofisticada – analisa a arquiteta, que contou com a RD Engenharia para erguer a morada do casal e sua filha. Um hall de pé-direito duplo, duas churrasqueiras, uma pequena piscina, lareira e calefação mais infraestrutura fotovoltaica para captação de energia estão entre os atributos construídos.
Conexões entre as áreas é marcada por pérgolas de concreto e grandes vãos. Predomina o tom branco na residência de poucos adornos, para tirar partido da incidência solar e da luz artificial na criação de cenários: a circulação está voltada para Sul e os três dormitórios, para Norte, garantindo insolação nos ambientes de permanência: sala e cozinha integradas recebem a luz da manhã.
Iris Schmitt
(54) 99631.0511
Avenida Rio Branco, 203, sala 301 – Bairro Centro – Garibaldi/RS
iris@irisarquitetura.com.br
www.irisarquitetura.com.br
Instagram @iris.schmitt.arquitetos
(Texto publicado no mais recente livro YearBook Visual & Design)