Madeira e mármore ditam o estilo de escritório em Novo Hamburgo

Colnaghi - Escritório-1-eleone-prestes

Dentro das tendências da arquitetura de interiores, com o uso de ripados de madeira, pedras e luminotécnica importante, o material predominante no projeto deste escritório de 97 metros quadrados em Novo Hamburgo, assinado pelo Studio Colnaghi, de Ivoti, é o louro freijó natural, com destaque também para o tradicional mármore carrara. Combinação que deu supercerto, com resultado sóbrio, mas nada pesado ou sisudo. Pelo contrário, já que o recurso das ripas de madeira com iluminação linear, no mesmo sentido, garantiu leveza e certa descontração aos ambientes. As portas, em lâmina de madeira, com bandeira fixa em microtextura acetinada preta e puxadores de aço inox, finalizam o visual limpo e moderno.

Colnaghi - Escritório-6-eleone-prestes
Recepção dá o tom da proposta (fotos Vanessa Bohn – Bohn Fotografias, Divulgação)

“O programa de necessidades era bem definido e procuramos seguir um layout que valorizasse a entrada, que serviria como recepção e espaço de trabalho das secretárias, fazendo a transição também entre os ambientes fechados da sala do diretor e da sala de reuniões”, explica a arquiteta Ana Colnaghi.

Na recepção, há dois postos de trabalho para atendimento alinhados em uma única bancada, setorizada por um elegante painel de mármore, que também garante privacidade a quem estiver trabalhando. A luminária Varsóvia, com lâmpadas de LED e desenho etéreo, colabora para deixar a rigidez de lado. Quem espera para ser atendido conta com as confortáveis cadeiras Ki em madeira ebanizada, que têm assento e encosto revestidos com linho misto.

Colnaghi - Escritório-21-eleone-prestes

Colnaghi - Escritório-28-eleone-prestes
Painel de mármore sobe acima da bancada de trabalho
Colnaghi - Escritório-43-eleone-prestes
Transição harmônica entre um ambiente e outro, integrados pelo recurso das superfícies de fechamento e compartimentação com iluminação determinante

Na sala do diretor, dois pontos de cor

O painel ripado que se inicia na recepção, segue para o interior da sala do diretor, fechada por divisórias de vidro e persianas, o que garante isolamento sempre que o ocupante desejar. Sobre o piso vinílico, o tapete kilim tem tonalidade e padrão sóbrios, fazendo interessante conjunto com as poltronas Guana revestidas em veludo, num inesperado, mas acertado, azul-turquesa. A cadeira do posto de trabalho é um ergonômico e clássico modelo da Herman Miller.

Colnaghi - Escritório-64-eleone-prestes
Ponto de cor

Colnaghi - Escritório-78-eleone-prestes

Colnaghi - Escritório-93-eleone-prestes
Coffee break

Num dos recantos da sala do diretor, o espaço para o café dá um toque de informalidade à área de trabalho. A bancada em melamina preta fosca tem a companhia das banquetas Medi, de metal e madeira, convidando para um papo mais ameno.

Colnaghi - Escritório-88-eleone-prestes

Na parede atrás da mesa, as prateleiras com alinhamento desencontrado em melamina preta fosca são emolduradas por rodapé e rodaforro no mesmo material, iluminados por fita de LED.  A arandela pendente com pintura fosca preta teve sua fixação e a passagem da fiação encobertas por acabamento em marcenaria.

Colnaghi - Escritório-93-eleone-prestes

Colnaghi - Escritório-103-eleone-prestes
Sala de reuniões

Na sala de reuniões, a luminária Golden garante luz abundante e um visual tranquilo, ideal para amenizar os muitos ângulos que costumam caracterizar esses ambientes. A folha de vidro fixa com perfil em alumínio preto dá um respiro visual e deixa a sala menos hermética, sem comprometer a privacidade.

Colnaghi - Escritório-100-eleone-prestes

Quase iguais

Colnaghi - Escritório-110-eleone-prestes
Par de banheiros

Para comodidade do empresário e também de seus colaboradores e visitantes, o escritório conta com dois banheiros, um para uso exclusivo do primeiro, outro, com a função de lavabo. Ambos têm cuba esculpida em mármore carrara gioia suspensa e fixada na parede, e revestimento em porcelanato Avant Garde. O que muda é a cor das louças, brancas em um, pretas foscas no outro, e os metais, cromados e pretos, respectivamente, da mesma forma que a moldura dos espelhos, em melamina preta e em aço inox. Um detalhe bacana lembra os banheiros de antanho: as molduras escondem armários de pouca profundidade, ideais para guardar acessórios e produtos de higiene.

Colnaghi - Escritório-eleone-prestes

Studio Colnaghi

A titular do Studio Colnaghi, arquiteta Ana Colnaghi, não esconde seu gosto especial por materiais e isso fica evidente em seus projetos, onde são eles que determinam o resultado final. Localizado na cidade de Ivoti, o escritório atua em projetos e obras de várias escalas, e defende a simplicidade formal e a atenção a detalhes e acabamentos em seu trabalho.

Rua Thomas Edson, 478

arquitetura@studiocolnaghi.com.br

(51) 3563-6767

Ivoti, RS

(Texto Marjori Michelin)

Mais de Equipe eleoneprestes.com

Exposição “Territórios Adulterados” mostra colagens de Helena d’Avila em Porto Alegre

A exposição “Territórios Adulterados”, da artista visual Helena d’Avila, está em cartaz...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *