Arte com paisagismo na Milan Design Week

Instalação da Piuarch na Piazza Castello

Instalações pela cidade de Milão durante a Design Week 2018 unem arte e design. Esta é a agrAir, criação do escritório PIUARCH como parte do programa Inhabits, na frente do Castello Sforzesco, na Piazza Castello. Agricultura e ar apresenta, de um lado, os conceitos de palpabilidade da terra e das mais antigas práticas de cultivo, e de outro, ações intangíveis que juntas compõem a complexidade da vida. Não são dois opostos forçados a um equilíbrio delicado, mas sim elementos harmoniosamente entrelaçados, apresentando como poderá ser a vida em um contexto urbano desejável para as próximas décadas: agricultura e ar unidas em agrAir. 

Instalação Piuarch
A região da Piazza Castello, na frente do Castello Sforzesco, sempre apresenta alguma ação ligada à programação FuoriSalone. Este ano, foi o trabalho agriAir (fotos Giovanni Hanninen, Divulgação)

A discussão da cidade no futuro permeia várias ações que marcaram a Milan Design Week deste ano. O conceito implícito no projeto proposto pela Piuarch é ressaltar valores capazes de promover qualidade ambiental através de interações mútuas: leveza, luminosidade, uso cuidadoso dos recursos, amenização dos contrastes entre interior e exterior, entre espaços naturais e artificiais e a recuperação de áreas verdes e de agricultura dos centros urbanos.

Instalação em Milão
A instalação tem trabalho de paisagismo e transparências infláveis que representam o ar

Em frente à imponente alvenaria da Torre del Filarete, no meio da Piazza Castello em Milão, a narração dos princípios descritos foi desenvolvidapor meio de uma instalação composta de dois níveis paralelos, com conexões contínuas entre eles. O nível mais baixo, na altura do piso, consiste de uma grande base de argila estruturada em um módulo quadrado: cortada por passagens para pedestres, é quase inteiramente coberta por ervas aromáticas, alternadas com gramíneas, que seguem a ideia básica do módulo, segundo esquemas elaborados pelo paisagista Cornelius Gavril. A imagem criada é de uma horta, enriquecida de flores coloridas e de perfumes, para serem admiradas e tocadas: algo que visa restaurar a biodiversidade e o conceito de agricultura no coração da cidade.

Paralelamente a essa base verde, uma infinidade de transparências infláveis dança gentilmente seguindo o movimento do ar.  Trata-se de uma nuvem de balões em formato de prisma, feitos de um filme plástico delicado e reciclável, posicionados em diferentes alturas, entre três e seis metros do chão. Os balões estão presos através de fios de nylon e seus reflexos mudam de cor ao longo do dia. Enquanto a sensação desse fenômeno é potencializada pela luz diurna da primavera, durante à noite as luzes artificiais acentuam seu caráter evanescente e transformam os balões em lanternas flutuantes. Essa composição etérea é uma metáfora de uma floresta, mas também da cidade em si, uma expressão de identidade, versatilidade, luminosidade e leveza.

Finalmente, entre as duas camadas horizontais, algumas conexões são desenhadas: hastes em vidro acrílico suportam as trepadeiras que alcançam os balões, ressaltando o vínculo entre itens naturais e artificiais. Essa conexão não tem margens claras, mas oferece a oportunidade da integração contínua, objetivando melhorar a condição da vida.

agrAir é um manifesto conceitual de uma dicotomia resolvida, a representação filosófica dos elementos e emoções das quais a arquitetura precisa estar hábil a transmitir. Com seu conjunto de reflexos, movimentos suaves, luz e sombra, perfumes e cores que os visitantes poderão apreciar enquanto andam pelos caminhos internos ou externos, a instalação da Piuarch, escritório fundado pelos italianos Francesco Fresa, Germán Fuenmayor, Gino Garbellini e Monica Tricario fundaram a Piuarch, um coletivo de 40 arquitetos e engenheiros do mundo todo liderados por 04 parceiros e 07 sócios, produz um espaço com contornos impalpáveis, sendo uma proposta de regeneração urbana para promover a abordagem comemorativa e otimista do Fuorisalone.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Luminárias externas MY YOUR colorem o jardim

A coleção de luminárias Pandora, de Brogliato Traverso para MY YOUR, se...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *