Arte com paisagismo na Milan Design Week

Instalação da Piuarch na Piazza Castello

Instalações pela cidade de Milão durante a Design Week 2018 unem arte e design. Esta é a agrAir, criação do escritório PIUARCH como parte do programa Inhabits, na frente do Castello Sforzesco, na Piazza Castello. Agricultura e ar apresenta, de um lado, os conceitos de palpabilidade da terra e das mais antigas práticas de cultivo, e de outro, ações intangíveis que juntas compõem a complexidade da vida. Não são dois opostos forçados a um equilíbrio delicado, mas sim elementos harmoniosamente entrelaçados, apresentando como poderá ser a vida em um contexto urbano desejável para as próximas décadas: agricultura e ar unidas em agrAir. 

Instalação Piuarch
A região da Piazza Castello, na frente do Castello Sforzesco, sempre apresenta alguma ação ligada à programação FuoriSalone. Este ano, foi o trabalho agriAir (fotos Giovanni Hanninen, Divulgação)

A discussão da cidade no futuro permeia várias ações que marcaram a Milan Design Week deste ano. O conceito implícito no projeto proposto pela Piuarch é ressaltar valores capazes de promover qualidade ambiental através de interações mútuas: leveza, luminosidade, uso cuidadoso dos recursos, amenização dos contrastes entre interior e exterior, entre espaços naturais e artificiais e a recuperação de áreas verdes e de agricultura dos centros urbanos.

Instalação em Milão
A instalação tem trabalho de paisagismo e transparências infláveis que representam o ar

Em frente à imponente alvenaria da Torre del Filarete, no meio da Piazza Castello em Milão, a narração dos princípios descritos foi desenvolvidapor meio de uma instalação composta de dois níveis paralelos, com conexões contínuas entre eles. O nível mais baixo, na altura do piso, consiste de uma grande base de argila estruturada em um módulo quadrado: cortada por passagens para pedestres, é quase inteiramente coberta por ervas aromáticas, alternadas com gramíneas, que seguem a ideia básica do módulo, segundo esquemas elaborados pelo paisagista Cornelius Gavril. A imagem criada é de uma horta, enriquecida de flores coloridas e de perfumes, para serem admiradas e tocadas: algo que visa restaurar a biodiversidade e o conceito de agricultura no coração da cidade.

Paralelamente a essa base verde, uma infinidade de transparências infláveis dança gentilmente seguindo o movimento do ar.  Trata-se de uma nuvem de balões em formato de prisma, feitos de um filme plástico delicado e reciclável, posicionados em diferentes alturas, entre três e seis metros do chão. Os balões estão presos através de fios de nylon e seus reflexos mudam de cor ao longo do dia. Enquanto a sensação desse fenômeno é potencializada pela luz diurna da primavera, durante à noite as luzes artificiais acentuam seu caráter evanescente e transformam os balões em lanternas flutuantes. Essa composição etérea é uma metáfora de uma floresta, mas também da cidade em si, uma expressão de identidade, versatilidade, luminosidade e leveza.

Finalmente, entre as duas camadas horizontais, algumas conexões são desenhadas: hastes em vidro acrílico suportam as trepadeiras que alcançam os balões, ressaltando o vínculo entre itens naturais e artificiais. Essa conexão não tem margens claras, mas oferece a oportunidade da integração contínua, objetivando melhorar a condição da vida.

agrAir é um manifesto conceitual de uma dicotomia resolvida, a representação filosófica dos elementos e emoções das quais a arquitetura precisa estar hábil a transmitir. Com seu conjunto de reflexos, movimentos suaves, luz e sombra, perfumes e cores que os visitantes poderão apreciar enquanto andam pelos caminhos internos ou externos, a instalação da Piuarch, escritório fundado pelos italianos Francesco Fresa, Germán Fuenmayor, Gino Garbellini e Monica Tricario fundaram a Piuarch, um coletivo de 40 arquitetos e engenheiros do mundo todo liderados por 04 parceiros e 07 sócios, produz um espaço com contornos impalpáveis, sendo uma proposta de regeneração urbana para promover a abordagem comemorativa e otimista do Fuorisalone.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Dicas para escolher décor adaptado aos pets

Quem tem animais de estimação em casa acaba tendo que fazer adaptações...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *