Portobello lança Unlimited Dream com Paulo Mendes da Rocha, Ruy Ohtake e Paola Navone

Lançamento incrível do PauloMendes da Roocha (fotos Divulgaçao)
Lançamento incrível do Paulo Mendes da Rocha: Soma Concreto 80x80 (fotos Divulgaçao)

Expo Revestir e lojas Portobello expõem desde ontem, 8 de março, as novidades 2022 da marca. Portobello Unlimited Dreams contém as linhas Soma, em cocriação com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha; Oh!Take e seu complemento, Soul, assinados por Ruy Ohtake; e Shibori, desenvolvida com a designer italiana Paola Navone.

A mistura do modernismo de Paulo Mendes da Rocha com a contemporaneidade do trabalho de sua filha, a designer e arquiteta Nadezhda Mendes da Rocha, resultou na coleção Soma, que traz a reprodução do concreto em porcelanato com peças lisas e estampadas no formato 80×80. São maxiladrilhos nas cores verde (Natural), terracota (Terra), cinza (Concreto) e fundo puro de cada tonalidade. A linha ainda contempla mosaicos ripados nos mesmos três tons no formato 30X80, desenvolvidos pela Officina Portobello.

As inspirações para Paulo Mendes na criação dos produtos foram a arquitetura, as linhas geométricas, os maxiladrilhos e a integração entre natureza e concreto em seus projetos. Além de todo o processo, Nadezhda colaborou com a inserção de cores na coleção, já que o pai tinha como preferência o preto e o branco.

Ruy Ohtake com Portobello
Ruy Ohtake com Portobello: Curvas em amarelo (Home), azul (Heaven), branco (Mountain), cinza (Moon) e vermelho (Cliff) em longilíneo formato 30X120. Na imagem, Kit Soul Cliff. 

A linha Oh!Take nasce da essência do trabalho de Ruy Ohtake com a inovação das grandes superfícies em porcelanato da Portobello. Ao colorir o concreto com cores atemporais, suaves, porém marcantes pela força de sua escala, o arquiteto extrapolou os limites dos materiais e processos, uma constante em seu processo criativo. Presente desde a primeira fase do seu trabalho, o uso de cor foi predominante como inspiração para a nova linha, além, é claro, das curvas e do concreto.  Oh!Take é composta por sete opções de cores, nos grandes formatos 120×120 e 120×270, sendo três delas também disponíveis na nova medida 160×160.

A linha traz ainda o kit Soul, peças cimentícias com curvas em cinco cores vibrantes: amarelo (Home), azul (Heaven), branco (Mountain), cinza (Moon) e vermelho (Cliff) e dois modelos para paredes no formato 30X120. Desafiando as possibilidades do material e extrapolando os limites entre design e arte, Soul se apresenta em dois modelos escultóricos, que em par de ondas criam efeitos de luz e sombra e tocam a parede em apenas dois pontos.

Proposta de Ohtake
Proposta de Ohtake: Superfícies infinitas em cores que levam a montanha (Mountain), a floresta (Forest), a falésia (Cliff), a cidade (City), ao paraíso (Heaven), para dentro de casa (Home) e até mesmo a lua (Moon). Na imagem, Oh!take Mountain 120×270 e SOUL Mountain.

Parceiro de longa data da Portobello, Ruy já havia colaborado na criação de outra linha de revestimento da marca e assinou os primeiros mobiliários da Officina Portobello. Assim como Paulo Mendes, Ruy não conheceu o resultado da coleção, mas conduziu grande parte do processo de desenvolvimento do produto. Seu filho, o arquiteto Rodrigo Ohtake, foi o responsável por acompanhar os protótipos finais do último projeto realizado pelo mestre da arquitetura brasileira.

 

Paola Navone em nova versão Portobello
Paola Navone em nova versão Portobello Cores que se espalham

Do olhar curioso e múltiplo da renomada designer italiana Paola Navone, nasce mais uma parceria com a Portobello. A linha Shibori traz produtos que carregam em sua essência a mistura de tons e sabores do ocidente com o oriente e a beleza imperfeita do artesanal e do charme das coisas feitas à mão, características recorrentes das criações de Paola. Inspirada na técnica manual de tingimento de tecidos de mesmo nome, a coleção é composta por dois formatos, 20×20 e 30×42 (triangular), em cores vivas e opções neutras para ambientes contemporâneos que valorizam arte, sofisticação e o estilo arrojado. A arte milenar japonesa é conhecida por criar padronagens inesperadas e exclusivas, outro traço forte nos projetos da designer.

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Trends 2017/2018: palestra nesta quinta em Erechim

Na loja Bem Estar Móveis, de Erechim (RS), farei a palestra Trends...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.