Reforma sem pó: obra em cinza, design e arte

Sala de estar de apartamento projetado por Rafael Kroth

Nada de obra civil pesada foi a recomendação dos proprietários deste apartamento no bairro Jardim Europa, em Porto Alegre, para o arquiteto Rafael Kroth. Sua missão: dar novos ares ao living de 40 metros quadrados, com estar e jantar, sem mexer no piso, no forro e nas paredes. Assim, a reforma limitou-se ao mobiliário e a algumas mudanças, aparentemente pequenas, mas que resultaram no efeito de um ambiente totalmente novo.

Apartamento projetado por Rafael Kroth
(Fotos Claudio Fonseca Divulgação)

A execução do projeto foi ajustada a uma viagem dos moradores ao Exterior, um período de três a quatro meses. “Eles embarcaram pela manhã e à tarde iniciamos o trabalho, para que quando voltassem estivesse tudo pronto, com o menor transtorno possível para eles”, conta Rafael. A preocupação em não romper a rotina da casa foi seguida à risca: quando retornaram da viagem, tudo estava finalizado, “exceção para alguns mínimos detalhes”. O esmero foi tanto que, ao chegarem, depararam-se com uma gentileza extra do arquiteto:  suco e bolo à sua espera. Quem não gostaria?

Apartamento projetado por Rafael Kroth

Nesta remodelação, o maior impacto foi dado pelo painel ripado em melamina no tom rovere marsala, usado em duas paredes do living, garantindo uma mudança significativa na atmosfera geral do ambiente, sem necessidade de derrubar ou construir nada. Junto ao painel, no jantar, a leveza do pequeno bar, em vidro e aço, forma um contraste bem contemporâneo.

Apartamento projetado por Rafael Kroth

Uma licença poética: almofadas em verde

No estar, sobre o piso já existente, em mármore travertino bruto, o arquiteto dispôs um tapete persa com padrão discreto, nas mesmas nuances de cinza que predominam em todo o projeto. “É a cor preferida dos donos da casa”, explica Rafael, “e se destaca de imediato no pilar em concreto aparente no centro do ambiente, que fazia parte do apartamento e foi mantido”. O tecido que reveste o grande sofá em L, feito sob medida, não foge da cartela, numa quase imperceptível mescla de cinza e branco. Sobre o amplo estofado, almofadas de padrões, texturas e cores variadas quebram a monocromia reinante, mas com parcimônia. “Às que já pertenciam ao acervo, combinei outras, novas, com destaque para as verdes em veludo, uma cor que é tendência e da qual gosto muito”, diz o arquiteto.

Apartamento projetado por Rafael Kroth
Almofadas colorem o estofado

As mesas de centro e lateral do aconchegante estar foram desenhadas por Rafael, ambas com base em metal preto e tampos em mármore, carrara e nero marquina, respectivamente. Também de mármore, a mesinha auxiliar redonda tem pé em latão e base preta e complementa os apoios do ambiente de convívio.

Apartamento projetado por Rafael Kroth
Detalhe do quadro no chão

No jantar, a mesa redonda em laca cinza tem a companhia de acolhedoras poltroninhas com pés em madeira ebanizada e assento e encosto revestidos em veludo cinza claríssimo, elegância pura. O lustre pendente já estava no imóvel, da mesma forma que toda a marcenaria, em laca preta, que foi apenas valorizada por Rafael, com iluminação e novos objetos decorativos.

Apartamento projetado por Rafael Kroth

Detalhes decisivos

Alguns dos muitos quadros da casa receberam novas molduras, e foram redistribuídos, promovendo uma grande renovação, sem esforço, mas com a habilidade do profissional, que usou ainda a iluminação direcionada para ressaltá-los.  Destaque para a pintura do artista plástico Walmor Corrêa, da série Híbridos, de 2011, que ganhou merecida visibilidade no novo local escolhido pelo arquiteto, ao lado da escada. Segundo ele, “a ideia inicial era substituir algumas obras, mas como as peças eram de qualidade, assinadas por artistas conhecidos, concluímos que seria melhor apenas mudar as molduras e sua disposição”. No chão, o quadro faz bossa, apoiado ao pilar. É do mesmo artista que assina o quadro na parede atrás do sofá.

Apartamento projetado por Rafael Kroth
Obras de arte e design

Sob a escada, a cômoda em madeira pintada de preto foi escolhida em um antiquário pelos proprietários para o novo projeto. Ganhou imponência ao ser iluminada pelo abajur Greta, ao lado do vaso em porcelana fosca da coleção Plissan Geométrico da Holaria. Em outros dois pontos, os abajures igualmente chamam a atenção por seu design arrojado, que empresta requinte aos ambientes. Primeiro, o Ktribe, de Philippe Starck, na mesa lateral do estar e, depois, o Yoko, sobre a bancada, já existente, que separa o jantar da cozinha. Detalhes valiosos e capazes de resumir a proposta elegante do projeto assinado por Rafael.

Apartamento projetado por Rafael Kroth

Arquiteto Rafael Kroth

Graduado pela ULBRA em 2009, desde então, Rafael Kroth se dedica à arquitetura de interiores residenciais e comerciais. Ele defende um estilo contemporâneo, mas voltado sempre à atemporalidade. Quer que seus projetos resistam aos anos com a mesma elegância de quando recém-entregues.

 

Rua Visconde do Rio Branco, 806

(51) 3072-2866 – Porto Alegre, RS

rafaelkroth.com.br

Apartamento projetado por Rafael Kroth

Apartamento projetado por Rafael Kroth

Mais de Equipe eleoneprestes.com

Documentário sobre arquitetura social será exibido nesta quinta-feira na TV Brasil

O conceito de arquitetura social será tema do programa Caminhos da Reportagem,...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *