Planta baixa foge do convencional em escritório de advocacia

felipe-pacheco-escritório-eleone-prestes

Quando o arquiteto Felipe Pacheco define este projeto como “uma experiência arquitetônica inesperada”, está coberto de razão. Falta dizer o quão interessante resultou. Tomando como referência a planta baixa do Edifício em La Barceloneta, dos arquitetos catalães Josep Antoni Coderch e Manuel Valls, o escritório Felipe Pacheco Arquitetos projetou e gerenciou a execução destes ambientes destinados a um escritório de advocacia em Porto Alegre, no Walk Office Praia de Belas.

felipe-pacheco-escritório-eleone-prestes
(Fotos Eduardo Liotti, divulgação)

O projeto partiu da junção de dois conjuntos com formato retangular, originando um espaço praticamente quadrado, com área de 100 metros quadrados. Para atender as necessidades de uso do cliente, Felipe e seu sócio, também arquiteto, Juliano Dors criaram quatro gabinetes que abrem suas portas para o centro do imóvel, onde se encontram estar, uma posição administrativa e a copa. Os dois banheiros foram mantidos em sua localização original.

felipe-pacheco-escritório-eleone-prestes

Complementam o projeto sala de reuniões e recepção, “que se organizam através de simetrias e equivalências”, explica Felipe. A composição é equilibrada e, como se vê na planta baixa, surpreende pela angulação das delimitações, que saem do esquadro habitual de 90 graus.

planta - felipe-pacheco-escritório-eleone-prestes
Entenda melhor o layout na planta baixa

A sutil elegância do branco

Os ambientes foram definidos por divisórias Tradesign, com vidros duplos, persianas móveis internas e estruturas de alumínio, possibilitando privacidade quando preciso. Para o piso, usaram carpete Mist da Interface na maior parte da área – um pequeno trecho, que não aparece nas fotos, recebeu granito preto. Fora essa pequena licença, todo o conjunto mantém o branco (incluindo a marcenaria em MDF e acabamento em laca), com pequenas e pontuais variações, como cor predominante. “De um modo geral, nossos projetos apresentam uma matriz neutra, o que se obtém com gestos de rigor e austeridade. A adoção de poucas cores é um deles, o que resulta mais limpo e bonito”, defende Felipe.

planta - felipe-pacheco-escritório-eleone-prestes

A copa aberta (bem abaixo), onde o tampo da pia é Silestone, segue a mesma paleta, e o material reaparece na mesa redonda de reuniões (alto), desenhada pelos arquitetos. A base e o círculo central, que sustenta o tampo, são em MDF. Chamam a atenção em todos os ambientes as aberturas no forro, “criadas para instalar os difusores de ar condicionado, cada abertura correspondendo exatamente a uma cubeta da laje nervurada”. Além disso, o recurso serviu para ampliar a percepção do espaço. “Tem-se a sensação de que o pé-direito é mais alto”, complementa o arquiteto. Na iluminação, predominam as luminárias de LED, mas há algumas fluorescentes, todas estrategicamente distribuídas para garantir conforto tanto nos ambientes de trabalho quanto nos de estar.

planta - felipe-pacheco-escritório-eleone-prestes
Cadeira confortável par o trabalho fluir melhor

Com exceção das cadeiras pretas que acompanham a mesa de reuniões, as demais são Herman Miller. A branca, em frente à posição administrativa no centro do espaço, se chama Sayl Chair, e tem a assinatura do suíço Yves Béhar. Em cada detalhe, o projeto ficou na medida daquilo que o cliente, em poucas palavras, solicitou: “nem muito clássico, nem muito moderno”. Pedido mais do que atendido pelos arquitetos, que esbanjaram habilidade saindo do óbvio com uma elegância simples, porém muito marcante.

planta - felipe-pacheco-escritório-eleone-prestes

Felipe Pacheco Arquitetos

O escritório Felipe Pacheco Arquitetos tem foco em projetos arquitetônicos e gerenciamento de execução de obras para espaços comerciais e corporativos. Seu titular, arquiteto Felipe Pacheco, é também mestre em Teoria, História e Crítica da Arquitetura pelo Propar/Ufrgs, professor universitário, e foi várias vezes premiado com projetos de arquitetura e planejamento urbano.

Av. Taquara, 193 cj. 403

90460-210 Porto Alegre RS

(51) 3388.7502 – (51) 99984.9342

www.fpa.arq.br

(Texto Marjori Michelin)

Mais de Equipe eleoneprestes.com

Arquiteto Pietro Terlizzi transforma casa em café, coworking e galeria de arte em Araraquara

Uma casa bem característica do interior paulista, em Araraquara, ganhou vida nova...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *