Integração entre ambientes e com a paisagem marca residência em Santa Maria

Projeto de LineaStudio Arquiteturas, executado em Santa Maria
Projeto de LineaStudio Arquiteturas, executado em Santa Maria

Este projeto reflete na arquitetura o frescor da juventude do casal de clientes e também do escritório Lineastudio Arquiteturas. Conforme os profissionais, o desejo por uma residência ampla, bem arejada e iluminada, para abrigar o estilo de vida da família, que gosta de praticar esportes, de receber amigos e de relaxar em casa com a filha pequena e com a cachorrinha de estimação era a pedida. Com 494 metros quadrados de área, a casa localizada em um condomínio horizontal na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, é um oásis com vista para os morros do entorno, identificada pelos profissionais curiosamente como casa 007, o que faz sentido, pela sua numeração.

Observe na foto da fachada frontal “a autenticidade do concreto aparente e a transparência do vidro que conferem elegância à cuidadosa composição de volumes justapostos. A porta de acesso está protegida pelo balanço do volume do segundo pavimento”, conforme o arquiteto Zé Barbosa.

Projeto de LineaStudio Arquiteturas, executado em Santa Maria
No jardim da piscina, as espécies escolhidas seguem a mesma tropicalidade do jardim frontal. Palmeiras imperiais e palmeiras fênix aparecem no entorno, fórmio verde ao longo da extensão do muro e um Acer Palmatum se destaca ao lado da varanda. Nos vasos de concreto, patas-de-elefante e uma jabuticabeira (Fotos Cristiano Bauce, Divulgação)

Casa do Lineastudios em Santa Maria

Pedra natual Hijau reveste a piscina, que no entorno recebeu piso cimentício Solarium e deque de madeira. Sofá, poltronas, mesas e espreguiçadeiras da Linha Strauss, da Saccaro ambientam as propostas de estar sob o céu de Santa Maria

Projeto integral

Claro que ao desenvolver a proposta em 360°, com os projetos arquitetônico, de interiores e paisagístico da residência, o Lineastudio Arquiteturas partiu do estudo criterioso desse entorno e da orientação solar, para tirar ao máximo proveito da iluminação e da ventilação natural. O resultado do projeto é uma residência com caráter contemporâneo, com forte materialidade e que prima pela integração dos espaços internos e externos. Por terem sido desenvolvidos simultaneamente os projetos, arquitetura externa, interiores e paisagismo dialogam entre si conferindo um resultado coeso e que reforça a linguagem proposta.

Integração dentro e fora

No living social, uma mesa de centro em MDF com acabamento em lâmina de madeira natural organiza o espaço, assim como o sofá Callas, da Saccaro, que segue a paleta de cores do ambiente. Há uma cristaleira atrás do sofá que recebe o mesmo acabamento da mesa de centro, destacada pela iluminação com mini LEDs. Um generoso aparador, desenhado pelo Linea In, com três metros e meio de comprimento, tem acabamento em laca Tx branca, com pés suspensos em lâmina de madeira natural, portas de abrir e gavetas com cavas ocultas.

Projeto de LineaStudio Arquiteturas, executado em Santa Maria
Vista dos morros do entorno parece sob encomenda de tão linda. Observe também a cachorrinha empoleirada no sofá. Já sabemos a quem pertence a casa

Cozinha integrada quando convém

Grandes portas de correr integram a cozinha ao living (jantar e estar) e ao espaço gourmet. As aberturas podem ser totalmente fechadas se a opção for por privacidade.

Projeto de LineaStudio Arquiteturas, executado em Santa Maria
Cozinha planejada em detalhes para garantir beleza e funcionalidade

Brinquedoteca

Projetada especialmente para as necessidades atuais e futuras da menina Laura, a brinquedoteca tem uma grande estante com espaço para brinquedos e livros. Feita sob medida em lâmina de pínus, exibe nichos coloridos e iluminados para objetos em destaque. O plano de fundo da TV se estende até o forro. O tapete em surpreendente padrão pied-de-poule faz a base para os fouttons ao dispor da pequena.

Projeto de LineaStudio Arquiteturas, executado em Santa Maria
Brinquedoteca com lugar para tudo. O charme prossegue no mobiliário solto e até na cortina com barrado, dentro das tendências de décor

Suíte da filha

Na hora de dormir, a filha tem sua suíte com outro elemento importante. Desta vez, uma estante vazada que abriga a TV, e contempla também nichos fechados. O mobiliário organiza os espaços de dormir e vestir. A paleta cromática é suave, com base branca e papel de parede romântico no revestimento das paredes. Claro que há detalhes em rosa, cor preferida da pequena moradora, ora em degradé, ora sólido, mas pontual.

Projeto de LineaStudio Arquiteturas, executado em Santa Maria
Suíte da filha organizada pela marcenaria 

A cabeceira é estofada e conjunto de colcha e almofadas, nos tons de verde pistache, compõem com o rosa em degradê do mobiliário do banho e dos detalhes do espelho e gaveteiro no espaço para maquiagem. O pufe tem desenho do Linea In com pés-palito e estofado em tecido pistache igual ao da cabeceira da cama. Os tapetes são encontrados também no dormitório dos pais. Observe o detalhe do pendente Rodes, da Bertolucci.

Projeto de LineaStudio Arquiteturas, executado em Santa Maria
Detalhes meigos revelam o romantismo da menina

Suíte do casal tem ambientes para relax

Um painel ripado em madeira louro feijó reveste a parede que divide os ambientes de dormitório e banho. Um vidro fixo integra a suíte do casal com a banheira de hidromassagem. O aparador em laca Tx branca é uma das peças desenhadas pelo braço Linea In da empresa. O tapete em couro, Terni, da Salvatore, é aquele do quarto da filha. Na varanda, a poltrona tem nome e autor: Alvorada, do designer Carlos Motta.

Projeto de LineaStudio Arquiteturas, executado em Santa Maria
Suíte do casal mantém a paleta de tons neutros
Projeto de LineaStudio Arquiteturas, executado em Santa Maria
Tapete Terni
Projeto de LineaStudio Arquiteturas, executado em Santa Maria
Peça de design na varanda é a poltrona de Carlos Motta. Já o aparador é obra do Linea In

Design total

O projeto foi desenvolvido integralmente pela equipe do Lineastudio Arquiteturas, seguindo o conceito de design total, a cargo das equipes especializadas do escritório:

Linea Haus – responsável pelo projeto arquitetônico;

Linea Eco – assina o projeto paisagístico;

Linea In – desenvolveu os projetos de interiores de todos os ambientes da residência;

Linea Plan – gestão de obras.

O Lineastudio acompanhou desde a escolha do terreno desta residência. Aqui é preciso ressaltar que o Lineastudio Arquiteturas surgiu como escritório em Santa Maria, mas atualmente tem endereço também em Porto Alegre (veja abaixo). E, para tratar de todas as áreas dos projetos, e ainda fazer gestão de obra, opera com uma extensa equipe de arquitetos e urbanistas: Zé Barbosa, Luara Mayer, Lísian Ceolin, Roberta Noal, Ronald Jung, Giana Sperotto, Paola Borges, Raphael Ribeiro, Luzia Brand, Gabriela Brambatti e Laís Martini. Nesta obra, ainda entra em cena a engenheira agrônoma Verônica Viero.

 

Contatos

Fone +55 55 99979-3397. Alameda Timbaúva, 347 – Bairro Cerrito  – Santa Maria

Fone +55 (51) 3573-0200 | +55 51 99138-3330. Rua 24 de Outubro, 1440 Sl 1005 – Bairro Auxiliadora  – Porto Alegre

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Palestra em dose dupla e lançamento em Lajeado

A Coleção Cravo-do-Campo, de tecidos para décor, e a palestra da autora, a designer Mariana...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *