Passado contemporâneo: proposta para sala de jantar

Sala de Jantar de Ana Beatriz Peterlongo Franciosi e Vera Peterlongo na Mostra EliteDesign, site eleoneprestes.com
Sala de Jantar de Ana Beatriz Peterlongo Franciosi e Vera Peterlongo

Design contemporâneo e uso de revestimentos de forma atual marcam projeto de um ambiente de Sala de Jantar que combina passado e presente de forma sutil, sem abrir mão do rigor da simetria dos elementos. Esta proposta é de Ana Peterlongo Franciosi e Vera Peterlongo para uma área de 45 metros quadrados que fez parte da Mostra Elite Design encerrada este domingo em Porto Alegre.

As principais referências para criar este ambiente, que é eclético, atemporal, para acolher uma família, conforme descreve Ana, foram “Moooi, loja que mistura tipos diferentes de design em iluminação, móveis, acessórios e possibilita a criação de ambientes decorados com inspiração em vários estilos a faz com que pessoas de diferentes idades e culturas possam se sentir confortáveis”. A grife Moooi promove sempre evento Fuori Salone, em Milão, para mostrar as suas propostas inusitadas para o ano, cheias de criatividade, design e uso de cores em ambientes e acessórios como tapetes marcantes.

Paredes vestidas

Se começarmos a observação pelas paredes, veremos um tapete kilim floral (alto), em contraponto a um painel/quadro de mármore italiano (abaixo) que reflete no tampo da mesa – “e que, junto com as vigas, define o centro do ambiente e nos permite a simetria e o rebatimento“, diz Ana.

Sala de Jantar de Ana Beatriz Peterlongo Franciosi e Vera Peterlongo na Mostra EliteDesign, site eleoneprestes.com

Força e suavidade equilibradas. O vermelho fechado de cadeiras estofadas reflete nas taças nos louceiros (foto acima e esta, de Eduardo Liotti, divulgação. Abaixo fotos de Vera Peterlongo, divulgação)

Uma obra da arquiteta e artista Liana Timm também entra no equilíbrio entre passado e presente, pesado e leve. Boiseries (abaixo), um clássico revisitado, diz presente na proposta das irmãs Peterlongo. Observe o uso de pratos expostos como obras a serem destacadas, outro must do momento. Tudo devidamente iluminado pelo lustre cromado de design atual. Na base do ambiente, piso vinílico.

Sala de Jantar de Ana Beatriz Peterlongo Franciosi e Vera Peterlongo na Mostra EliteDesign, site eleoneprestes.com

Obra de arte de Liana Timm parece dialogar com os veios do mármore

Trata-se, portanto, de um “ambiente contemporâneo com elementos clássicos, seguindo tendência de cores e revestimentos”, ressalta Ana, que destaca ainda a “mesa rústica que tem como contraponto aparadores de vidro que, com sua transparência, marcam a leveza'”. A mesa tem pés cromados e os louceiros, portas de vidro espelhadas.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Kartell lança primeira cadeira desenvolvida com inteligência artificial

A marca italiana de móveis Kartell lançou a primeira cadeira desenvolvida com inteligência...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *