O antigo proprietário deste apartamento de 165 metros quadrados no bairro Germânia, em Porto Alegre, tinha estruturado o imóvel para quatro dormitórios, deixando a área social bastante acanhada. O projeto do escritório South Arquitetura, assinado pelos arquitetos Hélio Freitas e Pedro Henrique Massuco, tratou de desfazer o layout antigo, aumentando o living, graças à eliminação de um dormitório, e integrando a cozinha ao espaço social. “Com essas intervenções na planta (veja bem abaixo), conseguimos aumentar a suíte e criar uma área de convívio generosa”, explica Pedro. Este foi seu primeiro trabalho para o cliente, um jovem casal com uma filha pequena.
O projeto previu a instalação de, não uma, mas duas lareiras a álcool no estar, revestidas com mármore travertino romano bruto, para dar conta de aquecer o ambiente em suas novas dimensões. Acima delas, o contraste é dado pelo painel ripado de madeira natural louro freijó, limpo e sóbrio, que se sobressai também por conta das paredes claras e do tapete em algodão, nos tons cru e preto, que cobre o piso de porcelanato, o mesmo de toda a área social e banhos do apartamento. O toque de preto reaparece na base da mesa de centro, desenhada pelo escritório, de ferro, com tampo de vidro, e nos pés das poltronas estofadas com linho clarinho. O confortável sofá em couro natural acinzentado, da Natuzzi, não foge da paleta predominante, da mesma forma que as almofadas, com textura bem peculiar, em couro tramado.
Revestimentos fazem a diferença
No jantar, a mesa clara tem base cônica em laca alto brilho e tampo de lâmina de madeira natural, com cadeiras Orquídea, assinadas pela designer Rejane Carvalho Leite. A parede de fundo foi revestida em lambri com acabamento de laca fosca branca do piso à meia altura, e com papel de parede do Empório Beraldin daí ao forro, com resultado acolhedor. A composição de quadros foi proposta dos arquitetos, com motivos e temas variados e a escultura que se vê ao fundo, em mármore com base em madeira, é do acervo dos clientes.
Em todo o ambiente social, os arquitetos utilizaram um sistema de dutos para o ar condicionado, eliminando os equipamentos à mostra e mantendo um visual bem limpo e elegante.
O ripado do painel da sala foi reproduzido no balcão do lavabo, numa coerência entre as linguagens utilizadas em toda a área social. Também em louro freijó natural, ele é retroiluminado, com bonito efeito. A cuba foi esculpida em um bloco de mármore branco que parece incrustado na madeira ripada. Sobre ela, o generoso espelho multiplica os detalhes do ambiente e o desenho do papel de parede, da Designers Guild, além da luminárias pendentes com lâmpadas de filamento, e ar industrial. Com fios vermelhos, ela empresta uma pitada de cor ao ambiente. No forro, foi usada uma chapa de MDF amadeirado, com bordas iluminadas por fita LED.
Ambientes integrados, mas definidos
A churrasqueira é contígua ao ambiente social, mas bem setorizada, o que fica claro não só pela parede divisória, mas também pelos materiais empregados. Na bancada e na boca da churrasqueira, granito preto São Gabriel, e no painel de fundo, madeira de demolição. A prateleira suspensa é em laca fosca cinza, sendo que o banquinho coberto pelo pelego deixa bem clara a intenção de rusticidade dada ao recanto.
Na cozinha, um pilar já existente no imóvel foi revestido com espelho e laca preta fosca, com a ideia de dar mais leveza ao ambiente, segundo os arquitetos. Todos os móveis baixos são em melamina no tom branco diamante, e o armário alto, no mesmo material, tem acabamento amadeirado. Quem ganha maior atenção no espaço, sem dúvida, é a bancada da ilha do cooktop, graças a seu tampo em Silestone num vibrante tom de laranja.
Na área de serviço, até mesmo a lavanderia ganhou um toque de charme com o ladrilho colorido sobre o tampo em granito branco Itaúnas e a pia em aço inox. O desenho geométrico deu um moderno e alegre ar ao espaço, nem sempre valorizado, mas muito frequentado no cotidiano de qualquer casa.
Conforto e praticidade nos dormitórios
A suíte do casal teve o forro rebaixado com sanca iluminada demarcando a cama, que tem cabeceira em melamina branca e detalhe em lâmina de madeira natural iluminada por fita LED. O criado-mudo, também com caixa em lâmina de madeira natural, tem estrutura metálica verde, num tom acinzentado, enquanto a outra mesa lateral é toda em lâmina de louro pardo. As duas peças foram desenhadas pelo escritório.
Na outra extremidade da cama, o painel da TV repete o acabamento em lâmina de madeira e cumpre o papel de mimetizar a porta de entrada do dormitório. Os nichos laterais são em laca cinza fosca e abrigam os equipamentos de imagem e som. O sempre útil banco tem estrutura metálica pintada e assento revestido em linho, e leva a assinatura dos arquitetos. Sobre ele, a manta é em couro natural tramado, finalizado com franjas.
No banho da suíte, a bancada tem cuba esculpida em quartzo branco e armário em lâmina de madeira natural. A parede do espelho foi revestida com porcelanato Mos Paonazzeto Classic, e as demais, com tijolinhos Liverpool.
Refúgio infantil
O quarto da menina tem tudo para atender seu gosto. A começar pela prateleira em melamina amadeirada suspensa por corda de sisal iluminada por lita LED, que acomoda bonecas, pelúcias e outras fofuras. A bancada de estudos e os nichos na cabeceira da cama são em melamina branca lisa com detalhe no mesmo material, mas com acabamento de carvalho na cor malva. Os acessíveis nichos são ótimos para a dona do dormitório guardar seus livrinhos e brinquedos.
No banho, o porcelanato Calacata sobe a parede do fundo do box e cria uma interessante unidade visual, enquanto o balcão em melamina amadeirada tem tampo em Silestone Kensho. Atrás dele, o azulejo da Pavão, no modelo ladrilho, e o espelho da largura da parede, que amplia o ambiente, finalizam o espaço.
Hélio Freitas e Pedro Henrique Massuco uniram suas experiências em arquitetura, engenharia e design e criaram a South Arquitetura em 2012. Colegas de faculdade, tornaram-se sócios e comandam o escritório que conta com mais dois arquitetos em sua equipe. Com uma proposta bem contemporânea, quando se apresentam, anunciam “novas maneiras de desenhar ambientes”.
Av. Palmeira, 27/607
Bairro Petrópolis, Porto Alegre, RS
(Texto Marjori Michelin)