Casa de praia: Para ficar à vontade

casa-praia25-eleone-prestes

Inverno tem tudo a ver com casa de praia. Sim, isso porque é a época ideal para preparar a estrutura a ser desfrutada durante o verão e até nos meses de meia estação, com equipamentos que garantem o conforto térmico, a funcionalidade dos ambientes e seu o décor harmônico. Esta casa ficou perfeita para receber de braços abertos o casal e seus quatro filhos, dois deles, gêmeos, ainda pequenos, e dois adolescentes. São diferentes necessidades abrigadas sob um mesmo teto, num condomínio fechado na praia de Xangri-Lá, no litoral norte gaúcho.

casa-praia24-eleone-prestes
Projeto de Hecher Yllana Arquitetos no Litoral Norte (Fotos Eduardo Liotti)

O escritório Hecher Yllana Arquitetos assina o projeto arquitetônico e de interiores, num trabalho marcado pela harmonia entre ambos. É como se de fora da casa se pudesse antecipar, sem esforço, o que há lá dentro.  A área total construída, de 420 metros quadrados, está dividida entre o piso térreo, com 250 metros quadrados, onde estão jantar, churrasqueira e estar integrados, estar íntimo, cozinha, lavabo e duas suítes, e o segundo pavimento, com três suítes, nos 175 metros quadrados restantes. As varandas ocupam 60 metros quadrados.

casa-praia15-eleone-prestes
Integração opcional

O projeto arquitetônico tem linhas retas e muito limpas, com destaque para a coluna em concreto aparente, que tem função estrutural ao mesmo tempo em que deu mais personalidade à fachada. No revestimento externo, a mescla de porcelanato Steell Corten e pintura texturizada em algumas áreas gerou movimento, juntamente com as grandes áreas vazadas das grandes varandas.  Os donos da casa fizeram questão de que os ambientes sociais fossem naturalmente integrados, incluindo os externos, o que é muito apropriado para a praia, onde os limites espaciais costumam ser menos rígidos. Uma grande abertura com cortinas tipo tela solar off white se encarrega de ligar ou dividir a varanda de acordo com a necessidade e a vontade.

casa-praia21-eleone-prestes

As réguas em concreto marcado no forro da varanda seguem sala adentro, o que reforça a intenção de continuidade. Internamente, têm o complemento do gesso com iluminação indireta em certos pontos. A combinação de concreto e gesso no forro se repete em toda a casa, e ganha diferentes leituras com o projeto luminotécnico, todo em LED.

A cor das flores

casa-praia22-eleone-prestes
Paleta de cores do mobiliário integrada a do projeto de paisagismo

Na varanda, a mureta em concreto com formas marcadas tem vidros temperados fixados com pinças de alumínio, protegendo do vento e da areia, além de embelezar e dar leveza à fachada. O piso é Super Deck Intensa 90 X 90 e contrasta em tonalidade com as espreguiçadeiras Rapallo vermelhas, em alumínio e fibra sintética, da piscina, e com o próprio verde do entorno. Graziella Yllana Hecher que, junto com o marido, Rodolfo de Conto Hecher, também arquiteto, responde pelo trabalho, explica: “os tons do jardim, que tem estilo romântico, foram cuidadosamente escolhidos para conversar com os do projeto”. É uma sutileza, mas bem perceptível.

casa-praia23-eleone-prestes

Na varanda lateral, as duas poltronas têm estofamento revestido em tecido off white impermeabilizado e base em grápia e fibra sintética, mesmo material da mesinha, formando um pequeno e agradável ambiente de estar externo.

Escada mestra

casa-praia19-eleone-prestes
Laranja é um tom pontual desde a porta de entrada

A paleta de cores enxuta permitiu uma distribuição interessante, com bases neutras, branco, off white, corten e preto, este, presente em todas as esquadrias em alumínio, dando espaço para inesperadas aparições vibrantes. Caso da porta pivotante da entrada, em laca laranja, tonalidade que reaparece aqui e ali, sempre certeira. O puxador vertical é preto fosco, em alumínio. Ao lado dela, um grande espelho fixado em uma das paredes parece estar apenas encostado, com resultado bem descontraído. Ele reflete boa parte do grande ambiente térreo e destaca a escada em granito marrom absoluto. Com lateral revestida em madeira, guarda-corpo em vidro e iluminação pontual, deixa bem claro que é ela quem imponentemente centraliza o projeto.

casa-praia6-eleone-prestes

O lavabo, bem próximo, tem uma área aberta, com bancada em concreto, portas em silestone laranja e cuba em pedra natural. A porta preta leva ao reservado, que tem bacia preta e revestimento cerâmico com motivo floral estilizado preto e branco nas paredes. O banco em cerâmica laranja dá um toque diferente ao ambiente, que tem esquadria preta alta e horizontal.

casa-praia5-eleone-prestes
Lavabo
casa-praia4-eleone-prestes
Personalidade até no lavabo

Sequência natural

casa-praia12-eleone-prestes

O piso Brasília concreto grafite, em placas retangulares de 60cm x 1m20cm, foi usado em toda a área social, deixando para a mobília a tarefa de setorizar os espaços. O estofado branco com chaise longue e as poltronas cor de laranja, todos revestidos em sarja impermeabilizada, definem o estar, complementado pela mesa de centro oval Órbita, em madeira, e pelo tapete kilim em patchwork. Sobre o sofá, as almofadas off white com aplicação de motivos ligados ao mar, em laranja, dividem a atenção com várias outras lisas, retangulares e no tom mais forte. A mesinha lateral, redonda, tem tampo de vidro.

casa-praia17-eleone-prestes

Em frente ao estofado, o volume da lareira é revestido com porcelanato Steel Corten 60 x 120, com prateleiras iluminadas em marcenaria preta. O ambiente é simples e elegante, e, mesmo integrado aos demais, permite um pouco de isolamento, para assistir TV, por exemplo. A cúpula do abajur com pé de madeira repete o preto de tantos outros pontos do projeto.

casa-praia16-eleone-prestes

Na sequência, o jantar. A grande mesa em madeira, servida por oito cadeiras estofadas com tecido azul-claro em padrão espinha-de-peixe impermeabilizado da linha Thomas, é um convite para ficar por ali enquanto as refeições são preparadas na cozinha ao lado. Cheio de classe, o bufê Fifty tem portas com trançado de fibra natural e serve de apoio ao ambiente. Sob a escada, ele se destaca com a bancada gourmet em concreto aparente às costas, mais o porcelanato preto amadeirado e a parede de lajotas Liverpoll verde-oliva, que revestem as paredes de cozinha. Ali, tudo é prático e muito funcional, com os móveis em melamina preta amadeirada e bege, e tampos em granito preto absoluto.

casa-praia13-eleone-prestes

casa-praia7-eleone-prestes
Cozinha aberta para a área social

O ponto da carne

casa-praia14-eleone-prestes
Churrasqueira em primeiro plano. Ao fundo, observe que o split foi pintado da mesma cor da parede, um recurso para tornar a proposta mais limpa

Depois do jantar, vem o informal ambiente no qual está o balcão alto em concreto aparente, com bancada em silestone laranja. Fazem-lhe companhia cinco bancos altos, dois em madeira natural e três em madeira ebanizada com assento em algodão impermeabilizado, bem de acordo com o uso que terão. À sua frente, está a churrasqueira, elemento indispensável aos gaúchos quando rumam ao litoral. Revestida com placas de porcelanato Steel Corten, fica próxima ao estofado revestido em linho verde, como todos os têxteis do projeto, impermeabilizado. Um ótimo lugar para aguardar pelo ponto ideal da carne.

Só para os íntimos

Os arquitetos reservaram um relaxante tom de azul para o sofá e as almofadas do estar íntimo, estas com padrão ziguezague que inclui verde, seguindo na mesma linha mais suave com o painel da TV, em laca off white e a poltrona em veludo na mesma cor. O contraste completo se dá pelo mármore nero marquina que reveste a lareira e pela prateleira alta laqueada, também preta. O tapete kilim com motivo geométrico mescla as duas propostas, preto e off white, dando o arremate ao ambiente, que conta com vários objetos, predominantemente azuis. Muitos deles, trazidos pelos proprietários da casa de suas viagens ao Oriente. Nesta sala, as aberturas próximas ao forro são fixas, utilizadas como zenitais, para deixar a iluminação natural entrar.

casa-praia1-eleone-prestes
Área íntima naturalmente conectada com o exterior

As persianas pretas dão uma pitada a mais de requinte às suítes, que têm piso Ash Tree retangular, 20cm x 1m20cm, tanto nos dormitórios quanto nos banhos. Num deles, as divisórias em vidro no box permitem olhar para o mar enquanto se toma banho. Demais.  A dupla de espelhos deslizantes sobre a bancada em silestone preto parece ser muito prática e eficiente, mais um detalhe bacana entre os muitos que compõem este extenso e complexo projeto.

casa-praia2-eleone-prestes

Hecher Yllana Arquitetos

Depois de graduados, os arquitetos Graziella Yllana Hecher e Rodolfo de Conto Hecher passaram um ano em Lausanne, na Suíça, especializando-se em arquitetura sustentável. O casal de profissionais voltou pronto para aplicar o que viu e estudou e, desde então, o escritório, que está completando dez anos, atua em projetos arquitetônicos e de interiores residenciais e comerciais.

Rua Mostardeiro, 780/302

(51) 3012-5759 – Porto Alegre, RS

www.hecheryllana.com.br

(Texto Marjori Michelin)

casa-praia3-eleone-prestes

Mais de Equipe eleoneprestes.com

Dia das Crianças: casal de arquitetos cria móveis sustentáveis para os pequenos

O Dia das Crianças é uma data para comemorar a alegria que...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *