Localizado em frente ao Parque Germânia, no Jardim Europa, em Porto Alegre, este apartamento de 270 metros quadrados conta com vista privilegiada, que inclui uma área verde nativa, que é ainda mais valorizada pelas características arquitetônicas do imóvel. A grande pele de vidro na sala principal, que tem pé direito duplo, ajuda a transportar toda essa beleza para dentro de casa. “Na minha visão, luxo está também nos espaços ociosos, nos vazios, por isso, meu objetivo foi destacar o horizonte, a natureza, essa vista que é de tirar o fôlego, e a luz natural”, explica com entusiasmo a responsável pelo projeto de interiores do apartamento, arquiteta Ana Maria Dickow.
Com foco neste propósito, decidiu acrescentar poucos elementos a fim de preservar as qualidades originais do imóvel, espaçoso e fluido, como também aproveitar os revestimentos oferecidos pela construtora, como o do piso, porcelanato com textura cimentícia, numa atitude “inteligente e atual”, como ela define a opção. O setor íntimo foi desenvolvido de forma básica e a elaboração mais detalhada foi reservada à área social, que se vê aqui.
No hall de entrada, a arquiteta utilizou painéis em madeira para vestir uma das paredes, dando proteção visual ao espaço de circulação. A superelegante cômoda Ricci em laca verde tem base e puxadores em carvalho natural maciço, e faz companhia ao pufes de veludo, numa nuance distante de verde. Na lateral, a tela de Gustavo Giacobini finaliza o ambiente. O ângulo pintado de cinza atrás da cômoda faz a transição para a sala de jantar, onde a parede tem essa mesma cor.
Quase branco
No jantar, o bufê de linhas horizontais guarda a louça especial da casa e serve de prático apoio. Foi laqueado na mesma tonalidade da parede, tem tampo de vidro, com fundo de espelho e iluminação embutida, fazendo com que sua presença vá bem além da funcionalidade. A mesa Bolero é em madeira, com acabamento natural na base, e laqueada em cinza-claro, quase branco, com bordas chanfradas no tampo, acomodando confortavelmente 10 pessoas. As agradáveis curvas das cadeiras Évora são um aconchegante afago com sua interessante organicidade. Com acabamento lavado, sua madeira é quase crua, perfeita com o estofamento de sarja peletizada também clara. Por sua serenidade, o conjunto monocromático permitiu o uso de um par de lustres The Heracleum, design de Bertjan Pot para a Moooi de Marcel Wanders. Ana Maria explica que a peça foi batizada com o nome do gênero da planta na qual foi inspirada.
No fundo do jantar, uma bancada com tampo de granito preto abriga bar, adega climatizada e frigobar, e tem o mesmo detalhe do ripado horizontal sobre espelho que se vê no bufê. A base ebanizada segue a paleta enxuta de cores de todo o ambiente. Ao seu lado, o painel de madeira reveste a parede da churrasqueira, fechado com prático tampo do tipo contrapeso. As portas vazadas deixam ver apenas em parte o que há por trás delas, de uma forma elegante e discreta, como queria o cliente, que não apreciava a ideia de uma cozinha gourmet exposta.
Um acertado toque de moda
No estar, os estofados receberam tecidos que lembram alfaiataria: o sofá em L Amadeo, linho com textura aveludada, e as poltronas Dilla, que têm braços finalizados por uma trama de tiras de couro estonado, padrão chevron miúdo em relevo. A escolha revela o gosto da profissional pelo universo da moda, tema que estudou em Florença. Na parede do sofá, o díptico da artista plástica mineira Ana Verona também segue as mesmas tonalidades sóbrias e discretas de todo o projeto.
Um item a mais de acolhimento, a lareira mescla granito e madeira ebanizada e, verticalmente, segue com painéis em lâminas de madeira natural tingidas de castanho, enquanto as laterais são de espelho, “para refletir a vista”, justifica a arquiteta. No centro do amplo estar, a mesa Saarinen branca com tampo de mármore se destaca, com seu design imortal. A mesma cor está nas paredes, aumentando a relevância da imensa cortina de linho cinza com barra alta e motorizada, fazendo frente ao pé direito altíssimo. No piso, o tapete kilim kruze indiano mistura fios de seda rústica, lã e algodão, composição que resulta extremamente suave ao toque. Com cores discretas, é o desenho geométrico, capaz de iludir com seu efeito tridimensional, que atrai a atenção. “O tapete traz o olhar para baixo, proporcionando aconchego e outro movimento para a perspectiva verticalizada do estar”, define Ana Maria.
Juntas, discrição e elegância
O papel de parede marrom-escuro do lavabo tem textura que lembra couro, e casa de forma harmoniosa com o móvel em lâmina italiana Canaletto. Os puxadores são finalizados com tramado em couro e a bancada é em granito cinza, com cuba de apoio. O espelho ganhou iluminação indireta com fita LED em cor morna, deixando tudo bem intimista.
Na cozinha, os móveis têm revestimento de lâminas na cor Gianduia, e portas em vidro Ártico branco. Os relevos gráficos prateados dos azulejos fazem coro para os equipamentos da linha Gourmand em aço inox e para as telas solares rolô, também prata, que dosam a claridade do ambiente. A pequena bancada para refeições rápidas tem a companhia de duas cadeiras Juno, em polipropileno preto.
Neste projeto, a profissional teve a colaboração da arquiteta Juliana Westphalen.
Ana Maria Dickow é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UniRitter, com especialização em Moda & Design na Accademia Italiana di Moda, de Florença, na Itália. Mantém escritório próprio em Porto Alegre e atua em arquitetura de interiores, reformas e execução de obras.
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Texto de Marjori Michelin