Escritório de advocacia de braços abertos

Escritório de advocacia. Foto Yuri Panichi, dovulgação
Recepção de escritório de advocacia projetado por Aire Arquitetura (Fotos Yuri Panichi, divulgação)

A recepção confortável, disposta no centro do layout projetado pelas arquitetas Julia Dable e Romerta Azmus, do Aire Arquitetura Interiores e Retail, distribui os espaços do novo escritório de advocacia: de um lado, a sala de reuniões, e de outro, o espaço dos advogados, com um ambiente de estar para reuniões informais. O projeto proporcionou mais qualidade de vida aos advogados e seus colaboradores no imóvel de 70 metros quadrados, localizado no décimo andar de um prédio no Bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

De um lado da recepção, sala de reuniões, e de outro, espaço dos advogados
De um lado da recepção, sala de reuniões, e de outro, espaço dos advogados

As divisórias de vidro filtram a luz natural das janelas

– Os sócios deste escritório de advocacia nos procuraram durante a pandemia, quando viram uma oportunidade de expandir a área no mesmo edifício comercial onde já alugavam uma sala menor há alguns anos – diz Roberta.

Sala de reuniões do escritório
Sala de reuniões do escritório

Sala de reuniões de escritório de advocacia

Conexão da sala de reuniões com a recepção
Conexão da sala de reuniões com a recepção. A sala dos arquitetos fica do outro lado

Havia a necessidade de uma sala de reuniões tradicional e um escritório para ser compartilhado entre os três profissionais. A arquiteta conta que os experientes advogados queriam uma sala onde também pudessem receber clientes para tomar café, fumar charuto e conversar de maneira informal. Nesse espaço, as arquitetas alocaram um conjunto de sofá e poltronas de couro com valor sentimental, herança de família, “lembrança de uma vida” que passou a configurar o desejado lounge. Já as obras de arte eram do acervo da empresa. De modo geral, a recomendação era preservar ao máximo o que fosse possível para gerar um mínimo de obra, com pisos, banheiros, copa e forro de gesso mantidos.

Sala compartilhada pelos três advogados
Sala compartilhada pelos três advogados tem móveis com memória afetiva
Espaço para reuniões informais
Espaço para reuniões informais

A compartimentação preexistente adaptada recebeu divisórias de vidro e madeira as quais, na recepção, garantiram a entrada de luz natural. Todo o escritório é voltado para o jardim do DMAE, ponto turístico da Capital. Para solucionar a necessidade de armazenamento, as arquitetas criaram armários embutidos abaixo das janelas, o que eliminou a necessidade de outros volumes de armários tradicionais. São desenho do escritório as mesas de trabalho e de reuniões e um pequeno aparador.

Móvel desenhado pelas arquitetas
Móvel desenhado pelas arquitetas

– Os sócios são pessoas discretas e com estilo bem tradicional, mas a ideia de um escritório pesado e com muita madeira era algo que não os agradava; então, seguimos para uma linha mais contemporânea e clara, até para equilibrar com o piso vinílico amadeirado existente, mas misturando com elementos clássicos, como o conjunto de estofados de couro, esculturas de bronze e molduras de gesso nas paredes ­– diz a arquiteta.

Escritório dos advogados
Escritório dos advogados harmoniza o piso preexistente reaproveitado com os novos móveis desenhados pelas arquitetas e os estofados, uma herança de família, incorporados ao décor,  fazendo contraponto de antigo e novo, linhas curvas e retas e paleta de tons

Depois de ver o resultado, veja como era ANTES o antigo escritório:

ANTES: irreconhecível o espaço anterior (fotos arquivo pessoal)
ANTES: irreconhecível o espaço anterior (fotos arquivo pessoal)

ANTES: compare as propostas

As arquitetas Julia Dable e Roberta Azmus
Test drive: as autoras do projeto, arquitetas Julia Dable e Roberta Azmus, do escritório Aire Arquitetura Interiores e Retail no espaço multifuncional do escritório de advocacia

aire.arq.br

http://www.instagram.com/aire.arquitetura

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Casa Vogue: biomateriais como tendência no mercado do design

Você já leu a edição de abril de Casa Vogue? Está bem...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *