Arquitetura e design conectados na expansão da loja Fernando Jaeger

Fachada da Fernando Jaeger Pompeia após a duplicação
Fachada da Fernando Jaeger Pompeia após a duplicação

Expandir uma loja preexistente mudando, mas mantendo ao mesmo tempo a identidade da marca, já seria um desafio. Agora, ampliar para o prédio ao lado, criando um conjunto arquitetônico irmão foi a incumbência que Beto Faria Arquitetura recebeu. Autor da primeira loja vizinha, o arquiteto assumiu a expansão da loja Fernando Jaeger Atelier, do designer Fernando Jaeger, no bairro da Pompeia, em São Paulo. Era preciso arquitetar uma casa nova para o design.

Fernando Jaeger e Yáskara Jaeger, moradores do bairro há alguns anos, abriram, em 2005, a sua primeira loja na região. Com o passar do tempo, os móveis foram mudando, as linhas começaram a crescer e, consequentemente, o espaço de exposição das peças precisou aumentar também. Foi a partir dessa necessidade que o casal decidiu comprar o imóvel ao lado da primeira loja e criar a expansão recém-inaugurada.

Design ocupando seu novo espaço arquitetônico

Design ocupando seu novo espaço arquitetônicoBeto Faria estendeu as características principais da marca para o novo espaço, mais amplo e funcional, com o principal desafio de solucionar o desnível existente entre as duas edificações para integrar os espaços, complementando um ao outro. Para isso, foi criada uma escada vazada entre os dois imóveis, que funciona como uma passagem entre as lojas. Esse elemento quase se camufla no paisagismo e é essencial para a circulação fluida de clientes e vendedores aos fundos.

Loja Fernando Jaeger
Loja Fernando Jaeger

Loja Fernando Jaeger

A ampliação configura um espaço de showroom, por isso, está em constante mudança de layout. Os móveis são dispostos em várias posições e maneiras diferentes. Nas paredes, outro desafio de como ocupá-las foi solucionado com a instalação de prateleiras que abrigam cadeiras e outras peças da linha assinada pelo designer. O novo espaço segue fiel às características de todas as lojas da marca Fernando Jaeger: um ambiente com “cara de casa”, em que a família gostaria de morar. “Nossos móveis são feitos para estar dentro de uma casa”, afirma o designer.

Ambientes mostram a coleção Fernando Jaeger

O objetivo da marca é ter um crescimento orgânico, sempre superando o nível de qualidade dos seus produtos. Agora, com este novo espaço, a família traz um ambiente mais humanizado, que comporta com facilidade as peças tão conhecidas da marca e seus novos lançamentos.

DETALHES ARQUITETÔNICOS

Fachada aberta para a rua

A fachada, toda aberta para a rua, também é um dos destaques do projeto e convida quem passa por ali para conhecer o espaço e os móveis expostos no interior da loja.

Ângulo da fachada
Ângulo da entrada fachada

Embora existisse uma separação física entre ambas as lojas, o paisagismo é o grande responsável por integrar os dois ambientes. Assinado por Flavia Tiraboschi Paisagismo, leva espécies de árvores escolhidas pela própria família e, principalmente, por Fernando, que buscou incluir as plantas que mais se adequam ao espaço externo.

Paisagismo também é um elemento de conexão entre o duo de prédios
Paisagismo também é um elemento de conexão entre o duo de prédios

Yáskara diz sobre a área de 355 metros quadrados: “esse é um passo muito importante para nós. O fato de termos esse novo espaço muda até mesmo a forma como olhamos nossos móveis. Podemos fazer peças maiores e crescer em um ambiente que nos dá essa oportunidade”.

Ambiente externo com móveis adequados ao espaço ao ar livre
Ambiente externo com móveis adequados ao espaço ao ar livre

“Cada loja tem sua personalidade, apesar de ser a mesma marca, elas não possuem um padrão. Temos um cuidado com os ambientes, com o jeito de expor. Isso influencia na parte da entrega e na troca de experiências com os clientes. Cada uma tem uma ambientação diferente, cores diferentes e a disposição dos móveis também”, diz Yáskara.
Ficha técnica: 

Nome do Projeto: Expansão Fernando Jaeger Atelier

Localização: Pompeia, São Paulo

Área: 355 m²

Ano do Projeto: 2023

Construção: Hauz Engenharia

Arquitetura: Beto Faria Arquitetura

Paisagismo: Flavia Tiraboschi

Fotos: Fran Parente

 

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Arquitetura com afeto: casa projetada por Stemmer Rodrigues

Casa com memória afetiva materializada na praça em frente contém forte apelo...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *