Três aplicações de porcelanato do banheiro ao estar

Lavabo projetado por Arquitetando Ideias (foto Marcelo Donadussi, divulgação)
Lavabo projetado com quase todas as superfícies de porcelanato por Arquitetando Ideias (foto Marcelo Donadussi, divulgação)

Revestimentos são indispensáveis à funcionalidade nas áreas molhadas e curingas para soluções práticas e estéticas nos demais ambientes. Porcelanato, sem discriminação de áreas sociais, de serviço ou íntimas está no topo da lista da preferência dos arquitetos tanto para uso como revestimento de superfícies quanto como material para a criação de móveis como bancadas e mesas. A Arquitetando Ideias, empresa de arquitetura de Luana Fernandes e Carla Tortelli com sede em Porto Alegre, faz uso com desenvoltura desse material.

– Percebemos o quanto a proposta de levar o porcelanato para outras dimensões de projeto (móveis, objetos, etc) tem tudo a ver com a evolução do material em si. A ampla gama de texturas, chapas finas, chapas amplas, possibilidade de encontros e acabamentos perfeitos, resistência são muitas das qualidades do porcelanato. E, no fim, é tudo que se quer e ainda a um valor de mercado muito mais atrativo que outras superfícies disponíveis podem oferecer – pondera a arquiteta Luana.

Vamos mostrar três aplicações de porcelanato pelo escritório Arquitetando Ideias, com as explicações das escolhas feitas por uma das sócias.

  • Porcelanato na área social

Neste projeto em um apartamento de 240 metros quadrados em Porto Alegre, onde moram um casal e um bebê, Luana Fernandes e Carla Tortelli usaram porcelanato no tampo de uma mesa e na bancada do bar. (Material: Porcelanato Portobello Shop Bianco di Elba 120cm x 120cm polido)

Móveis da área social com tampos de porcelanato(Fotos Arquitetando Ideias, divulgação)
Móveis da área social deste projeto têm tampos de porcelanato, como a mesa de jantar (Fotos Arquitetando Ideias, divulgação)

Luana conta que optaram por usar porcelanato no tempo da mesa de jantar e nessa bancada de bar por diversos motivos:

– Teríamos um material com a estética que queríamos (mármore Carrara), com grande resistência e com peso menor. Diferente do que aconteceria se optássemos pelo próprio mármore: onde a resistência a manchas e ao calor é baixa e a espessura das chapas (em média 2cm) a deixam muito mais pesadas, necessitando bases mais reforçadas e transporte complicado – argumenta a profissional.

Bancada de porcelanato
Bancada de porcelanato
Bancada de porcelanato
Bancada de porcelanato

A arquiteta ressalta como a porcelanataria chamou a atenção dela e de Carla:

–  O porcelanato em mobiliário, seja ele de área social ou qualquer outro cômodo, entrou nos nossos projetos quando visitamos pela primeira vez, em 2017, a fábrica da Portobello Shop em Tjucas/SC e lá essa vertente da porcelanataria estava aplicada em diversos móveis, com design incrível. Ali nos apaixonamos pelas possibilidades e voltamos ansiosas para colocar as ideias em prática para os nossos clientes.

 

  • Porcelanato no banheiro (com cuba branca e metais pretos):

Neste caso, o apartamento de 230 metros quadrados de um casal na capital gaúcha tem praticamente todo o banheiro social de porcelanato. (Material: Porcelanato Portobello Shop Concretíssyma Argento Line Relevo 120cm x 60cm natural)

Banheiro de porcelanato
Revestimento de porcelanato em contraponto à cuba e aos metais (foto Marcelo Donadussi, divulgação)

 

– No banheiro social, a ideia era deixar a bancada inserida num conceito clean de materiais. Então, optamos por aplicar o mesmo porcelanato no piso, em todas paredes e na bancada. As louças e metais são os únicos elementos que se destacam nessa unidade de textura cimentícia.

 

  • Lavabo (com cuba feita no porcelanato marmorizado):

Em um apartamento de aproximadamente 80 metros quadrados de um homem solteiro na faixa dos 35 anos localizado em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o foco é o lavabo, com mistura de produtos. (Materiais: porcelanato 90cm x 90cm Concretissyma Matiz Grigio natural; porcelanato 60cm x 120cm Bianco Paonazzetto natural 60cm x 120cm; porcelanato Karst Argento externo 90cm x 90cm (todos Portobello Shop).

Toque de porcelanato marmorizado na bancada do lavabo
Toque de porcelanato marmorizado na bancada do lavabo

– Aqui tínhamos um banheiro social com chuveiro, mas que no dia a dia era muito pouco usado. Então, a ideia foi trazer uma cara mais de lavabo, mas sem “pirar”! Pensando na praticidade de quando usado eventualmente como banho mesmo. E adoramos a mistura de materiais mais brutos com materiais nobres e foi essa a aposta para este projeto – conta Luana.

Veja o lavabo durante a obra
Veja o lavabo durante a obra

A arquiteta explica o uso dos materiais combinados dizendo que “todo o piso e as paredes foram revestidos com porcelanato 90cm x 90cm Concretissyma formando uma caixa em concreto e, para a bancada, misturamos o marmorizado, que traz essa carga mais clássica e refinada, no porcelanato 60cm x 120cm Bianco Paonazzetto natural 60x120cm que, apesar de ter a aparência fosca, é totalmente liso. E em conjunto com o porcelanato Karst Argento externo 90x90cm que tem uma textura bem bruta e natural de uma pedra. Para complementar, escolhemos os detalhes (misturador e pendente) em rose gold para somar o toque nobre do projeto”.

 

Arquitetando Ideias

arquitetas Luana Fernandes e Carla Tortelli

www.arquitetandoideias.com.br

Cel. Lucas de Oliveira, 505/1103 – Porto Alegre/RS

51 3276.0010 / 99137.0210

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

CASACOR RS chega a 30 edições com um Infinito Particular

Nesta sexta-feira, dia 5 de agosto de 2022, a CASACOR RS promove...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *