CASACOR São Paulo: paisagismo de Luciano Zanardo para adotar

Paisagismo na CasaCor São Paulo
Espécie fácil de cultivar a pleno sol: Bougainville, escoha de Luciano Zanardo para o Terraço Hélade (Fotos Renan Navarro, divulgação)
Bougainville é a espécie escolhida pelo paisagista Luciano Zanardo para compor um espaço de relaxamento e contemplação chamado Terraço Hélade, na CASACOR São Paulo, que se estende até 11 de setembro. Também conhecida como Primavera, Três Marias ou Flor-de-papel, este gênero rústico é famoso por suas cores vibrantes e a sua facilidade de se adaptar a vários climas. É, naturalmente, uma espécie trepadeira — característica que fez com que os franceses, ao a encontrarem no Rio de Janeiro por volta de 1767, a chamassem de “trepadeira maravilhosa”. A beleza e a facilidade de manutenção fazem com que bougainville seja uma ótima alternativa para cultivar em casa ou apartamento, em uma varanda ensolarada ou jardim. Se não estiver em vaso e não tiver onde se ficar, cresce com tronco forte como uma árvore.

Conforme o paisagista à frente do escritório Zanardo Paisagismo, a planta é uma excelente opção para quem ainda é iniciante no universo dos jardins. Luciano Zanardo ensina que a rega deve ser realizada em dias alternados, entre duas e três vezes na semana, dependendo da estação do ano. Importante a observação de que, nessas horas, o olhar atento pode auxiliar a entender a necessidade da flor. Por exemplo, se os botões estiverem despencando, o cuidador provavelmente não está fornecendo água o suficiente. Agora, se a quantidade de flores for pouca, o oposto é o caso: o dono está molhando demais. Já a adubação deve ser feita uma vez por mês e a dica do especialista é usar o fertilizante NPK 4-14-8.

Vasos de Bougainville devem ser fortes porque a planta se desenvolve bastante e, no solo, pode virar uma árvore

“As Bougainvilles necessitam de sol pleno para seu desenvolvimento. No Terraço Hélade, podemos observar que elas estão expostas em área aberta sem cobertura. Em ambientes de meia sombra, não recomendo o cultivo”, Zanardo orienta ao abordar o processo de concepção para o seu espaço na CASACOR, onde a floração delicada em cachos marca a exposição.

Além dos cuidados simples, a beleza da Bougainville é a possibilidade de cultivá-la tanto em áreas externas como internas. No entanto, em apartamentos, a atenção precisa ser redobrada para garantir exatamente a alta incidência de sol, essencial para o seu desenvolvimento, que o paisagista recomendou. “É fundamental frisar a importância da luz, pois um dos erros mais comuns no cuidado com a Bougainville é justamente a carência de incidência solar, juntamente com o excesso de água e a falta de adubação e limpeza das folhas e galhos secos”, ressalta Zanardo.

Outro ponto importante para levar em consideração é a dimensão do vaso: Zanardo recomenda uma peça de grande dimensão, com material resistente, como os vietnamitas ou os de cimento aramado. No plantio direto na terra, a flor deve ser cultivada em solo fértil, previamente preparado com adubos químicos ou orgânicos — lembrando sempre de favorecer ambientes em pleno sol.

Quando o assunto é cor, a mais tradicional é a rosa ou a lilás. Inclusive, a intensa tonalidade arroxeada, que floresce no período invernal, foi a escolhida pelo paisagista para compor o terraço em estilo mediterrâneo da CASACOR. Porém, as pigmentações branca, vermelha, amarela e laranja, cuja floração ocorre na primavera e no verão, também compõem o repertório. Preste atenção ao comprar a “trepadeira maravilhosa” para escollher o melhor estágio da pplanta: apesar de estarem disponíveis em vários formatos, o ideal é priorizar uma já com floração. E não tem porque se preocupar: mesmo após a queda, com os devidos cuidados, os botões retornam em poucos meses.

 

Serviço 35ª edição CASACOR São Paulo

Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073

Localização Terraço Hélade

Período de visitação: até 11 de setembro de 2022

Horário: terça a sábado, das 12h às 22h | domingo, das 11 às 21h

 

Sobre Zanardo Paisagismo

Luciano Zanardo, que comanda a Zanardo Paisagismo, atua no mercado de paisagismo corporativo e residencial, cuidando pessoalmente de cada projeto, imprimindo seu toque em todas as suas obras. A paixão pelo paisagismo surgiu quando cursou Biologia em Bauru no interior de São Paulo. Já na capital paulista, estudou na Escola Panamericana de Artes e no IBRAP (Instituto Brasileiro de Paisagismo), onde aperfeiçoou seus conhecimentos na área. Atualmente, seu escritório conta com uma equipe altamente qualificada de profissionais e também parceiros nas áreas de arquitetura e design de interiores, oferecendo estrutura necessária para garantir a qualidade de cada projeto executado.

Zanardo Paisagismo

Tel. (11) 98888-6618 

www.zanardopaisagismo.com.br 

@zanardopaisagismo

 

 

 

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Reforma: projeto integra áreas com leveza, requinte e conforto

“Integração total da área social, com muito conforto e sofisticação, aliada ao...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *