O Museu A CASA do Objeto Brasileiro realiza a exposição ” ISA 30 ANOS – POR UM BRASIL SOCIOAMBIENTAL”, uma celebração das três décadas de atuação do Instituto Socioambiental (ISA) na defesa dos direitos de povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e outras comunidades tradicionais. A exposição será aberta ao público a partir do dia 22 de junho e permanecerá até o dia 25 de agosto de 2024, com visitação de quinta a domingo, das 10h às 18h, na sede do museu, localizada na Av. Pedroso de Morais 1216, em Pinheiros, São Paulo.
Do intercâmbio de conhecimentos e experiências entre coletores de sementes de diferentes localidades do Brasil,
nasceu em 2023 o Redário, uma articulação entre redes e grupos de coletores, que vem se mostrando uma alternativa
potente para a restauração ecológica no Brasil. Na imagem, membros da articulação formam um caracol em alusão ao símbolo do Redário. Crédito da foto: Are Yudja / Rede Xingu+ Data: 04 Junho 2023
Com curadoria e expografia de Rosely Nakagawa, a mostra reúne materiais audiovisuais que ilustram os projetos desenvolvidos pelo ISA, além de objetos de arte indígena, artefatos artesanais. A exposição apresenta 30 painéis em tecido com mais de 100 imagens documentais de diversas ações do instituto ao longo das três décadas. Os registros foram capturados por fotógrafos e antropólogos parceiros de longa data da organização, como Are Yudja, Carol Quintanilha, Christian Braga, Claudia Andujar, Linsker, Kamikiá Kisêdjê, Lalo de Almeida, Pedro Martinelli, Roberto Linsker, Rogério Assis e Victor Moriyama. De acordo com a curadora, “A ideia é atingir e comover o público não especializado, tornando a mostra de fácil compreensão para quem ainda não conhece a organização.”
Renata Mellão, fundadora do Museu A CASA, expressa sua admiração pelo Instituto Socioambiental (ISA) e celebra a duradoura parceria iniciada em 1999, quando o antropólogo Beto Ricardo, sócio fundador do ISA, ministrou uma palestra no museu. “Somos grandes admiradores do instituto e é uma honra para nós abrigar essa exposição”, afirma Renata.
Para enriquecer a experiência, as comemorações dos 30 anos do ISA contemplam uma extensa programação cultural voltada à conscientização e à informação sobre os povos indígenas no Brasil. As atividades incluem três rodas de conversas no “Papo de Casa”, uma ação promovida pelo Museu A CASA que visa aprofundar o conhecimento por meio de diálogos abertos com protagonistas e especialistas da temática, além da exibição de filmes em realidade virtual. Também haverá a apresentação da série de livros “Povos Indígenas do Brasil” e do projeto educativo “Povos Indígenas no Brasil Mirim”. Igualmente, o público poderá interagir com o mapa” Terras e Povos Indígenas no Brasil”, uma oportunidade única para conhecer as comunidades e explorar os territórios onde vivem as etnias.
SERVIÇO
O MUSEU A CASA DO OBJETO BRASILEIRO REALIZA A EXPOSIÇÃO
“ISA 30 ANOS – POR UM BRASIL SOCIOAMBIENTAL”
Abertura: 22 de junho, sábado, das 14h às 18h;
Temporada: 23 de junho a 25 de agosto de 2024, de quinta a domingo,
das 10h às 18h.
MUSEU A CASA DO OBJETO BRASILEIRO
https://www.acasa.org.br/ | @museuacasa | contato@acasa.org.br
Av. Pedroso de Morais 1216, Pinheiros, São Paulo SP
CEP: 05420-001 São Paulo, SP, Brasil +55 11 3814-9711
Horários: de quinta a domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita | Amigável aos animais
Visitação em grupos mediante agendamento pelo e-mail educativo@acasa.org.br