Na última terça-feira, 18 de maio, um dos grandes apoiadores sociais do complexo de hospitais passou a fazer parte da história da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Sócio-fundador e presidente emérito da fábrica de móveis Florense, Lourenço Darcy Castellan deu nome ao Teatro do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa, em homenagem à sua dedicação e generosidade. A celebração teve apresentação do músico Renato Borghetti no palco do teatro.
Hoje, aos 91 anos, Castellan, natural de Flores da Cunha, é um dos maiores empresários da serra gaúcha, tendo fundado a Florense em 1953. Em seu apoio à Santa Casa, realizou inúmeras doações à estruturação do próprio teatro até a doação de mobiliários das UTIs do Hospital da Criança Santo Antônio e em diversos ambientes do Hospital São Francisco.
“O permanente apoio de Lourenço Darcy Castellan aos projetos de desenvolvimento da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre revelam uma vocação social e um papel humanitário inquestionáveis, que o fazem merecedor desta justa homenagem, um reconhecimento perene aos gestos de solidariedade prestados à esta instituição”, diz o provedor da Santa Casa, Alfredo Guilherme Englert.