iF Design Award edição 2020 anunciou recentemente os finalistas da primeira fase. Sete brasileiros marcam presença na categoria de mobiliário: Jader Almeida, Roberta Banqueri, Linda Martins, Lia Siqueira, Fun Furniture Design Studio, Azul Arquitetura e Design e Metaltru. Mais de 10 mil inscritos em diversas categorias foram avaliados por um júri composto de 91 especialistas em design de 21 países diferentes do mais conceituado e completo prêmio de design do mundo.
O anúncio com tantos nomes – alguns, figuras frequentes nas grandes premiações e outros menos conhecidos – em uma única edição coloca o design brasileiro em evidência e aproxima os designers do mercado internacional. Para a indústria, cada vez mais o design se afirma como uma ferramenta de relevância para os negócios. Para Juliana Buso, coordenadora de projetos do Centro Brasil Design, instituição que representa o iF DESIGN AWARD no país, “o Brasil tem ganhado muita atenção internacional em termos de design, (…) ganhando espaço entre os melhores do mundo!”.
O maior vencedor brasileiro na categoria de mobiliário, Jader Almeida, concorre este ano com a cadeira Etta. No último mês, o designer também recebeu três premiações no International Design Award 2020 com a cadeira Olive, Para-sol Bird e mesa de Jantar Boule.
A designer catarinense Linda Martins faz sua primeira participação no prêmio e é a única brasileira que concorre com duas peças, a poltrona Cecília e o Fly, um sistema modular, também na categoria mobiliário.
Desde 1953, o iF DESIGN AWARD concede um dos selos de qualidade mais importantes do mundo – a marca iF é reconhecida internacionalmente como um símbolo de excelência em design. Considerado um dos prêmios de design mais importantes do mundo, chancela as conquistas de design em diversas disciplinas: produto, embalagem, comunicação e design de serviço, experiência do usuário (UX) e interface do usuário (UI), arquitetura e design de interiores, bem como conceito profissional.