Bienal vai além do Mercosul

Bienal-11-mercosul-eleone-prestes-3

De 6 de abril a 3 de junho estará aberta à visitação a Bienal 11 O Triângulo Atlântico, que teve show na Praça da Alfândega na abertura nesta quinta-feira à noite. A região reúne a quase totalidade da mostra, na própria Praça, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Memorial do RS e no Santander Cultural. Tem também trabalhos na Igreja Nossa Senhora das Dores e no Areal da Baronesa, quilombo no Bairro Menino Deus, todos em Porto Alegre. Vamos percorrer instalações no pavimento térreo do Santander:

Obra de Ibrahim Mahama (Tamale, Gana, 1987), instalação Non Orientable - Political Animals, 2018
Obra de Ibrahim Mahama (Tamale, Gana, 1987), instalação Non Orientable – Political Animals, 2018 (Fotos Eleone Prestes)

O Triângulo Atlântico circunscreve os pontos de conexão das obras expostas que, além da América, inclui África e Europa. Etnias, raças e manifestações estão contempladas, como ficou claro até no show ocorrido na Praça da Alfândega. Quem apresenta a 11ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul –  com curadoria de Alfons Hug e Paula Borghi, respectivamente curador-chefe e adjunta – é o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

asa de Taipa, instalação de 2018 de Maxim Malhado (Ibicaraí, Bahia, 19867)
Casa de Taipa, instalação de 2018 de Maxim Malhado (Ibicaraí, Bahia, 19867)

 

El Anatsui (Anuako, Gana, 1944), obra Ebb & Flow, 2018. Obra feita de alumínio e tampas de garrafa, fio de cobre e malha de ferro galvanizada. É coleção da galeria Jack Shainman, Nova York.
El Anatsui (Anuako, Gana, 1944), obra Ebb & Flow, 2018. Obra feita de alumínio e tampas de garrafa, fio de cobre e malha de ferro galvanizada. É coleção da galeria Jack Shainman, Nova York
Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Tendências exibidas em Londres

Esta semana ocorreu a Top Drawer, no Olympia, em Londres, uma feira...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *