Esculturas com história: Vila dos Olhos Fechados de Rogério Pessôa

Esculturas de Rogerio Pessôa em exposição em Gramado com curadoria de Cézar Prestes
Esculturas de Rogério Pessoa em exposição (Fotos Divulgação)

Gramado recebe nesta sexta-feira, 5 de agosto, a mostra de 30 esculturas Vila dos Olhos Fechados, do artista Rogério Pessôa, que se estende até 28 de agosto no Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen. A curadoria é do gestor cultural Cézar Prestes, diretor do Studio Prestes na área de arte, e ex-secretário de Estado da Cultura e diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). A exposição conta com apoio da Secretaria de Cultura de Gramado e da Galeria 12B.

Escultura de Rogério Pessôa

Como muitos fizeram durante a pandemia, Rogério Pessôa foi para perto do Litoral, no caso, a sua cidade natal, Rio Grande, junto à praia do Cassino. A ideia era que seu filho desfrutasse de espaço e da natureza. Com a mudança, emergiram as memórias de quando ele brincava com o irmão dentro das casas vazias na baixa temporada. O artista voltou a um tempo em que no inverno as praias e, consequentemente, as casas ficavam vazias. O guri brincava com o irmão nas ruas e nos pátios vizinhos naquele cenário onde só havia o som do vento. Rogério Pessôa conta que escolhiam os locais conforme a ideia da brincadeira: se era de forte apache, escolhiam uma casa parecida com um forte, por exemplo.

Obra de Rogério Pessôa

O artista ressalta que essas lembranças vêm quando está de olhos fechados, para fixar melhor os detalhes. Daí o nome desta série de casas. Materiais e formatos orgânicos compõem a materialidade das peças, como argila e os galhos que estruturam as “construções”, em geral sobre palafitas e formatadas pelas mãos ao sabor do momento, descompromissadas com qualquer rigidez – como ocorre com uma espécie de planta que nasce espontaneamente sobre as dunas da praia.

Escultura de argila e galhos

Serviço

O que: exposição Vila dos Olhos Fechados, esculturas de Rogério Pessôa

Quando: de 5 a 28 de agosto de 2022, de segunda a sexta, das 8h às 17h45 e, aos sábados, das 14h às 17h30.

Onde: Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen, de Gramado, Lago Joaquina Bier

Instagram:

@artepessoa

@cezarprestes

@studioprestes

@prefeituradegramado

@arte12b

@culturagramado

 

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Mosaico italiano em propostas de insetos e ícones da arte

Superstudio Più sempre é uma atração na Milan Design Week. Este ano,...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *