Gramado recebe nesta sexta-feira, 5 de agosto, a mostra de 30 esculturas Vila dos Olhos Fechados, do artista Rogério Pessôa, que se estende até 28 de agosto no Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen. A curadoria é do gestor cultural Cézar Prestes, diretor do Studio Prestes na área de arte, e ex-secretário de Estado da Cultura e diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). A exposição conta com apoio da Secretaria de Cultura de Gramado e da Galeria 12B.
Como muitos fizeram durante a pandemia, Rogério Pessôa foi para perto do Litoral, no caso, a sua cidade natal, Rio Grande, junto à praia do Cassino. A ideia era que seu filho desfrutasse de espaço e da natureza. Com a mudança, emergiram as memórias de quando ele brincava com o irmão dentro das casas vazias na baixa temporada. O artista voltou a um tempo em que no inverno as praias e, consequentemente, as casas ficavam vazias. O guri brincava com o irmão nas ruas e nos pátios vizinhos naquele cenário onde só havia o som do vento. Rogério Pessôa conta que escolhiam os locais conforme a ideia da brincadeira: se era de forte apache, escolhiam uma casa parecida com um forte, por exemplo.
O artista ressalta que essas lembranças vêm quando está de olhos fechados, para fixar melhor os detalhes. Daí o nome desta série de casas. Materiais e formatos orgânicos compõem a materialidade das peças, como argila e os galhos que estruturam as “construções”, em geral sobre palafitas e formatadas pelas mãos ao sabor do momento, descompromissadas com qualquer rigidez – como ocorre com uma espécie de planta que nasce espontaneamente sobre as dunas da praia.
Serviço
O que: exposição Vila dos Olhos Fechados, esculturas de Rogério Pessôa
Quando: de 5 a 28 de agosto de 2022, de segunda a sexta, das 8h às 17h45 e, aos sábados, das 14h às 17h30.
Onde: Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen, de Gramado, Lago Joaquina Bier
Instagram:
@artepessoa
@cezarprestes
@studioprestes
@prefeituradegramado
@arte12b
@culturagramado