Arquitetos Voluntários: o coletivo entrega o primeiro projeto no Hospital de Clínicas de POA

Arquitetas do coletivo
Daniela Giffoni, Aline Fuhrmeister, Karen Feldman e Erika Listo na frente do Hospital de Clínicas

O coronavírus está mobilizando as pessoas que se importam com pessoas. Nesta segunda-feira, 6 de abril, às 16h30, foram entregues oficialmente ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre espaços de descompressão em uma área de 370 metros quadrados 100% doados pelo coletivo Arquitetos Voluntários. Sob o comando da arquiteta Daniela Giffoni, em parceria com os arquitetos Bianca Russo, Cynthia Garcia, Erika Listo, Felipe Helfer, Karen Feldman, Mádia Santos Borges e Marcelo Minuscoli, o time Arquitetos Voluntários colocou a sua marca e a sua energia solidária no andar térreo do novo prédio do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Espaço criado para acolher os profissionais da saúde
Espaço criado para acolher os profissionais da saúde

O espaço foi dividido em setores: dormitórios, áreas de descompressão, vestiários, copa, salas de paramentação e salas privadas. Toda a área recebeu design disruptivo a conceitos hospitalares, com poltronas, pufes e toques de cores quentes para oferecer espaços mais atraentes e motivadores, dando vida aos ambientes.

Mobiliário de qualidade para espaços de descompressão no hospital
Mobiliário de qualidade para espaços de descompressão no hospital

– Os hospitais não têm tempo para pensar nessas ações, por isso, criamos salas para os profissionais descansarem e diminuir o estresse entre as jornadas de trabalho. Esse ambiente é um carinho do Hospital de Clínicas para o profissional da saúde, é um abraço para essas pessoas que, em alguns momentos, nem para casa conseguirão voltar – afirma Daniela Giffoni, arquiteta idealizadora do Arquitetos Voluntários.

Outras instituições também terão espaços projetados e executados pelos Arquitetos Voluntários em Porto Alegre e Região Metropolitana.

Arquitetas em ação
Arquitetas em ação

Os nomes e marcas dentro do Arquitetos Voluntários

Mentora: Daniela Giffoni
Integrantes: Karen Feldmann, Bianca Russo, Erika Listo, Marcelo Minuscoli, Felipe Helfer, Mádia Borges e Cynthia Garcia

Fornecedores: Gobbi Novelle, Tradesign, Saccaro, Ortobom, Manjabosco Decor, Decor +, EXS Eletrodomésticos, Multiservice, Galeria Gravura, Marcelo Hubner, SM Concept, Click Decora, DellAnno, Sano, Cadesul, Costura do Bem, SC Vidros, Galart, Bela Vista Molduras, Lea Japur Paisagismo, Ades Fretes, entre outros doadores pessoas físicas que aderiram à Vakinha online.

Sobre os Arquitetos Voluntários  

Arquitetos Voluntários – Hack for Brazil COVID-19 é um coletivo que está organizando uma força tarefa para construir espaços temporários e definitivos de descompressão para profissionais da saúde de hospitais de Porto Alegre e região metropolitana. O grupo, que tem como idealizadora e diretora a arquiteta Daniela Giffoni, e é composto pelos mentores Aline Fuhrmeister, Bianca Russo, Dani Giffoni, Erika Listo, Felipe Helfer, Karen Feldman e Marcelo Minuscoli, e cada mentor conta com sua equipe de arquitetos voluntários que somam atualmente trinta arquitetos, tem como objetivo oferecer melhores condições de trabalho e qualidade de vida para aqueles que estão trabalhando no combate ao Covid-19. Hospitais como o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, o Hospital Porto Alegre, Hospital Ernesto Dornelles e o Hospital Geral de Novo Hamburgo já estão na lista para receberem a ajuda do grupo, que pretende, ainda, ampliar a ação para outros hospitais do estado, assim, inspirando outros arquitetos no Brasil. Cada mentor já tem o hospital com o qual trabalhará, além do seu grupo, gerenciando as ações e jornadas de trabalho das equipes de mão de obra. Empresas de mobiliário, eletrodomésticos e revestimentos dos mais diversos já aderiram à causa com doações. Porém, uma das dificuldades enfrentadas pelo grupo é a busca por novos apoiadores, para replicar o modelo em outros hospitais e não sobrecarregar apenas uma marca. Por isso, uma Vakinha Online foi criada para arrecadar recursos a serem revertidos em produtos e materiais necessários. As doações podem ser feitas no site http://vaka.me/960758 Esse movimento surgiu com a iniciativa da Grow, aceleradora de startups, que está puxando um Hackathon – evento para discutir ideias e desenvolver softwares a fim de criar soluções para problemas específicos – para o enfrentamento ao Covid-19.

Contato Arquitetos Voluntários

Arquitetos Voluntários
Daniela Giffoni  – (51) 99962.5587

@arquitetosvoluntarios #arquitetosvoluntarios

Crédito Fotos: Arquitetas – Fotógrafa Lenara Petenuzzo
Areá de Descompressão HCPA – Fotógrafo Clovis de Souza Prates

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Salone del Mobile 2020: beleza sustentável

A 59ª edição do Salone del Mobile.Milano será realizada de 21 a...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *