Construção com tecnologia

Augin, celular, construtech, fórum em Porto Alegre

Dia 4 de julho algumas das principais construtechs brasileiras estarão em Porto Alegre para o 2º Fórum da Inovação na Construção Civil. Essas empresas estão transformando a forma com que construímos, reformamos, compramos e vendemos terrenos e imóveis. O evento ocorre no Teatro da Unisinos, organizado pela empresa de consultoria gaúcha Climb Consulting Group e pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Unisinos.

Com o propósito de repensar a indústria de construção civil e estimular a visibilidade de iniciativas empreendedoras, o evento reunirá empresários e acadêmicos em uma programação intensa, com palestras, painéis, e um pitch (termo para apresentação sumária de alguns minutos com objetivo de despertar o interesse investidores e/ou clientes) de startups.

Este que é um dos pontos altos do encontro, o pitch, será mediado pela Community Manager do Okara Hub, Jaqueline Lamente Ferreira. Um dos primeiros espaços focados em aceleração de startups e inovação aberta no setor da construção civil, o Okara Hub fica em São Paulo e tem empresas mantenedoras que investem em inovação. A votação do pitch ocorrerá pela plateia do Fórum e a vencedora terá a chance de participar do batch (termo que batiza cada ciclo de seleção e aceleração de startups) que o Okara Hub promove em julho na capital paulista. 

“Com a parceria do evento com o Okara Hub, o objetivo é oferecer aos projetos inscritos uma rede de conexões na área, além de um estímulo e promoção de suas marcas”, conta  Bernardo Etges, sócio na Climb Consulting Group. Participam do pitch as startups: Diosa, ConstructIn, O Sucateiro e Clube Watt e outras marcam presença expondo seus projetos paralelamente à programação de palestras do evento.

Além da exposição e do pitch, serão ao todo mais de 15 speakers integrando a programação do evento. Constam profissionais e empresas referências no segmento, como Saulo Suassuna Fernandes Filho, CEO e fundador da Molegolar – iniciativa pernambucana de obras modulares flexíveis considerada o “lego da vida real”, permitindo que as plantas dos apartamentos sejam facilmente reconfiguradas.

A abertura será conduzida pelo Secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis Lamb, que irá apresentar as iniciativas e resultados positivos que o estado e a Região Metropolitana vem alcançado através dos programas de Inovação. Estarão presentes ainda, Glaucia Alves da Costa, Diretora de Inovação da Deloitte – uma das maiores empresas de consultoria empresarial do mundo; Filipe Braga Ivo, Diretor de Novos Negócios da Sunew – empresa brasileira líder mundial na fabricação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV), e Juan Carlos Germano, sócio-diretor da Pauluzzi, fabricantes de blocos cerâmicos, que lançou recentemente o aplicativo AUGE – tecnologia de realidade aumentada para a construção civil, que permite visualizar o projeto em 3D de qualquer lugar da obra. Além de cases de empresas como a Andrade Gutierrez e da consultoria da Porsche Consulting; e a única construtech listada entre as “100 Startups to Watch” de 2019, a Ambar.

Com o tema “Cases e tendências – Promovendo a Inovação no setor da Construção Civil“, o 2º Fórum da Inovação na Construção Civil vai reunir construtoras, incorporadoras, startups, empresários e estudantes para analisar, discutir e estimular conexões, novas soluções e ideias inovadoras. Esta segunda edição já dobrou de tamanho em relação à sua estreia no ano passado. “Após a repercussão positiva do primeiro Fórum, onde foi alcançado o objetivo de estimular o ecossistema de inovação, o segundo vem com uma agenda robusta, ocupando um dia inteiro com cases, novas tendências no mercado de construção e um ambiente para expor até 20 startups”, conta Marcus Fireman, um dos sócios da Climb.

Conheça algumas das startups que estarão expondo no evento:

ConstructIN: Aplicativo para acompanhar a evolução do seu projeto através de imagens em 360º que qualquer pessoa pode fazer na obra

Clube Watt: plataforma que permite acesso à energia renovável ao alcance de qualquer pessoa, através de um clube de assinaturas para consumo de energia fotovoltaica

Diosa: Empresa de serviços de manutenção e reparos residenciais a serem realizado por profissionais do sexo feminino

Melbourne: Empresa de construção modular, realiza a fabricação de modulos residenciais sob demanda

Meu Alu: Aplicativo para aluguel de imoveis

O Sucateiro: Osucateiro.com é uma startup que surgiu com o intuito de solucionar os problemas das empresas relacionados a estoques obsoletos, produtos de baixo-giro

Prevision: Software para planejamento e gestão de obras

Sinapsys: Software para gestão de recursos na construção civil ( recursos como Mão de Obra e Equipamentos)

Smart Fly: Soluções com drones para inspeção na construção civil

Vendo Meu Terreno: MarketPlace para comercialização de terrenos

Sobre a Climb Consulting Group

Conduzida pelos sócios e engenheiros civis Marcus Fireman, Santiago Navarrete e Bernardo Etges, a empresa tem por objetivo melhorar os processos e promover a capacitação nas empresas do setor da construção. Para isso busca tornar organizações mais leves e competitivas através da eliminação das perdas, redução de custos e aumento da produtividade. Entre seus pilares de atuação estão Lean Construction, a Reestruturação de Processos Internos e o foco na Inovação. A implementação de novas tecnologias e soluções inovadoras são alternativas sempre presente nos projetos da Climb. Além disso, seus sócios possuem forte vínculo acadêmico sempre buscando estar à frente das tendências e soluções de impacto que despontam no setor.

SERVIÇO

O que: 2º Fórum da Inovação na Construção Civil

Onde: Teatro da Unisinos (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600 – Boa Vista, Porto Alegre)

Quando: 4 de julho, das 8h30min às 18h30min

Inscrições:

1º lote – R$ 180

1º lote (estudantes) – R$ 100

Vendas online em sympla.com.br/climbconsulting

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

CasaCor Rio Grande do Sul: ambiente dos vencedores do concurso Archathon

Talento precisa de uma fração de tempo apenas para ser reconhecido. Foi...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *