58ª edição do Salone del Mobile: homenagem a Da Vinci e novos formatos

DE-SIGNO, homenagem aos 500 anos de Leonardo da Vinci
DE-SIGNO, homenagem aos 500 anos de Leonardo da Vinci

Com homenagens a Leonardo da Vinci e novos formatos de exposição, a 58ª edição do Salão do Móvel de Milão será realizada de 9 a 14 de abril na Rho Fiera Milano, nos arredores da cidade italiana. O Salone del Mobile.Milano já oferece atrativos com seus salões dentro do Salão (iSaloni), mas este ano se associa às celebrações em homenagem aos 500 anos de falecimento de Leonardo da Vinci.

Lançado em 2018, o Manifesto do Salone del Mobile.Milano é uma carinhosa homenagem à cidade, uma declaração de intenção voltada para canalizar os poderes que estão Milão para trabalhar em conjunto para preservar o papel de liderança da feira e da cidade, e atrair idéias, projetos e novos recursos. Um novo termo foi acrescentado ao Manifesto do Salone del Mobile: “genial“, uma parte intrínseca ao DNA do evento e das empresas, marcas e designers que fizeram sucesso, além de servir como uma homenagem ao grande Mestre. Em 2019, o Manifesto é amplificado com uma nova palavra, “ingenuidade“.

Na esteira da “nova abordagem” lançada com o Manifesto em 2018, o Salone está colocando os holofotes este ano tanto na centralidade de Milão quanto na capacidade criativa e generosidade de espírito da rede industrial que a sustenta e trabalha para oferecer excelência global. Em uma tentativa de responder adequadamente às mudanças estruturais na sociedade contemporânea e as consequentes mudanças rápidas no mercado de decoração e design, o Salone del Mobile está anunciando duas mudanças fundamentais em seu formato de feira.

Como este é um ano ímpar, é a vez das exposições bienais Euroluce e Workplace3.0. Este último contará com um novo formato de exibição, amplo e transversal, voltado a ilustrar melhor a evolução do conceito do espaço de trabalho, agora um espaço híbrido em que dever e prazer, profissional e pessoal andam de mãos dadas. As empresas expositoras farão sentir sua presença líquida e híbrida em todo o recinto da feira, como reflexo fiel da transformação social do espaço de trabalho em um espaço flexível, permeável e dinâmico, propício à interação profissional e ao engajamento com outras atividades do dia a dia.

Esta edição também verá o lançamento de um novo conceito de exposição transversal dedicada a soluções decorativas e técnicas de design de interiores: S.Project, um espaço versátil em que as palavras-chave são abordagem multissetorial, sinergia e qualidade.

Duas instalações

O Salone del Mobile.Milano Eventos: uma homenagem ao gênio com as habilidades de design de Leonardo da Vinci.

À frente das comemorações da cidade para marcar o 500º aniversário da morte de Leonardo da Vinci, o Salone del Mobile.Milano está apresentando duas grandes instalações. A instalação na cidade celebrará a originalidade e profundidade visionária dos estudos científicos do artista, e a do recinto de feiras a experiência do design italiano e artesanato, a partir do momento do grande Mestre até os dias atuais.

Vista do interior do espaço dentro do Salone destinado à homenagem a Leonardo da Vinci
Vista do interior do espaço DE-SIGNO dentro do Salone destinado à homenagem a Leonardo da Vinci

Este ano o Salone del Mobile.Milano está renovando suas ligações poderosas com a cidade de Milão em seu 58ºedição com uma homenagem ao seu “filho adotivo” mais brilhante e eclético na forma de duas instalações notáveis ​​e extremamente evocativas – uma na cidade e uma no recinto da feira, garantido para fornecer uma experiência memorável cultural e emocional do visitante.

AQUA – A visão de Leonardo

AQUA, a instalação em homenagem a Leonardo Da Vinci na cidade
AQUA, a instalação em homenagem a Leonardo Da Vinci na cidade

Milão é a única cidade a ter o privilégio de hospedar Leonardo para um período tão longo e fértil. Foi uma conexão que durou cerca de vinte anos, período durante o qual ele deu o melhor de seu gênio criativo para Duke Ludovico Sforza. Dos muitos projetos do artista, estudos de água revelam o quão grandemente sua mente eclética e brilhante foi dominada por esteelemento, que ele explorou como artista, arquiteto, cientista e engenheiro. É precisamente por isso que o Salone del Mobile.Milano escolheu o Conca dell’Incoronata canal lock – onde Leonardo provavelmente supervisionou o trabalho de construção para projetar os portões de bloqueio e água como os protagonistas do tradicional evento da cidade, que vai de 5 a 14 de abril.

AQUA A visão de Leonardo é uma experiência imersiva específica concebida por Marco Balich, desenvolvida em parceria com a Balich WorldwideShows, que narra um pequeno fragmento da Renascença e do futuro de Milão, parte razão e parte encantamento. O Conca será coberto com uma inserção arquitetônica na forma de uma grande extensão deágua, na borda da qual uma enorme tela de LED se tornará uma janela para um futuro Milan,mostrando um horizonte que muda de acordo com a hora do dia. Por baixo dessa estrutura, por dentro o canal em si, um wunderkammer será criado, onde os visitantes podem experimentar toda beleza, energia e forma da água, envoltos em imagem e som graças ao uso de  tecnologia, em um ambiente totalmente independente. Um foyer de informações da Ponte delle Gabelle fornecerá um espaço onde os visitantes em espera podem descobrir mais sobre a conexão entre este local histórico e o gênio multifacetado de Leonardo.

5 a 14 de abril, Conca dell’Incoronata, Via San Marco, das 10h às 22h

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Prêmio Salão Design na High Design em agosto

Quem quiser ver produtos do Prêmio Salão Design pode curtir uma mostra...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *