Mudanças em cores e revestimentos aquecem área social de casa em Canoas

O projeto original tinha apenas quatro anos, mas os moradores procuraram o escritório Angela Snel, Arquitetura, Interiores e Iluminação porque queriam fazer algumas mudanças na área social de sua casa, localizada em Canoas. Entre elas, alterar a distribuição do mobiliário e adotar uma nova paleta de cores, deixando a residência mais funcional, mas, principalmente, mais aconchegante. O casal de empresários com um filho pré-adolescente estava em busca de ambiente sociais confortáveis e convidativos, onde pudesse receber os amigos e familiares de forma descontraída e acolhedora, sem, no entanto, extrapolar nos custos com a reforma. Além de Angela, o projeto contou com a participação do arquiteto Tiago Mineiro e, pelo que se vê, deve ter atendido plenamente as expectativas do cliente.

A remodelação abrangeu uma área de 95 metros quadrados, contemplando cozinha, jantar, estar, ambiente de TV e bar, todos integrados. Este foi o primeiro trabalho do escritório para a família, substituindo a ambientação anterior, “que considerava excessivamente fria, tanto nas cores quanto nos revestimentos”, segundo conta Angela. A obra foi realizada num período de 90 dias, durante os quais a família seguiu vivendo no local, apenas transferindo suas refeições para o salão de festas, junto à piscina da residência.

Enquanto o piso do projeto original, em mármore travertino romano, foi mantido, as paredes ganharam um novo tom, pintadas com tinta acrílica fosca: casca de árvore, cor bem próxima do fendi. O mármore está presente também no revestimento da lareira, cortado em tiras de dois tamanhos, que formaram um ripado, tirando a monotonia do caminho. No estar, o piso foi aquecido com um tapete que seguiu a nova família de cores, também adotada no revestimento do sofá, em camurça texturada marfim. As muitas almofadas, de vários tecidos e tonalidades, formalizam o convite para sentar-se e ficar à vontade. As mesinhas laterais eram do projeto anterior e ganharam novas posições, assumindo sua funcionalidade, enquanto a de centro, de vidro e madeira, é nova. Foi desenhada pelo escritório e executada em marcenaria, da mesma forma que o móvel postado às costas do sofá, ambos de melamina da linha Brasil Ipê-Amarelo.

A melamina, nesse mesmo padrão, também finaliza o móvel do ambiente da TV, onde o estofado foi revestido com camurça lisa, na cor fendi (quente e agradavelmente acolhedora, ela reina no projeto!), e finalizado com almofadas em chenile, linho e camurça. O tapete, de nylon, ajuda a setorizar o espaço e aquece, sem interferir na integração de toda a área social. Na parede sobre o sofá, a escultura em metal, do acervo dos moradores, é leve, mas bem marcante.

Em todas as aberturas, as persianas de madeira com lâminas de 5cm na cor castanho são automatizadas e entram no clima cálido da proposta.

Peças pontuais criadas pelo escritório finalizam o projeto

No bar, o móvel para copos e bebidas foi desenhado pelo escritório. É formado por caixas de diferentes materiais e tamanhos, todas com fundo de espelho, criando interessantes efeitos de profundidade e luz. A bancada e a estrutura do bar também integram o novo projeto, executadas em madeira e vidro. Os bancos são da mesma linha das cadeiras do jantar, de madeira, com assentos de camurça sintética e encosto de palha natural.

A cozinha aberta, totalmente integrada à área social, teve o revestimento de portas e gavetas renovado com melamina Brasil Ipê-Amarelo. Na parede, entre a bancada de Silestone e o armário aéreo, o revestimento original (pastilhas cerâmicas vermelhas) foi recoberto por espelho, “extremamente higiênico e de fácil manutenção”, segundo Angela.

Em todos os ambientes foram utilizadas lâmpadas dimerizáveis, e as luminárias pendentes, que chamam a atenção no estar da lareira, evidenciadas ainda mais pelo pé direito duplo, foram executadas por um fornecedor de Belo Horizonte nos diâmetros especificados em projeto. São de madeira e acrílico fosco e causam grande efeito, podendo ser visualizadas de qualquer ponto da área social. “A iluminação é um item fundamental em nossos projetos, pois com a luz podemos criar cenários para variadas situações funcionais ou sensoriais nos ambientes, valorizando textura, cores, conforto visual e, ainda, economia de energia”, define a titular do escritório.

Angela Snel – Arquitetura – Interiores – Iluminação

Localizado em Novo Hamburgo, RS, o escritório atua há 34 anos em projetos residenciais e comerciais. Responde pelo projeto de todas as lojas de calçados e bolsas Luz da Lua franqueadas em vários pontos do Brasil. Angela Snel é pós-graduada em Design de Interiores e Iluminação, e Tiago Mineiro, em Arquitetura.

Rua Domingos de Almeida, 733/3

Centro, Novo Hamburgo, RS

(51) 3594 -5993 – (51) 99974-1139

www.angelasnel.com.br

(Texto Marjori Michelin)

Mais de Equipe eleoneprestes.com

Iphan oferece 10 bolsas para mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicou edital com...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *