Autobiografia de Lucio Costa, ícone da arquitetura moderna, ganha nova edição após 21 anos fora de catálogo

Um dos mais importantes intelectuais brasileiros do século XX, o arquiteto e urbanista Lucio Costa (1902-1998) teve a autobiografia “Registro de uma vivência” reeditada em dezembro de 2018, com uma apresentação de Maria Elisa Costa, filha dele. Publicada originalmente em 1995 e reimpresso dois anos depois, o livro esgotou-se rapidamente e é hoje um item disputado. A obra traz textos críticos e memorialísticos, planos, projetos, fotografias e desenhos.

Costa formou-se pela Escola Nacional de Belas Artes, da qual mais tarde viria a ser diretor, promovendo uma profunda reforma no ensino de arquitetura. É um dos mais importantes profissionais da arquitetura moderna brasileira e teve atuação decisiva na Semana de Arte Moderna de 1922. Em 1939, Lucio ficou em primeiro lugar no concurso da Feira Mundial de Nova York (foto acima*), na qual havia um pavilhão do Brasil.


Retrato de Lucio Costa por Juliana Sobral (Reprodução Edições Sesc SP)

Também foi coordenador da equipe que projetou, com a consultoria de Le Corbusier, o edifício do Ministério da Educação e Saúde (1945), hoje Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro. Em 1957, vence o concurso para o plano piloto de Brasília. Entre outros, assinou projetos arquitetônicos pioneiros como o Parque Guinle e planos urbanísticos como o da Barra da Tijuca, ambos no Rio de Janeiro. De 1937 a 1972, dirigiu a Divisão de Estudos e Tombamentos do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.


Detalhe do Plano Piloto de Brasília, do Acervo Lucio Costa (Reprodução Edições Sesc SP)

Editada pelas Edições Sesc São Paulo, a nova versão da autobiografia traz ainda um ensaio da crítica Sophia da Silva Telles, que procura decifrar o sentido da obra do arquiteto. Com 648 páginas, o livro pode ser adquirido na loja online da editora.

*Acervo Lucio Costa (Reprodução Edições Sesc SP)

Tags da matéria
, ,
Mais de Equipe eleoneprestes.com

Exposição mostra gravuras em metal de 100 artistas em Porto Alegre

Mais de 100 artistas que participaram do projeto “Artista Convidado do Ateliê...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *