Penthouse em São Paulo passeia por estilos em projeto de arquiteta gaúcha

Ana Mahler - ap SP-eleone-prestes

Imagino que um profissional chamado a fazer o projeto de interiores de um apartamento localizado em um prédio com arquitetura premiada deve ser estimulante. Pois a arquiteta gaúcha Ana Mähler foi contratada por um jovem casal que mora em São Paulo, no vigésimo andar do edifício NY Penthouses, prédio assinado pelo arquiteto Dado Castello Branco, consagrado internacionalmente e vencedor do Prêmio Master Imobiliário em 2011, pelo Fascination Penthouses. Ana acompanhou toda a concretização do sonho do casal até chegarem ao imóvel, com área de 165 metros quadrados. O casamento e o planejamento a longo prazo incluíram o casamento, o desejo de aumentar a família e de receber amigos em um apartamento confortável e com elementos do seu gosto pessoal.

– A escolha do profissional responsável pela criação de um projeto inicia por conhecer seu portfólio e existir uma afinidade entre cliente e arquiteto. Porém, para mim, cada projeto é único, assim como cada cliente, pelas suas histórias, memórias e anseios. Nesse projeto não foi diferente, após realizar entrevistas e briefings surgiu a temática francesa, mais precisamente o Palácio de Versalhes, que faz parte do imaginário da cliente, seu sonho era residir lá. Então, a busca aqui foi pincelar em cada espaço essa referência, fazendo do projeto contemporâneo um pano de fundo, para que o resultado fosse atual e atemporal – diz Ana.

Estar

apartamento projetado por Ana Mahler em São Paulo, publicado no site eleoneprestes.com
A área social tem integrados estar, jantar, sala de TV e home office. Reveste o sofá em L um tecido suede nude, que não compete com a marcante parede criada com painéis e iluminação que mimetiza a entrada da área íntima. Poltronas com acabamento de couro natural e mesas soltas contornam o tapete de pele clara. O conjunto de três mesas laterais Basílica, são obra do designer Ronald Scliar Sasson  (Fotos Vanessa Bohn)

Os clientes pediram que a arquiteta incluísse no projeto materiais como mármore, madeira, móveis de estilo, atemporalidade, conforto, suavidade e amplitude. Ana atendeu, especificando uma base monocromática para todo o piso do apartamento, um porcelanato branco, com o visual clássico desejado, aliado à tecnologia que garante praticidade de manutenção.

Ana Mahler - ap SP-194-eleone-prestes

O projeto luminotécnico buscou como resultado um visual limpo, com luminárias no frame e mini LEDs. Em evidência, abajures e um lustre de cristal champagne posicionado no vão de pé-direito duplo, acima da mesa de jantar (abaixo).

Os móveis franceses aparecem pontualmente em cada ambiente, como no mezanino, e conjugam-se com o mobiliário contemporâneo em MDF, de visual limpo para servir de pano de fundo da paleta dourada, dos torneados e da marchetaria do mobiliário antigo.

Jantar

O lustre reina no pé-direito duplo dentro da composição do projeto luminotécnico - site eleoneprestes.com
O lustre reina no pé-direito duplo dentro da composição do projeto luminotécnico. A mesa de jantar é Andros, assinada por Adriano Santos. Atrás, a cortina combina dois sistemas incluindo trilho motorizado para a parte de tecido, soluções inclusive de conforto térmico para o ambiente voltado para Oeste.

Escritório

O espaço de office está posicionado no mezanino, projetado pelo escritório Ana Mähler Arquitetura + Arte, com leve estrutura metálica com degraus em madeira e peitoris em vidro 10mm. Para sustentação, uma viga foi posicionada perto do forro, e uma barra na projeção em balanço suspende o escritório, evitando a necessidade de um pilar de sustentação. O metal em tom cinza confere toque de ar industrial ao ambiente. A mesa francesa é complementada por uma poltrona Luis XV, mesa de jogos e uma estante com fundo em espelho bronze, com espaço para livros, objetos e documentos.

Sala de TV

Ana Mahler - ap SP-160-eleone-prestes

Na Sala de TV, o sofá, encimado por obra de Vitória Davoglio Ribas, se transforma em chaise longue. A estante, com fundo de papel de parede com textura, tem um grande nicho em pedra natural e abriga TV e outros equipamentos e propicia o conforto da lareira a álcool. A mesa lateral é Crome, criada por Paulo Sartori

Lavabo

Ana Mahler - ap SP-314 -eleone-prestes
Marca o lavabo a pedra translúcida retroiluminada na bancada com a cuba de apoio e a torneira de mesa

A cozinha gourmet tem mobiliário branco alto-brilho e em vidro avelã, o desenho minimalista é pano de fundo para a cristaleira antiga, herança de família da proprietária (abaixo). Duas grandes cubas e uma calha úmida, que organiza detergente, esponjas e escorredor de louças, deixam o espaço prático e funcional.

Ana Mahler - ap SP-257-eleoneprestes
Veja a combinação de antigo e novo, quente e frio. As banquetas da cozinha gourmet são Ninho, obras de Daniela Ferro da Asa Design
Na parede de destaque, azulejo 20cmx20cm no tom nude com desenhos em relevo. Os tampos de quartzo branco (silestone White Storm) foram eleitos, pois são próprios para áreas de manipulação de alimentos
Na parede de destaque, azulejo 20cmx20cm no tom nude com desenhos em relevo. Os tampos de quartzo branco (silestone) são próprios para áreas de manipulação de alimentos

A busca por referência portuguesa, descendência do proprietário da casa, resulta em cores fortes e visual despojado. Estamparia dos azulejos e revestimento junto à churrasqueira combinam-se almofadas e tecidos, compondo a proposta com vasos esmaltados.

Apartamento Ana Mahler - ap SP-90-eleone-prestes
Observe a parede à esquerda. E o mobiliário inclui o sofá de três lugares e poltronas Keiko, design assinado por Daniela Ferro do escritório Asa Design

Setorizando o ambiente a bancada e mobiliário que abriga cervejeira, choperia, churrasqueira elétrica (ideal para espaços sem exaustão) e cuba de apoio, é emoldurado por um grande pórtico em madeira de demolição. Armários aéreos com portas basculantes e frentes em vidro branco e armários inferiores com portas em laca azul, com puxador moldado na peça. A mesa traz assentos diversos, junto à parede um sofá, à frente duas cadeiras, e caso necessite de mais lugares, os banquinhos estofados possibilitam mais convidados à mesa.  Obras de arte de Vitória Davoglio Ribas. A rede dá o clima de casa de praia.

Ana Mahler - ap SP-142-eleoneprestes

Ana Mahler - ap SP-135-eleone-prestes

Área íntima

Na suíte, a ideia era trazer uma forma nova e inusitada de personalizar o armário. Algo duradouro e que combinasse com a personalidade dos moradores. Com acabamentos diversos estéticos tem na funcionalidade a incumbência de aproveitar ao máximo o espaço e de privilegiar a circulação. Junto à entrada do dormitório, os armários apresentam duas portas em espelho com perfil em alumínio no tom avelã, na sequência as portas são em alto-brilho e, em frente à cama, as portas exibem desenho exclusivo, uma estampa personalizada em grafismi.

Ana Mahler - ap SP-63-eleone-prestes

Ana Mahler - ap SP-65
A cama king size tem cabeceira revestida de material nude, dois criados franceses e poltrona Luís XV. As cortinas são de tecido

O banho do casal foi projetado para ser prático, com espaços para armazenamento a bancada em mármore crema marfil: o armário tem quatro portas em fecho toque na parte inferior, áereo com portas deslizantes em espelho, e móvel piso teto, com mesmo desenho exclusivo do quarto, em grafismi. O móvel francês, além de decorativo, serve como apoio. Há revestimento de parede apenas na área do box.

Ana Mahler - ap SP-79-eleone-prestes

Suíte da menina

A primogênita da família merecia um espaço impecável. Na suíte, a atmosfera leve e atemporal norteou o projeto. As peças em estilo provençal são complementadas por roupeiro com portas de correr em espelho e painel da TV. O papel de parede com motivos geométricos tem um tom suave de verde e dourado, que compõe com os tecidos e com os tons de rosa que aparecem também no tapete e mesinha lateral. Obra de arte  (ao fundo, rosa) é de Ainez Rosito.

Ana Mahler - ap SP-32-eleone-prestes

Ana Mahler - ap SP-3-eleone-prestes

Ana Mahler - ap SP-30-eleoneprestes

No banho, o mobiliário com desenho simples, trás dois acabamentos, amadeirado brandy para o armário inferior e blanc para o armário piso teto; a bancada é em mármore branco piguês, cuba de apoio, torneira de mesa. Para a área do box, pastilha 3x3cm Verde Acqua e no restante, papel de parede.

Ana Mahler - ap SP-46-eleone-prestes

 

Ana Mähler

A arquiteta Ana Mähler vem se consagrando por seus projetos que traduzem realmente a necessidade de cada cliente. Modernista no conceito, mas não no estilo – suas propostas se adequam com precisão ao gosto e história de cada cliente. Pelo seu olhar apurado, busca traduzir em realidade cada desejo, levando em consideração sentimentos e sensações, criando ambientes que merecem agregar os benefícios trazidos pela arquitetura em prol do bem-estar.

site anamahler.com

e-mail  arq.anamahler@gmail.com

 

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Percorra comigo 10 ambientes da Mostra Elite Design aberta sexta-feira

Vamos curtir a primavera à beira do Guaíba com os 10 primeiros...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *