Cobertura na praia para morar: prática e elegante

Móvel de Jader Almeida

Não são poucas as pessoas que sonham em um dia mudar-se para a praia. Para o casal proprietário deste apartamento, o dia chegou, e o paradeiro escolhido foi Jurerê Internacional, em Santa Catarina. Coube ao escritório Mariana Pesca Arquitetura, de Florianópolis, deixar o imóvel de 337 metros quadrados do jeito que eles queriam para curtir a vida com conforto e elegância, recebendo filhos e netos aos finais de semana. Aqui, mostramos os 160 metros quadrados da área social do imóvel, que inclui estar, jantar, espaço gourmet, todos naturalmente integrados, e a cobertura.

Móvel de Jader Almeida no projeto de Mariana Pesca em Jurerê Internacional (Fotos Mariana Boro, divulgação)
Móveis de Jader Almeida no projeto de Mariana Pesca em Jurerê Internacional (Fotos Mariana Boro, divulgação)

Este é o segundo trabalho que a arquiteta Mariana Pesca realiza para o cliente, o que pode explicar a fluidez do projeto. Logo na entrada, assinados por Jader Almeida, o bufê suspenso, em lâmina de madeira ebanizada e a cristaleira em acrílico com estrutura metálica igualmente preta são um consistente prenúncio do que está por vir. Nas prateleiras do móvel transparente, além de taças em cristal antigas, herança de família, copinhos e outros pequenos objetos trazidos de viagem formam um adorável memento, duplicado pelo painel em espelho colado à parede. Na chegada, também a escada que leva à cobertura chama a atenção. Ela foi revestida em Silestone cinza e ganhou corrimão e guarda corpo em inox, agregando beleza e segurança à sua função.

No piso, o porcelanato extrafino Calacatta foi a escolha da arquiteta para toda a área social interna – exceção para o espaço gourmet, revestido com porcelanato Concretyssima, também usado na cobertura.

Móvel de Jader Almeida no projeto de Mariana Pesca em Jurerê Internacional (Fotos Mariana Boro, divulgação)

Dolce far niente

No aconchegante estar, os três estofados são um agradável convite para sentar-se e ficar à vontade, conversando, assistindo TV ou simplesmente curtindo o prazer de não fazer nada.  Dois estão frente à frente, revestidos em camurça off white, e, no lado oposto à lareira, o terceiro é em couro natural cinza claro, da Natuzzi. As almofadas, especialmente confeccionadas para o ambiente, mesclam cores, padrões e texturas, em linho, seda e veludo. O tapete é discreto, porém marcante, com seu desenho geométrico em preto e off white. Sobre ele, a mesa de centro revestida em tecido preto emborrachado e finalizada com ferragens é originalmente uma adega, mas aqui ganhou outra função: guarda álbuns de fotografia da família.

A lareira à lenha é revestida em Silestone e Limestone na cor cinza e é cercada pela estante, como o bufê e a cristaleira da entrada, também assinada pelo designer Jader Almeida. “É uma linha desenvolvida sob medida, então, foi escolhida e coordenada por nós, em lâmina de madeira natural pau-ferro”, ilustra Mariana. Para iluminá-la, há fitas de LED camufladas por perfis metálicos. As duas poltronas que completam o espaço eram do acervo do cliente e receberam novo revestimento. Atenção para o conceito do duplo do ambiente: duas poltronas, dois vasos brancos, dois quadros. “Pensamos em pontos para gerar equilíbrio”, esclarece a arquiteta. Mas isso não quer dizer que harmonia só se dê em pares, anunciam as três peças do artista plástico João Migotto que repousam sobre a estante e magnetizam com motivos que iludem a visão.

Móvel de Jader Almeida no projeto de Mariana Pesca em Jurerê Internacional (Fotos Mariana Boro, divulgação)

Cozinhar e conviver

O sóbrio jantar é composto pela mesa redonda em lâmina de madeira natural pau-ferro, com cadeiras Bethânia revestidas com Sumbrela, tecido escolhido por sua resistência, segundo Mariana. Na parede, o tríptico do artista plástico Juliano Aguiar traz um toque de verde para o ambiente, que fica acolhedor com a luminária Littmann e suas nove graciosas cúpulas. Na grande abertura, a incidência de luz é controlada pela persiana motorizada Twin Line, finalizada com xales laterais em seda cinza. Recurso que se repete na porta que separa o estar do espaço gourmet.

Móvel de Jader Almeida no projeto de Mariana Pesca em Jurerê Internacional (Fotos Mariana Boro, divulgação)

O gosto pelo traço do designer Jader Almeida reaparece nas cadeiras Anna em couro natural preto do espaço gourmet e que fazem belo contraste com a bancada de trabalho em Corian Glacier White e a das refeições, também em Corian, mas na cor concreto. As luminárias pendentes e os spots em metal preto com LED atendem as necessidades de cada momento na medida certa. A churrasqueira é revestida por cerâmica Liverpool.

Os ambientes de estar e jantar e o espaço gourmet integrados atenderam principalmente o gosto do proprietário do apartamento, cozinheiro militante, que assim pode conviver com familiares e amigos enquanto prepara seus quitutes, dos mais elaboradoras ao habitual churrasco.

Conforto e privacidade na cobertura

Na cobertura, por segurança, o primeiro passo foi providenciar um guarda corpo em vidro. O segundo, criar um paisagismo intenso, que além de bonito, fosse eficiente para garantir privacidade em relação às coberturas vizinhas. A solução foi verticalizar a vegetação, com cachepôs altos, alguns em fibra de vidro, outros em cimento, e escolher plantas igualmente longilíneas.

Área de convívio ao ar livre cercada de verde no projeto de Mariana Pesca
Área de convívio ao ar livre cercada de verde

No mobiliário, foram selecionadas peças próprias para ambientes externos, capazes de sobreviver bem às mudanças de temperatura, chuva e vento.  A sólida mesa de centro, em madeira de demolição, fazia parte do acervo dos clientes e casou perfeitamente com a namoradeira Ayti, também em madeira, e a poltrona e as banquetas em fibra sintética da linha Noronha. O banquinho Birillo, da Decoma Design, é parceiro de outros dois, que ficam na área interna.

Ao lado do spa, para seis pessoas, as espreguiçadeiras ganharam aconchegantes almofadas para servir também como bancos. Tanto estas, quanto todos os demais revestimentos do ambiente foram feitos com tecidos da linha Sunbrela, que aguentam firme o uso externo. Por fim, o ombrelone garante sombra e a atmosfera perfeita para lembrar que o dia de morar na praia deixou de ser apenas um sonho.

 

Mariana Pesca Arquitetura

Arquiteta e urbanista graduada em 2004, desde então, Mariana Pesca atua com escritório próprio. Tem especialização em iluminação e design de interiores e trabalha com projetos residenciais, comerciais e corporativos.

Rua Lauro Linhares 2055/606 – Torre Max

Florianópolis, SC

marianapesca.com.br

(Texto Marjori Michelin)

 

 

 

Mais de Equipe eleoneprestes.com

Loft ocupa porão de palacete na Mostra Glass Home em Novo Hamburgo

O porão do icônico palacete localizado no número 1.437 da Rua Joaquim...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *