CasaCor Rio presencial e digital

Palacete carioca da CASACOR Rio
Palacete no bairro Jardim Botânico recebe a CASACOR Rio

Híbrida, característica que virou clichê (“veio para ficar”) criada para não paralisar durante a pandemia, chega à CASACOR Rio, que se realiza de 2 de março a 25 de abril de 2021 em um palacete de 1860 no bairro Jardim Botânico, para quem fizer a visita física, cenário desfrutado por quem preferir ter a experiência pelo guia digital com vídeos interativos e tours 3D. A mostra carioca, com cerca de 40 ambientes, trabalho de 57 profissionais, estreia a tendência desses anos loucos que chamam a atenção para a casa, endereço muitas vezes quase nada desfrutado pelos proprietários workaholics antes da crise sanitária mundial. Hoje todos aterrissaram no refúgio possível e passaram a valorizar seu home office. Mais do que se resignar à condição de trabalho em casa, é inteligente desfrutar dos benefícios do “aconchego do lar” e atender às novas necessidades com estilo.

O casarão, vizinho do Jardim Botânico, é cercado pela Mata Atlântica (Fotos Divulgação)

O casarão, vizinho do Jardim Botânico, é cercado pela Mata Atlântica. Após a CASACOR Rio, palacete passará a abrigar o Instituto Brando Barbosa (IBB), espaço de arte, cultura e educaçãoA CASACOR Rio promete trazer muitas tendências do morar numa mostra com duas versões: a presencial, com foco na experiência de visita à casa, um palacete icônico no Jardim Botânico rodeado por 12 mil m² de Mata Atlântica; e a versão digital, que privilegia novos formatos ampliando o público que, mesmo à distância, pode explorar os 38 ambientes – entre espaços, pátios e jardins – em um guia digital com vídeos interativos e tours 3D.

Palacete Brando Barbosa foi construído em 1860
Palacete Brando Barbosa, construído em 1860, foi residência do médico sanitarista Oswaldo Cruz

“Acreditamos que essa mistura do digital e presencial veio para ficar e que, cada vez mais, a CASACOR Rio vai ganhar abrangência nacional e internacional”, avalia Patrícia Quentel, sócia-diretora da mostra, que, ao lado de Patricia Mayer, está à frente da CASACOR Rio desde o primeiro evento, em 1991.

Ambiente de Rodrigo Jorge
Hall de Entrada, ambiente de Rodrigo Jorge Studio

Hall de Entrada | Rodrigo Jorge Studio |(21) 2439-8264 (21) 99952-9077

rodrigojorge@rodrigojorgestudio.com www.rodrigojorgestudio.com @rodrigojorgestudio

Porta de entrada para a casa principal, o ambiente traz a sofisticação e o esplendor de seus tempos áureos. O décor é clássico com direito a teto dourado, paredes num tom grafite quase preto, além de peças dos anos 1950 e 1960 e muitas obras de arte de grandes nomes: Picasso, Portinari, Franz Krajcberg. Esculturas de crianças aparecem em diferentes pontos do espaço representando a geração do futuro que poderá visitar o Instituto Brando Barbosa – que será criado no local após a CASACOR Rio. Um ambiente-homenagem aos antigos donos e a seu amor pela arte.

Para quem está se perguntando como serão as visitas: seguindo, claro, os protocolos sanitários da Organização Mundial de Saúde (OMS), e devem ser pré-agendadas já que há limite de pessoas por ambiente. A arquitetura da casa principal, aliás, é grande aliada já que os amplos janelões e portas presentes em todos os cômodos permitem uma ventilação cruzada que mantém arejados todos os ambientes internos.

Ambiente de Chicô Gouvea
Sala de Almoço e Varanda, projeto de Chicô Gouvêa

Sala de Almoço e Varanda | Chicô Gouvêa | (21) 2274-2080 (21) 99926-1654

chicogouvea@chicogouvea.com.br  www.chicogouvea.com.br  @chicogouvea

Tirando partido das características originais do imóvel, como sancas, alisares e pé-direito alto, o arquiteto traz todo seu colorido e mix de peças de diferentes estilos para criar uma sala de almoço repleta de brasilidade. Móveis desenhados por Chicô, como a mesa e o aparador, ganham a companhia de cadeiras de Sérgio Rodrigues e bancos indígenas. A arte também ganha destaque nas gravuras de Frans Post, tela de Esther Bonder, além de três esculturas de Frans Krajcberg – uma homenagem póstuma do arquiteto ao amigo.

Nesta 30ª. edição, CASACOR Rio conta com a participação de 57 profissionais da arquitetura, paisagismo e design de interiores. Muitos deles, velhos conhecidos, que fazem parte da história da mostra. São profissionais como Anna Luiza Rothier, Bel Lobo, Caco Borges, Chicô Gouvêa, Cynthia Pedrosa, Gisele Taranto, Lia Siqueira, Luiz Fernando Grabowsky, Maurício Nóbrega e Paola Ribeiro que tiveram a missão de fazer interferências modernas na arquitetura eclética da residência de 2.500 metros quadrados. O projeto de implantação é mais uma vez do arquiteto Mário Santos, parceiro de longa data.

Suíte do Casal, criação de Paola Ribeiro para a CasaCor Rio 2021
Quarto do Casal, com ambiente de estar e leitura, é criação de Paola Ribeiro para a CasaCor Rio 2021

Quarto do Casal | Paola Ribeiro | (21) 2522-1718 (21) 98719-5445

paola@paolaribeiro.com.br  www.paolaribeiro.com.br  @paolaribeiroarqinteriores

No quarto que por anos abrigou a antiga proprietária da casa, a inspiração é feminina. Todas as obras de arte são de mulheres e o espaço foi pensado como um oásis dentro da ampla residência. Ali, o casal tem um pequeno espaço de trabalho, um quarto sofisticado que tira proveito da vista para os jardins, além de muitas estantes que aproveitam os antigos armários existentes na casa – todos modernizados e revitalizados. O mobiliário contemporâneo – em parte assinado por Paola em parceira com Maria Cândida Machado – contrasta com os ricos detalhes arquitetônicos da casa e ajuda a criar um estilo casual-chic.

“Desde 1991, quando fizemos o primeiro evento, CASACOR Rio sempre antecipou as tendências do morar e, nessa edição especial, não será diferente. O Rio é uma cidade especial, que consegue unir, como poucas, sofisticação com um estilo descolado. É um jeito carioca de viver e morar que está muito presente nesta mostra, ainda mais que em outros anos”, antecipa Patrícia Mayer, sócia-diretora da mostra.

Terraço de Patricia Marinho e Manuele Colas com azulejaria
Terraço de Patricia Marinho e Manuele Colas com azulejaria do modernista Noel Marinho

Terraço NM | Estúdio Design Noel Marinho por Patricia Marinho, Manuèle Colas, Heloísa Amaral Peixoto e Carolina Cascardo | (21) 2511-3823  (21) 98797-9987 – Patricia  (11) 98912-5250 – Manuele  patricia@patriciamarinho.com.br  manuele@noelmarinho.com.br  www.noelmarinho.com.br  @noel_marinho

Um espaço iluminado pelo céu carioca, totalmente integrado aos jardins e repleto de peças que trazem a marca inconfundível de Noel Marinho, arquiteto expoente do modernismo que deixou incríveis criações em azulejaria. No terraço que leva as iniciais de seu nome, muitas novidades: peças para área externa desenhadas pela filha Patrícia durante a quarentena usando alguns de seus azulejos. O resultado é um ambiente em que arte e design, moderno, contemporâneo e antigo se complementam de forma harmônica. A cara do Rio.

Cozinha de Anna Malta e Andrea Duarte
Cozinha dos Amigos, proposta de Anna Malta e Andrea Duarte a partir de elementos como os azulejos portugueses originais

Cozinha dos Amigos | Anna Malta e Andréa Duarte | (21) 2421-3003 (21) 98741-0575 – Anna 

(21) 98876-6369 – Andrea acfmalta@gmail.com  andrea@andreaduartearquitetura.com.br @andreanevesduarte

www.annamaltainteriores.com.br  www.andreaduartearquitetura.com.br @annamaltainteriores 

A metragem generosa (80m²) e ambientação de estar transformam essa cozinha no coração da casa – como em toda casa brasileira, com certeza. Ali, os amigos papeiam, preparam comes e bebes, se divertem. Tudo numa atmosfera que mistura os recursos tecnológicos do século XXI com a beleza dos elementos arquitetônicos originais da casa, como azulejos portugueses e piso, que foram mantidos. O hall, aliás, não sofreu qualquer interferência. Justamente para que os visitantes possam apreciar um pedacinho da residência como ele sempre foi. Não deixe de olhar com atenção os objetos usados aqui. Boa parte deles são também do acervo da casa.

Tendências

ESPAÇOS FLEXÍVEIS E MULTIFUNCIONAIS. Nos últimos meses, todo mundo viu as funções de seus espaços se multiplicarem. A sala ou quarto ora funcionam como home-office, ora como home-fitness, ora como canto de estudo ou entretenimento. E não faltam exemplos de ambientes com múltiplas funções nessa CASACOR Rio: a Sala Íntima do Hóspede (Tatiana Lopes e Tatiana Mendes) é também saleta de estar, home-office e home-fitness. O Home Office & Games (Caco Borges e Carolina Haubrich) abriga os recursos tecnológicos para o trabalho e o entretenimento. O Refúgio (Adriana Esteves) tem bar, cozinha, estar. Já no Living Mutante (Gisele Taranto) tudo pode mudar, das obras de arte à composição do ambiente. Enquanto na Casa UP (Michelle Wilkinson, Thiago Morsh e Cadé Marino) funções se misturam e dão novos nomes aos espaços: receber e relaxar (sala); amar e descansar (quarto); compartilhar e guardar memórias (cozinha integrada); purificar e renovar (banheiro).

Living Mutante, espaço de Gisele Taranto na CasaCor Rio
Living Mutante, concepção de espaço por Gisele Taranto

Living Mutante | Gisele Taranto Arquitetura | (21) 2579-0448  (21) 98142-1728

gtarquitetura@gtarquitetura.com  www.giseletaranto.com  @giseletarantoarquitetura

Um espaço voltado ao encontro da arquitetura com a arte e o pensamento, onde tudo é – ou pode ser – mutante e mutável. Uma resposta à necessidade – intensificada em tempos de extensa permanência em casa – de ter espaços flexíveis e facilmente modificáveis quando preciso. Um living com ares de galeria em que a troca das obras de arte ajuda a transformar o ambiente. Só uma coisa aqui permanece. Os móveis. Clássicos do design assinados por Sérgio Rodrigues, Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer. Para sempre, uma ótima escolha.

A VALORIZAÇÃO DA NATUREZA (DENTRO DE CASA OU AO AR LIVRE). Em tempos de tanto isolamento social, o verde, mesmo que dentro dos apartamentos, tornou-se ainda mais essencial. Aqui, ele aparece até nos banheiros. Caso da Sala de Banho (Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida) que ganhou uma jabuticabeira no centro do espaço. E também do Haman SPA (Bianca da Hora) com seu jardim interno. Já nos amplos jardins externos, o convite é para passear, divagar e, por que não?, curtir um piquenique em seus 12 mil m2 de jardins de Mata Atlântica. Imperdível: o Jardim Secreto (Diego Raposo e Manuela Simas), que convida o público a se hospedar numa bolha em meio ao verde; e No Balanço das Águas (Bel Lobo e Mariana Travassos) que permitem ao público embalos que acionam luzes e som de águas nos riachos. Varandas, salas ao ar livre, urban jungle… não falta, nesta edição, ambientes para contemplar, relaxar e meditar!

Jardim Secreto, obra de Diego Raposo e Manuela Simas
Jardim Secreto, obra de Diego Raposo e Manuela Simas dentro de bolha como as imaginárias em que vivemos hoje

Jardim Secreto | Diego Raposo e Manu Simas | (24) 99868-7569  (24) 99943-0057 – Diego

(24) 99282-9193 – Manuela  contato@diegoraposo.com  www.diegoraposo.com @zoomdiegoraposo

Num cantinho charmoso que mais parece um jardim secreto, uma instalação efêmera traz uma proposta ousada e facilmente replicável. Ali, dois iglus infláveis, de plástico, servem como verdadeiros refúgios portáteis idealizados para propiciar uma maior conexão com a natureza, criando um espaço dedicado à contemplação. Construído de forma sustentável, sem causar qualquer intervenção em seu entorno, o ambiente tem decoração contemporânea com poucos móveis que valorizam ainda mais a integração com o jardim externo.

Ouriço Arquitetura, que transplantou uma jabuticabeira para a Sala de Banho, com banheira que teria pertencido à Imperatriz Teresa Cristina
Sala de Banho Deca, de Luiz Eduardo Almeida e Beto Figueiredo. Os profissionais da Ouriço Arquitetura transplantaram uma jabuticabeira para o ambiente

Sala de Banho Deca | Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida | (21) 2274-8887  (21) 99916-1350

arquitetura@ourico.com.br  www.ourico.com.br  @ouricoarquitetura

Azulejaria portuguesa, banheira de mármore que teria pertencido à Imperatriz Teresa Cristina, áreas reservadas. O principal banheiro da casa era pura sofisticação. Mas ganhou descontração com interferências contemporâneas e uma grande árvore plantada bem no centro do espaço. Circundada por uma pia desenvolvida pelos arquitetos e executada pela Deca, a jabuticabeira traz a natureza para o interior do cômodo e brinca com o ciclo da vida, já que a água – que parece sair do tronco – é também reusada para sua irrigação. No décor, poucos elementos ajudam a transformar o ambiente clássico em uma Sala de Banho contemporânea e sustentável.

Banheiro Deca
Sala de Banho tem banheira que teria pertencido à Imperatriz Teresa Cristina

INTERFERÊNCIAS MODERNAS. Na onda da ocupação de imóveis nos centros históricos, nada mais atual do que valorizar os detalhes originais da arquitetura antiga. Sancas, portais, vitrais, painéis de azulejo, tetos decorados. São muitos os detalhes que foram revitalizados e incorporados nos projetos dos arquitetos e designers de interiores. Eles estão presentes em praticamente todos os cômodos. Mas vale olhar mais atentamente para a Biblioteca (Andrea Chicharo), Suíte de Hóspede (Ângela Leite Barbosa e Daniel Marques Mendes), Cozinha dos Amigos (Anna Malta e Andrea Duarte), Lavabo e Galeria (Estúdio Manu+Ca), Pequena Sala de Estudos (Lia, Felipe e Betina Siqueira), Quarto do Casal (Paola Ribeiro), Quarto da Júlia (Paula Neder) e Hall de Entrada (Rodrigo Jorge Studio).

Bibllioteca, criação de Andrea Chicharo
Biblioteca, criação de Andrea Chicharo

Biblioteca | Andréa Chicharo Arquitetura | (21) 2239-2886  (21) 99977-6790

contato@andreachicharo.com.br  www.andreachicharo.com.br  @andreachicharo

Sancas, vitrais, portas, piso. Boa parte da estrutura da biblioteca foi mantida exatamente como era originalmente. Até mesmo a estante do ambiente já estava ali. Mas, o móvel foi renovado e ganhou nichos acobreados além de uma cor clara – a mesma da parede – para trazer leveza ao ambiente. Tudo para atender às necessidades de uma casa do século XXI repleta de detalhes arquitetônicos típicos do século XIX. O mobiliário, assinado por grandes nomes do design nacional, traz elementos contemporâneos que contrastam com o charme clássico da casa num mix de estilos que é a cara desta edição.

TUDO JUNTO E MISTURADO. Aproveite o passeio para observar peças de épocas e estilos completamente diferentes, juntas e misturadas, criando um interessante mix na decoração como nos ambientes CASA Bistrô (Maurício Nóbrega), Sala de Almoço e Varanda (Chicô Gouvêa) e Sala do Piano (Luiz Fernando Grabowsky).

Outro ângulo da Casa Bistrô
Casa Bistrô, projeto de Maurício Nóbrega

CASA Bistrô | Maurício Nóbrega | (21) 2540-6964  (21) 98857-1186 | (21) 98857-1178

arquitetura@mauricionobrega.arq.br  www.mauricionobrega.arq.br  @mauricionobregaarquitetura

No espaço antes reservado à garagem da residência, numa área recuada de seu amplo jardim, o restaurante traz um mix de peças de estilos diversos – muitas delas encontradas na própria casa e sem uso há anos – num verdadeiro put together cheio de charme. O uso de plantas como divisórias e a manutenção de revestimentos como os antigos azulejos do espaço trazem ainda mais personalidade ao ambiente. O mobiliário privilegia mesas grandes e espaçosas que possibilitam o distanciamento até mesmo entre pessoas de um mesmo grupo (familiar ou de amigos).

Bistrô da CasaCor Rio 2021
Estar do bistrô da CasaCor Rio 2021
Sala do Piano
Sala do Piano por Nando Grabowsky

Sala do Piano | Luiz Fernando Grabowsky |  (21) 2537-3447  (21) 98824-1024  grabo@lfgrabowsky.com.br

www.lfgrabowsky.com.br  @grabowskyarquitetura

O mobiliário da Sala do Piano faz um passeio por diferentes épocas com um mix do que melhor se produziu no design nacional. Tem uma grande cômoda D. José do século XIX, original da casa e aproveitada pelo arquiteto para reforçar ainda mais o contraste do antigo com o novo em seu espaço; tem móveis contemporâneos como a estante Icon, de Jader Almeida, repaginada para o ambiente; e tem reedições de peças do modernista Jorge Zalszupin. Tudo isso num ambiente dedicado à música, graças ao piano ali residente (desde sempre), e ao estar.

Nando Grabowsky
Sala do Piano tem arte e design

JEITO CARIOCA DE MORAR. E, claro, que a mostra carioca vai mostrar aquele jeitinho sofisticado e despojado que só os moradores do Rio têm. Ele poderá ser visto em no Quarto de Casal (Paola Ribeiro); no estilo escandinavo com tempero carioca da Casa UP (Michelle Wilkinson, Thiago Morsh e Cadé Marino); no estilo urbano, descontraído e acolhedor do Chá Bar (Roberta Nicolau); e no charme que o mix do antigo com contemporâneo traz ao Cooking 2 Go (Tiago Freire).

Cooking 2Go, de Tiago Freire
Cooking 2 Go, de Tiago Freire

Empório Cooking 2 Go | Tiago Freire | (21) 2239-5688  (21) 98481-6418  info@tiagofreire.arq.br

www.tiagofreire.arq.br  @tiagofreire.arq

Com decoração inspirada nas antigas mercearias de bairro, o espaço vende comidinhas e belisquetes criados pelo Cooking Buffet para serem consumidos em qualquer lugar. Pode ser no jardim, como num piquenique, em casa ou até mesmo por ali, na área externa. Localizado na antiga oficina da casa, o ambiente traz as marcas do tempo nas paredes descascadas com tijolinhos aparentes e em peças que já pertenciam ao espaço como o antigo tanque e a azulejaria, que foram restaurados. Mas ganha ares contemporâneos com o mobiliário em marcenaria e serralheria criados pelo arquiteto especialmente para a mostra.

Jean de Just é o autor deste espaço
Jardim de Inverno na visão de Jean de Just

Jardim de Inverno | Jean de Just | (21) 98149-0112 | jean@jdj-interiores.com.br 

www.jdj-interiores.com.br  @jdjdesignrio

Um ambiente multiuso e cheio de verde, bem ao gosto dos novos tempos. Pensado para reuniões familiares, mas também para as necessidades do dia a dia, o espaço une estar, jantar e escritório e tem como destaque o uso de pastilhas criando desenhos geométricos – uma referência contemporânea aos azulejos do século XVIII que estão presentes em vários cômodos da residência. Tudo muito colorido, mas cercado pelo verde das plantas que aparecem em vasos e, também, numa parede verde interna. O mobiliário é contemporâneo para trazer ainda mais contraste com a arquitetura da casa.

Pergolando, de Victor Niskier

#Pergolando, de Victor Niskier#Pergolando | Victor Niskier |  (21) 98600-0966  contato@arqnisk.com  www.arqnisk.com

@victorniskier  @arqnisk

A necessidade (sanitária) de criar fluxos separados para a entrada e saída da residência impôs novos desafios para a nossa recepção. A solução foi criar uma arquitetura fluida com dois pergolados que se comunicam visualmente, mas não fisicamente, e criam áreas diversas para quem chega ou se despede. Na entrada, a obrigatoriedade de higienização foi resolvida por uma espécie de fonte – criada a partir de pias de piso da Deca – em um espelho d’água. Já na saída, um estar em meio ao bambuzal serve como um último espaço de contemplação e faz também uma homenagem aos antigos proprietários da casa, expondo parte das cartas de amor trocadas pelo casal.

Espaço de Estudos de Lia, Felipe e Betina Siqueira
Espaço de Estudos de Lia, Felipe e Betina Siqueira

Espaço III Pequena Sala de Estudos | Lia, Felipe e Betina Siqueira | (21) 2540-8646  (21) 98844-4776

azul@azularquitetura.com.br  www.siqueira-azul.com.br  @siqueira_azularquitetura

Nos 30 anos da CASACOR Rio, Lia Siqueira homenageia nossa primeira edição batizando o espaço que faz em parceria com os filhos com o mesmo nome de seu ambiente na mostra de 1991. Solar com janelas generosas e pé-direito alto, o ambiente tira proveito de suas características originais e aposta no branco tanto como rebatedor da luz natural quanto para trazer frescor, sossego e simplicidade, características tão presentes no morar carioca. O mobiliário e a marcenaria – criações exclusivas de Lia – apostam em materiais naturais que dialogam com o piso em pedras de cantaria e com os belos jardins – tão visíveis pelas janelas que parecem preencher o ambiente.

Arquitetura valorizada na sala de estudos
Arquitetura valorizada na sala de estudos
Mobiliário dialoga com o espaço
Mobiliário dialoga com o espaço
Paula Neder e Coletivo PN+ (Quarto da Júlia)
Paula Neder e Coletivo PN+ fizeram o Quarto da Julia. Na foto, Paula e sua netinha Julia, a dona do quarto

Quarto da Julia | Paula Neder e Coletivo PN+ |  (21) 2512-2098  (21) 99932-4462

contato@paulaneder.com.br  www.paulaneder.com.br  @paulanederarquitetura  @pn_mais

Estudar, descansar, ler, desenhar, brincar, se vestir e deixar a imaginação rolar solta. No mundinho de uma menina de 7 anos cabem muitos espaços e todos aparecem aqui num quarto idealizado como um universo particular lúdico e encantado. Quase sem intervenções nos aspectos arquitetônicos originais da casa, o ambiente ganha materiais naturais e tons neutros, sem abrir mão do conforto e da atmosfera de magia tão necessária a ambientes infantis. A decoração atemporal permite o uso e adaptação do mobiliário ao longo dos anos, reforçando a ideia de consumo consciente.

Ambiente de Ana Cano na CasaCor Rio 2021

Ambiente de Ana Cano é a Loja da CasaLoja da Casa | Ana Cano Milman | (21) 99313-3291  anacano.arquitetura@gmail.com

www.anacanomilman.com.br  @anacanoarquiteta

Em meio ao verde do jardim, tem uma casa. Que é também uma loja. Mas, não espere ver simplesmente produtos expostos. Com estar, jantar e varanda gourmet, o espaço reproduz ambientes prontos para receber os amigos de forma aconchegante. O décor é suave com a predominância dos tons rosé e verde – que aparece também em toda a natureza do entorno – e da madeira. O uso de placas cimentícias nas paredes e no piso formam uma base neutra e dão o toque contemporâneo ao espaço.

 Atrium de Cynthia Berlandez Pedrosa e Raphael Pedrosa Zay

Atrium de Cynthia Berlandez Pedrosa e Raphael Pedrosa ZayAtrium | Cynthia Berlandez Pedrosa e Raphael Pedrosa Zay | (21) 2267-9425 | (21) 2267-9394 | (21) 2267-9423  (21) 99151-9513 – Cynthia  (21) 99344-5224 – Raphael contato@pedrosaarquitetura.com

www.pedrosaepedrosa.com  @pedrosa.arquitetura

O antigo porte-cochère da casa ganhou ambientação casual chic com toques tropicais e o uso de materiais naturais como fibras e palha. Pensado como uma varanda intimista em que se pudesse aproveitar a bela vista para os amplos jardins da residência, o ambiente privilegia o conforto. Mas abre espaço também para a arte como na parede pintada pela artista plástica Bel Magalhães e nas esculturas de Gabriela Eczurra, selecionadas para dialogar com o entorno natural da casa.

Lavabo de Catarina Gouvea Vieira e Manuela Cardim

Lavabo de Catarina Gouvea Vieira e Manuela CardimLavabo e Galeria | Estúdio Manu+Ca Manu Cardim + Catarina Gouvêa | (21) 98306-1707 – Manu  (21) 98216-6666 – Catarina   contato@estudiomanuca.com.br  @estudiomanuca

O décor é atual, mas com um olhar todo especial para o passado. Além de deixar quase sem interferências detalhes arquitetônicos originais da casa como o teto desenhado do hall e a azulejaria do banheiro, a dupla de designers ainda apostou em releituras de peças antigas brincando com estilos e épocas. É o caso do muxarabi usado no lavabo, que ganhou ainda metais rosé gold da Deca (no lugar do clássico dourado) e, também, do oratório. A peça, criada pelo arquiteto Dado Castello Branco, é supercontemporânea, mas faz uma referência à história da casa e seus proprietários que mantiveram ali, por anos, um riquíssimo acervo de peças sacras (especialmente do barroco brasileiro).

Ivan Rezende Arquitetura (Pátio da Escultura)

Pátio da Escultura de Ivan Rezende ArquiteturaPátio da Escultura | Ivan Rezende Arquitetura | (21) 2274-7692 | (21) 2540-6465  (21) 99989-4223

contato@ivanrezendearquitetura.com.br  www.ivanrezendearquitetura.com.br  @ivanrezende

Contemplar. Contemplar. Contemplar. São muitos os ambientes e locais propícios para o simples ato de se deixar ficar e apreciar a natureza nessa CASACOR Rio. Mas aqui, nesse ambiente a céu aberto pensado para privilegiar a convivência entre os visitantes, a contemplação faz ainda mais sentido. Com uma arquitetura provocante, o espaço funciona quase como um mirante de onde se podem ver outros ambientes da mostra. O mix de materiais também surpreende. Há de compensado naval – usado em placas que “protegem” a estátua Caridade – ao mármore Kilimanjaro, uma pedra supertecnológica que está sendo lançada na mostra.

Café de Lucilla Pessoa de Queiroz e Renata Caiafa Quintanilha

Café de Lucilla Pessoa de Queiroz e Renata Caiafa Quintanilha

Café | Lucilla Pessoa de Queiroz e Renata Caiafa Quintanilha | (21) 98802-9091 – Lucilla

(21) 99778-8554 – Renata  Lucilla@lpqdesign.com.br  renata@lpqdesign.com.br  

www.lpqdesign.com.br  @lpqdesign

Com ambiente lúdico, o Café foi pensado para provocar sensações. Se o cheirinho da bebida já é um convite para o espaço, o uso inusitado de utensílios típicos do ritual de um bom cafezinho promete surpreender os visitantes. No mobiliário, o ferro e a madeira predominam nas peças criadas pelas arquitetas exclusivamente para o ambiente. Mas há ainda móveis contemporâneos de área externa e criações de Sérgio Rodrigues. Completando o clima, as lindas cerâmicas de Denise Stewart em instalações divertidas.

Palacete Brando Barbosa: um pouco de história

Lucilla Pessoa de Queiroz e Renata Caiafa apresentam ambiente externo ao palacete da CasaCor Rio
Ambiente externo ao palacete da CasaCor Rio

Vizinha ao Jardim Botânico, a propriedade foi construída em 1860 como parte da antiga Chácara da Floresta pela família Faro, de importantes cafeicultores. Anos mais tarde, foi a residência do importante médico sanitarista Oswaldo Cruz. Mas, seus dias de glória foram vividos apenas a partir da década de 1960, quando Jorge Brando Barbosa e a esposa Odaléa compraram, reformaram e ampliaram o imóvel original criando o palacete rosa de 2.500 metros quadrados que conhecemos hoje.

Ali, onde viveram por mais de 40 anos, eles receberam políticos como o presidente Juscelino Kubitschek e chefes de estado estrangeiros em visita ao Rio, além de artistas e amigos da alta sociedade carioca. Convidados que podiam se extasiar com a beleza do imóvel decorado pessoalmente pelo proprietário – arquiteto por formação – com móveis, arcos, portais, quadros e esculturas garimpados em antiquários, conventos, sedes de fazenda e igrejas do interior do Brasil.

Doado em 2015, ainda em vida, por Odaléa Brando Barbosa ao Museu de Arte Sacra de São Paulo, o palacete passa a abrigar, após a realização da CASACOR Rio, o Instituto Brando Barbosa (IBB), um local de encontros para os interessados em arte, cultura e educação.

Jardim da Fachada | Sandro Ward | (21) 2143-7351 | (21) 99138-3608

sandroward@sandrowardpaisagismo.com.br  www.sandrowardpaisagismo.com.br @sandrowardpaisagismo

Um jardim bem tropical que aproveita muitas plantas nativas da Mata Atlântica que já estavam na extensa área verde da casa, mas traz novidades como filodendros e, também, alguns toques exóticos. Caso da Aloe Vera gigante, trazida da África do Sul, e da Yucca Azul, originária do México, que ajudam a dar um certo ar escultural ao ambiente. No mobiliário, um lançamento: móveis de área externa em fibra sintética e tecido náutico criados pelo arquiteto Mario Santos.

CASACOR RIO 30 anos

Quando: de 2 de março a 25 de abril de 2021

Horário: de terça a sábado, das 12h às 22h; domingos e feriados, 10h às 20h.

Onde: Rua Lopes Quintas, 497. Jardim Botânico.

Tel: (21) 2512-2411

Ingressos e agendamento de visitas: https://casacorrj.byinti.com/

– As visitas serão agendadas no momento da compra. Não haverá restrição de horário para circular pelos jardins, uma área de 12 mil metros quadrados ao ar livre. Já a visitação aos 23 ambientes internos deve obedecer ao horário pré-estabelecido no agendamento. Cada visitante receberá uma pulseirinha com o seu horário e só poderá ficar dentro da casa por, no máximo, duas horas. O uso de máscara é obrigatório.

Quanto:

Ingressos para visitas de terça a quinta-feira

Ingresso inteiro: R$ 70

Meia entrada: R$ 35

Ingressos para visitas de sexta a domingo e feriados

Ingresso inteiro: R$ 80

Meia entrada: R$ 40

Preços especiais na pré-venda até 01/03:

10% de desconto de 23/02 a 01/03 com o cupom CASACORRIO10%

Crianças até 10 anos não pagam. Idosos acima de 60 anos, estudantes com carteira oficial, deficientes (e um acompanhante) e professores das redes pública e privada (desde que apresentem documento válido com foto) pagam meia entrada.

Mais informações no www.casacor.com.br

Instagram/casacorrio_oficial

Facebook/casacorrio

 

CASACOR Rio 30 anos

Primeira franquia da marca, a CASACOR Rio nasceu apenas três anos depois do evento paulista, em 1991, e, desde então, vem traduzindo o jeito carioca de morar em eventos que reúnem grandes profissionais da arquitetura, design de interiores e paisagismo e abrem as portas, para o público da cidade, de prédios que são verdadeiras joias da arquitetura do Rio.

“CASACOR Rio foi a primeira franquia de eventos do país, num momento que o mercado de decoração era ainda muito incipiente. Com a CASACOR, ajudamos a construir a cultura do morar, que ainda não existia naquela época, e geramos impacto nas carreiras de muitos profissionais”, relembra Patricia Mayer.

Nessas três décadas, a mostra teve 1.232 dias de funcionamento, foi vista por mais de um milhão de pessoas e contou com a participação de 878 profissionais que decoraram nada menos que 1.305 ambientes. E as tendências apresentadas, então? São incontáveis: do home-theater, com equipamentos que ocupavam espaços consideráveis do ambiente, ao controle completo da casa na palma da mão, com a automação via celular; da “invasão” dos móveis italianos – propiciada, à época, pela equiparação do real ao dólar – à merecida valorização do design nacional; do surgimento de materiais supertecnológicos como corian ou silestone à redescoberta e modernização de revestimentos antigos como ladrilho hidráulico e pastilhas. As cozinhas se tornaram planejadas, se abriram para a sala conquistando o espaço nobre da casa e ganharam o título de gourmet, assim como muitas varandas. Os espaços diminuíram e viraram multifuncionais. O design ganhou importância, se popularizou e se tornou mais acessível.

Tudo isso, claro, sem perder de vista a paixão pelo Rio e por revelar alguns de seus imóveis icônicos para os cariocas: palacetes, muitas vezes recuperados para abrigar a CASACOR RIO, casas urbanas, lançamentos imobiliários, hotel, casarões neoclássicos, modernos, ecléticos e até uma vila de casas geminadas – a Villa Aymoré. Um verdadeiro passeio pela história do Rio e da sua rica arquitetura.

Os arquitetos e seus ambientes

Adriana Esteves (O Refúgio); Ana Cano (Loja da Casa); Andrea Chicharo (Biblioteca); Angela Leite Barbosa e Daniel Marques Mendes (Suíte de Hóspedes); Anna Beatriz Fadul e Gregory Copello (Ótica); Anna Luiza Rothier (Varanda do Casal); Anna Malta e Andréa Duarte (Cozinha dos Amigos); Bel Lobo e Mariana Travassos (No Balanço das Águas); Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida (Sala de Banho DECA); Bianca da Hora (Haman SPA); Caco Borges e Carolina Haubrich (Home Office e Games); Chicô Gouvêa (Sala de Almoço e Varanda); Cynthia Berlandez Pedrosa e Raphael Pedrosa Zay (Atrium); Diego Raposo e Manuela Simas (Jardim Secreto); Embyá Paisagens e Ecossistemas (Jardim da Escultura); Estúdio Design Noel Marinho por Patricia Marinho, Manuèle Colás, Heloísa Amaral Peixoto e Carolina Cascardo (Terraço NM); Estúdio Manu+Ca Manu Cardim e Catarina Gouvea (Lavabo e Galeria); Gisele Taranto Arquitetura (Living Mutante); Ivan Rezende Arquitetura (Pátio da Escultura); Jean de Just (Jardim de Inverno); Kilze Ney Guimarães (Essência dos Aromas); Lia Siqueira, Felipe Siqueira e Betina Siqueira (Espaço III Pequena Sala de Estudos); Lucilla Pessoa de Queiroz e Renata Caiafa Quintanilha (Café); Luiz Fernando Grabowsky (Sala do Piano); Mario Costa Santos (Sala de Arte “Contemplação”); Maurício Nóbrega Arquitetura (CASA Bistrô); Murad Mohamad e Jessica Sarrià (Joalheria); Paola Ribeiro (Quarto do Casal); Paula Neder e Coletivo PN+ (Quarto da Júlia); Ricardo Portilho (Jardim do Café); Roberta Nicolau (Chá Bar); Rodrigo Jorge Studio (Hall de Entrada); Sandro Ward (Jardim da Fachada); Tatiana Lopes e Tatiana Pessoa Mendes (Sala Íntima do Hóspede); Tiago Freire (Empório Cooking 2 Go); UP 3 Arquitetura Michelle Wilkinson Sequeira, Thiago Morsch e Cadé Marino (Casa UP para Metalmarco); Victor Niskier (#Pergolando); e Vivian Reimers (Livraria).

Mais ambientes

O Refúgio

Adriana Esteves

(21) 99689-8590  contato@adrianaesteves.com.br  www.adrianaesteves.com.br/  @adrianaestevesarquitetura

Um espaço colorido e despojado – como a personalidade do carioca -, que reflete as novas tendências do morar, num mundo pós-pandemia em que os ambientes precisam abrigar múltiplas funcionalidades, ainda que em metragens reduzidas. É bar, é cozinha, é estar. E é, acima de tudo, um local dedicado ao descanso e à desconexão do mundo exterior, um espaço que celebra a saúde física e mental. Um verdadeiro refúgio com ambientação intimista que privilegia o conforto com mobiliário contemporâneo e aconchegante e até algumas memórias da própria arquiteta, que dão um toque ainda mais afetivo ao décor.

Suíte de Hóspedes

Angela Leite Barbosa e Daniel Marques Mendes

(21) 2512-3410 | 99984-5949 – Angela  (21) 2287-4599 | 98859-4599 – Daniel  angela@albarquitetura.com.br

daniel@produtoearquitetura.com  www.albarquitetura.com.br  www.agenciaarquitetura.com

@angelaleitebarbosaarquitetura  @danielmarquesmendes

Os elementos palacianos originais da casa foram todos preservados neste espaço que ganhou ares ainda mais sofisticados com o mobiliário de linhas minimalistas que priorizam o conforto. Um interessante contraste entre o antigo e o novo que aparece tanto no quarto, com suas sancas, piso, portas e janelas em marcenaria trabalhada; quanto no banheiro que manteve os azulejos originais, mas ganhou modernas e tecnológicas peças da Deca. Destaque para a ampla cabeceira desenhada pelo escritório para comportar duas camas de casal e assim abrigar diferentes configurações de hóspedes (casais com ou sem filhos, dupla de amigos…).

Ótica

Anna Beatriz Fadul e Gregory Copello

(21) 99954-3386 – Anna Beatriz  (21) 99559-0747 – Gregory  contato@fadulcopello.com

www.fadulcopello.com  @fadulcopelloarquitetura

Elementos atemporais como madeira, concreto vidro e couro predominam nesta construção contemporânea erguida no jardim. Internamente, o ambiente, quase todo branco, expõe as peças de forma que possam ser contempladas como pequenas obras de arte. Grandes janelas e o uso de lonas tensionadas que funcionam como claraboias ajudam a fazer a conexão do espaço interno com o externo e ainda proporcionam maior ventilação e luminosidade. Em estrutura metálica e placas cimentícias, a construção temporária poderá ser reaproveitada após a mostra.

Essência dos Aromas

Kilze Ney Guimarães

(22) 99208-3031  kilzeney@uol.com.br  kilzeney@icloud.com  @kilzeguimaraes

Em estilo contemporâneo, o espaço pega emprestado dos jardins uma paleta de cores natural, em que predominam o verde e o contraste de texturas, como o rústico da argila e a elegância do quartzito. Revestimentos, cores, painel de azulejos, tudo remete à natureza, criando um ambiente, ao mesmo tempo, despojado e funcional, descontraído e aconchegante. Cubos de quartzito e caixas de vidro usados nos expositores trazem requinte ao ambiente e ajudam a evidenciar os produtos.

Varanda do Casal

Anna Luiza Rothier

(21) 99988-1368  annaluizarothier@uol.com.br  www.annaluizarothier.com.br  @annaluizarothier

Uma varanda, múltiplas funções: espaço para começar o dia com um belo café da manhã, ou até um brunch, relaxar, receber convidados, apreciar a natureza. O clima é bem tropical já que o guarda-corpo original do espaço ganhou uma jardineira onde reinam palmeiras e filodendros. Na saída do quarto, uma mesa para pequenas refeições e uma sala íntima estendida fazem um living a céu aberto. Já em frente ao banheiro, uma extensão da área molhada com espreguiçadeiras para tomar sol, um pequeno chafariz e muitas plantas aquáticas.

No Balanço das Águas

Bel Lobo e Mariana Travassos

(21) 3235-2000 mariana.travassos@mooc.etc.br

www.bebo.etc.br  www.mooc.etc.br

@be.bo.etc  @bellobo  @maritravassos  @mooc.etc

Num pequeno espaço em meio ao verde, o fluxo dos sons e das águas é acionado pelo caminhar dos corpos. Um ambiente-instalação sensorial que faz um verdadeiro convite à contemplação da natureza ao mesmo tempo que ajuda a garantir a segurança de todos. Afinal, é tempo de lavar (muito) as mãos e, para isso, as cubas Deca espalhadas pelo espaço estão ali, entre a saída da casa e o início da exploração dos ambientes externos. As águas cinzas, claro, são reaproveitadas em canteiros com espécies vegetais que aceitam a mistura de água com sabão. Pare. Aprecie. Ouça. Relaxe… Lave as mãos.

Haman SPA

Bianca da Hora

(21) 2259-7605  bianca@biancadahora.com.br  www.biancadahora.com.br  @dahoraarquitetura

Os rituais ancestrais do banho turco Haman foram a inspiração para o ambiente que tira proveito das cores, luzes e texturas da arquitetura original da casa, mas com foco no bem-viver tão contemporâneo. As plantas tropicais, tão presentes nos jardins, invadem o espaço trazendo frescor e um clima de urban jungle. Nos metais, a opção pelo acabamento cortein, da Deca, dá um certo ar de sofisticação que contrasta com o despojamento das pedras naturais, do linho e do mobiliário em tons neutros. Uma mistura bem carioca.

Home Office e Games

Caco Borges e Carolina Haubrich

(21) 2239-8082 (21) 99889-2499 – Caco contato@cacoborges.com.br  www.cacoborges.com.br

@cacoborgesarquitetura  @arqhaubrich

O espaço mais desejado – e transformado – durante a quarentena ganhou novos significados, e muito mais importância, no cotidiano das famílias. A proposta aqui é apresentar uma sala íntima, que possa ser usada por todos da casa, de diferentes maneiras: um lugar com boa conexão à internet para trabalhar, mas também para entreter, seja com jogos ou filmes. A tecnologia tão presente nos gadgets dá o tom também no décor com uso de vidro, iluminação em led e peças contemporâneas. No design e na arte, destaque para nomes nacionais.

Sala de Arte “Contemplação”

Mario Costa Santos

(21) 3387-7978  (21) 97684-3127  arquitetura@arqmede.com.br  www.arqmede.com.br  @mariocostasantos

Um ambiente para desacelerar, inspirado no movimento SlowLiving, que valoriza o tempo e o apreço aos detalhes. O décor é leve, confortável e pensado para despertar sensações. No mobiliário, cadeiras de Sérgio Rodrigues e peças contemporâneas de Jader Almeida contrastam com os detalhes originais da arquitetura eclética da casa. Estrelas da sala, as obras de arte trazem um interessante mix de estilos que vai do barroco das estátuas que pertencem ao acervo da residência à arte popular de Veio, passando pelas fotografias de Miguel Rio Branco e instalações de Hilal Sami Hilal. E ainda há muitos outros grandes nomes expostos. A curadoria é de Heloisa Amaral Peixoto.

Joalheria

Murad Mohamad e Jéssica Sarrià

(21) 98334-0851 – Murad  (21) 99532-4332 – Jessica  contato@muradsarriaarquitetura.com

www.muradsarriaarquitetura.com  @muradsarriaarquitetura

Com layout fluido, a loja foge dos padrões de exposição de joias e traz um clima intimista e aconchegante. A paleta de cores, com uma mistura relaxante de tons terrosos, bege e verdes, cria um espaço luminoso em que a suavidade é presença constante. Joias, peças de cerâmica, flores e objetos de casa aparecem em pequenos nichos de exibição recortados em estantes esculturais. Os tons de rosa marroquino e terracota predominam criando um fundo perfeito para a exibição das peças à venda.

Jardim do Café

Ricardo Portilho

(21) 99285-6691  ricardo_portilho1@hotmail.com  www.ricardoportilho.com.br  @ricardoportilho1

A diversidade natural carioca, com suas muitas cores e texturas, dá o tom no ambiente em que predomina um lindo bambuzal – revitalizado para a mostra. A vegetação exuberante da casa foi preservada e ganhou a companhia de outras espécies tropicais, também da Mata Atlântica, que trazem ainda mais harmonia

ao espaço. Peças de arte como uma escultura de Christina Motta e um banco revestido com azulejos de Noel Marinho completam o jardim.

Chá Bar

Roberta Nicolau

(21) 3147-1700  (21) 99602-8886  arquiteta@robertanicolau.com.br  www.robertanicolau.com.br

@robertanicolauarquitetura  Descontraído e acolhedor, o ambiente montado em meio ao jardim da residência cria o espaço perfeito para aquela merecida pausa após a visitação. Ali, além de tomar um chá (ou qualquer outro drink que o visitante preferir), pode-se descansar, confraternizar ou apenas contemplar a natureza tão exuberante da casa, sempre de maneira segura, já que foram respeitadas todas as regras de distanciamento social. O décor aposta num estilo mais urbano com um delicado desenho a mão livre do designer Rafael Mirre nas paredes, além do uso de tijolo, ferro e um mobiliário que se integra à pavimentação exclusiva do espaço.

Sala íntima do hóspede

Tatiana Lopes e Tatiana Pessoa Mendes

(21) 98762-8238 – Tatiana Lopes  (21) 99156-6441 – Tatiana Mendes  tatiana@tatianalopes.com.br

tati@irion.com.br  www.tatianalopes.com.br  www.tatipmendes.com.br  @tatianalopesarquitetura

@tatianapessoamendes

A sala íntima ganha novos ares em tempos de espaços multifuncionais. É uma saleta de estar que facilmente se adapta para acomodar um hóspede; mas tem também um lugar para o tão necessário home-office e até um cantinho dedicado ao home-fitness: sem grandes recursos, apenas o espaço necessário para uma bicicleta de spinning e um tablet com exibição de aulas online. Tudo isso em meros 20 m² decorados com muitas cores e a descontração típica do carioca, além de uma marcenaria planejada que aproveita o pé-direito alto.

Casa UP para Metalmarco

UP3 – Michelle Wilkinson, Thiago Morsh e Cadé Marino

(21) 99257-2607 – Michelle  (21) 98530-5374 – Thiago  (21) 98880-9754 – Cadé

contato@up3arquitetura.com  www.up3arquitetura.com  @up3arquitetura

Camuflada pelo jardim, uma construção contemporânea em estrutura metálica feita exclusivamente para a mostra – de forma rápida, sustentável e sem gerar quase nenhum lixo – ganha protagonismo à medida que o visitante se aproxima. No interior, o estilo escandinavo ganha um toque bem carioca que aparece tanto na integração com o verde do entorno quanto na valorização de elementos naturais. Pedra, argila, madeira e algodão são usados na decoração de espaços abertos, fluidos, versáteis e multifuncionais criando um ambiente que propõe uma reconexão com a natureza, o que é ainda mais reforçado pela paleta em tons terrosos e verde-mata.

Livraria

Vivian Reimers

(21) 99520-1307  vivian@vivianreimers.com.br  www.vivianreimers.com.br  @vroarquitetura

A frondosa árvore ao fundo do ambiente foi a grande inspiração para o projeto que ganhou sob sua sombra um simpático cantinho de leitura. Aqui, a Mata Atlântica do jardim pede passagem e invade o espaço construído em estrutura metálica modular apenas para a mostra. O estilo é contemporâneo com materiais que imitam cimento queimado e mobiliário em linhas retas e simples. Peças originais da casa também foram aproveitadas, com destaque para a enorme mesa de seis metros de comprimento que foi adquirida num convento em Recife e, por anos, recebia os convidados da casa para almoços e jantares memoráveis.

Jardim da Escultura

Embyá Paisagens e Ecossistemas

(21) 3563-5011 | (21) 3114-5951 | (11) 3230-7095  (21) 98640-1545 – Duarte  embya@embya.com.br

www.embya.com.br  @embya

Uma das grandes estrelas dessa edição, o jardim precisava ganhar um tratamento mais que especial com ambientes que valorizassem ainda mais sua riqueza natural. Neste caso, além da exuberância da Mata Atlântica já presente ali, foram adicionadas novas espécies vegetais que, com suas cores e formas, trazem ares mais contemporâneos ao ambiente e reproduzem, em pequena escala, o que a beleza natural do Rio não cansa de fazer: nos surpreender.

 

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Porcelanato translúcido tira partido da luz

Backstage Luminous tem o mistério de um elemento retroiluminado que pode ser aplicado em...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *