Design contemporâneo e uso de revestimentos de forma atual marcam projeto de um ambiente de Sala de Jantar que combina passado e presente de forma sutil, sem abrir mão do rigor da simetria dos elementos. Esta proposta é de Ana Peterlongo Franciosi e Vera Peterlongo para uma área de 45 metros quadrados que fez parte da Mostra Elite Design encerrada este domingo em Porto Alegre.
As principais referências para criar este ambiente, que é eclético, atemporal, para acolher uma família, conforme descreve Ana, foram “Moooi, loja que mistura tipos diferentes de design em iluminação, móveis, acessórios e possibilita a criação de ambientes decorados com inspiração em vários estilos a faz com que pessoas de diferentes idades e culturas possam se sentir confortáveis”. A grife Moooi promove sempre evento Fuori Salone, em Milão, para mostrar as suas propostas inusitadas para o ano, cheias de criatividade, design e uso de cores em ambientes e acessórios como tapetes marcantes.
Paredes vestidas
Se começarmos a observação pelas paredes, veremos um tapete kilim floral (alto), em contraponto a um painel/quadro de mármore italiano (abaixo) que reflete no tampo da mesa – “e que, junto com as vigas, define o centro do ambiente e nos permite a simetria e o rebatimento“, diz Ana.
Força e suavidade equilibradas. O vermelho fechado de cadeiras estofadas reflete nas taças nos louceiros (foto acima e esta, de Eduardo Liotti, divulgação. Abaixo fotos de Vera Peterlongo, divulgação)
Uma obra da arquiteta e artista Liana Timm também entra no equilíbrio entre passado e presente, pesado e leve. Boiseries (abaixo), um clássico revisitado, diz presente na proposta das irmãs Peterlongo. Observe o uso de pratos expostos como obras a serem destacadas, outro must do momento. Tudo devidamente iluminado pelo lustre cromado de design atual. Na base do ambiente, piso vinílico.
Obra de arte de Liana Timm parece dialogar com os veios do mármore
Trata-se, portanto, de um “ambiente contemporâneo com elementos clássicos, seguindo tendência de cores e revestimentos”, ressalta Ana, que destaca ainda a “mesa rústica que tem como contraponto aparadores de vidro que, com sua transparência, marcam a leveza'”. A mesa tem pés cromados e os louceiros, portas de vidro espelhadas.