Integração de ambientes: novo layout cria living amplo e claro

Apartamento reformado pela South Arquitetura (fotos Marcelo Donadussi)
Apartamento reformado pela South Arquitetura (fotos Marcelo Donadussi)

O antigo proprietário deste apartamento de 165 metros quadrados no bairro Germânia, em Porto Alegre, tinha estruturado o imóvel para quatro dormitórios, deixando a área social bastante acanhada. O projeto do escritório South Arquitetura, assinado pelos arquitetos Hélio Freitas e Pedro Henrique Massuco, tratou de desfazer o layout antigo, aumentando o living, graças à eliminação de um dormitório, e integrando a cozinha ao espaço social. “Com essas intervenções na planta (veja bem abaixo), conseguimos aumentar a suíte e criar uma área de convívio generosa”, explica Pedro. Este foi seu primeiro trabalho para o cliente, um jovem casal com uma filha pequena.

Apartamento reformado pela South Arquitetura
Abaixo do painel da TV, a dupla de lareiras a álcool

O projeto previu a instalação de, não uma, mas duas lareiras a álcool no estar, revestidas com mármore travertino romano bruto, para dar conta de aquecer o ambiente em suas novas dimensões. Acima delas, o contraste é dado pelo painel ripado de madeira natural louro freijó, limpo e sóbrio, que se sobressai também por conta das paredes claras e do tapete em algodão, nos tons cru e preto, que cobre o piso de porcelanato, o mesmo de toda a área social e banhos do apartamento. O toque de preto reaparece na base da mesa de centro, desenhada pelo escritório, de ferro, com tampo de vidro, e nos pés das poltronas estofadas com linho clarinho.  O confortável sofá em couro natural acinzentado, da Natuzzi, não foge da paleta predominante, da mesma forma que as almofadas, com textura bem peculiar, em couro tramado.

Apartamento reformado pela South Arquitetura - Eleone Prestes
Sofá novo Natuzzi tem acessórios na paleta cromática com predominante cinza. Ao fundo, o ambiente de jantar, com meia parede com madeira trabalhada em boiserie

Revestimentos fazem a diferença

No jantar, a mesa clara tem base cônica em laca alto brilho e tampo de lâmina de madeira natural, com cadeiras Orquídea, assinadas pela designer Rejane Carvalho Leite. A parede de fundo foi revestida em lambri com acabamento de laca fosca branca do piso à meia altura, e com papel de parede do Empório Beraldin daí ao forro, com resultado acolhedor. A composição de quadros foi proposta dos arquitetos, com motivos e temas variados e a escultura que se vê ao fundo, em mármore com base em madeira, é do acervo dos clientes.

 

Apartamento reformado pela South Arquitetura - Eleone Prestes
Jantar conta com cadeiras Orquídea, design de Rejane Carvalho Leite
Apartamento reformado - Eleone Prestes
Área do jantar
Apartamento reformado - Eleone Prestes
Entenda a integração de áreas

Em todo o ambiente social, os arquitetos utilizaram um sistema de dutos para o ar condicionado, eliminando os equipamentos à mostra e mantendo um visual bem limpo e elegante.

Apartamento reformado - Eleone Prestes
Marcante ripado na área social migrou para o lavabo, retroiluminado
Apartamento reformado pela South Arquitetura - Eleone Prestes
Lavabo com o trabalho de ripado da área de estar valorizado pela iluminação

O ripado do painel da sala foi reproduzido no balcão do lavabo, numa coerência entre as linguagens utilizadas em toda a área social. Também em louro freijó natural, ele é retroiluminado, com bonito efeito. A cuba foi esculpida em um bloco de mármore branco que parece incrustado na madeira ripada. Sobre ela, o generoso espelho multiplica os detalhes do ambiente e o desenho do papel de parede, da Designers Guild, além da luminárias pendentes com lâmpadas de filamento, e ar industrial. Com fios vermelhos, ela empresta uma pitada de cor ao ambiente.  No forro, foi usada uma chapa de MDF amadeirado, com bordas iluminadas por fita LED.

Ambientes integrados, mas definidos

Apartamento reformado - Eleone Prestes
Observe a churrasqueira, à esquerda na foto
Apartamento reformado - Eleone Prestes
Churrasqueira perto, mas independente

A churrasqueira é contígua ao ambiente social, mas bem setorizada, o que fica claro não só pela parede divisória, mas também pelos materiais empregados. Na bancada e na boca da churrasqueira, granito preto São Gabriel, e no painel de fundo, madeira de demolição. A prateleira suspensa é em laca fosca cinza, sendo que o banquinho coberto pelo pelego deixa bem clara a intenção de rusticidade dada ao recanto.

Apartamento reformado - Eleone Prestes
Cozinha ampla, organizada e com materiais e tons marcantes, como o Silestone do tampo que apoia o cooktop

Na cozinha, um pilar já existente no imóvel foi revestido com espelho e laca preta fosca, com a ideia de dar mais leveza ao ambiente, segundo os arquitetos. Todos os móveis baixos são em melamina no tom branco diamante, e o armário alto, no mesmo material, tem acabamento amadeirado. Quem ganha maior atenção no espaço, sem dúvida, é a bancada da ilha do cooktop, graças a seu tampo em Silestone num vibrante tom de laranja.

Apartamento reformado - Eleone Prestes
Lavabo com revestimento estampado

Na área de serviço, até mesmo a lavanderia ganhou um toque de charme com o ladrilho colorido sobre o tampo em granito branco Itaúnas e a pia em aço inox. O desenho geométrico deu um moderno e alegre ar ao espaço, nem sempre valorizado, mas muito frequentado no cotidiano de qualquer casa.

Conforto e praticidade nos dormitórios

Apartamento reformado - Eleone Prestes
Dormitório do casal tem mesas de cabeceira desenhadas pelos profissionais do escritório South Arquitetura

A suíte do casal teve o forro rebaixado com sanca iluminada demarcando a cama, que tem cabeceira em melamina branca e detalhe em lâmina de madeira natural iluminada por fita LED. O criado-mudo, também com caixa em lâmina de madeira natural, tem estrutura metálica verde, num tom acinzentado, enquanto a outra mesa lateral é toda em lâmina de louro pardo. As duas peças foram desenhadas pelo escritório.

Apartamento reformado - Eleone Prestes
Painel de madeira faz fundo para a TV

Na outra extremidade da cama, o painel da TV repete o acabamento em lâmina de madeira e cumpre o papel de mimetizar a porta de entrada do dormitório. Os nichos laterais são em laca cinza fosca e abrigam os equipamentos de imagem e som. O sempre útil banco tem estrutura metálica pintada e assento revestido em linho, e leva a assinatura dos arquitetos. Sobre ele, a manta é em couro natural tramado, finalizado com franjas.

Apartamento reformado - Eleone Prestes
Banho do casal: observe a combinação dos revestimentos, uma característica dos banheiros

No banho da suíte, a bancada tem cuba esculpida em quartzo branco e armário em lâmina de madeira natural. A parede do espelho foi revestida com porcelanato Mos Paonazzeto Classic, e as demais, com tijolinhos Liverpool.

Refúgio infantil

Apartamento reformado - Eleone Prestes
Quarto da menina tem a leveza que se espera de um ambiente infantil sem ser datado

O quarto da menina tem tudo para atender seu gosto. A começar pela prateleira em melamina amadeirada suspensa por corda de sisal iluminada por lita LED, que acomoda bonecas, pelúcias e outras fofuras. A bancada de estudos e os nichos na cabeceira da cama são em melamina branca lisa com detalhe no mesmo material, mas com acabamento de carvalho na cor malva. Os acessíveis nichos são ótimos para a dona do dormitório guardar seus livrinhos e brinquedos.

Apartamento reformado - Eleone Prestes
Banheira da menina: observe os revestimentos

No banho, o porcelanato Calacata sobe a parede do fundo do box e cria uma interessante unidade visual, enquanto o balcão em melamina amadeirada tem tampo em Silestone Kensho. Atrás dele, o azulejo da Pavão, no modelo ladrilho, e o espelho da largura da parede, que amplia o ambiente, finalizam o espaço.

Hélio Freitas e Pedro Henrique Massuco uniram suas experiências em arquitetura, engenharia e design e criaram a South Arquitetura em 2012. Colegas de faculdade, tornaram-se sócios e comandam o escritório que conta com mais dois arquitetos em sua equipe. Com uma proposta bem contemporânea, quando se apresentam, anunciam “novas maneiras de desenhar ambientes”.

Planta alterada com a integração de ambientes
Planta alterada com a integração de ambientes

Av. Palmeira, 27/607

Bairro Petrópolis, Porto Alegre, RS

helio@southarquitetura.com.br

pedro@southarquitetura.com.br

(Texto Marjori Michelin)

Mais de Equipe eleoneprestes.com

Coliving Pueblo595 inaugura rooftop no 13ª andar com vista para o Guaíba

Um dos principais cartões postais de Porto Alegre, o lago Guaíba poderá...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *